•  
     

5 passos para deixar seu novo PC ainda melhor

É uma delícia comprar um computador novo. Assim que a caixa chega em casa a primeira coisa que dá vontade de fazer é rasgar a embalagem, montar a máquina e ver do que ela é capaz.
Mas antes disso o melhor a fazer é parar, respirar fundo e dedicar um tempinho à preparação, que pode fazer um mundo de diferença no desempenho e estabilidade da nova máquina e até na sua sanidade. Além do mais, há arquivos no PC velho que precisam ser transferidos para o novo, e esta é uma tarefa que não deve ser deixada para depois.
Leia também:
» Veja o que não pode faltar em um novo notebook
1. Transfira os arquivos do PC velho para o novo.
Se você ainda não tiver, compre um HD externo (eles são baratos atualmente). Como alternativa você pode gravar uma pilha de DVDs, mas isso não é nada prático. Plugue o HD ao seu velho computador, crie uma pasta chamada “Backup do PC Velho” e comece a copiar os arquivos e pastas pra lá.
Copie suas músicas, fotos e vídeos: Fotos e vídeos de família perdidos nunca poderão ser substituídos. Estes são seus megabytes mais preciosos.
Em seguida, copie os seus documentos: Se você é organizado e grava tudo dentro da pasta “Meus Documentos” o trabalho é fácil, basta copiar a pasta inteira. Se não, terá que caçar todos os arquivos espalhados pelo PC para copiá-los para seu HD externo.
Não se esqueça dos favoritos: Abra o navegador, acesse o gerenciador de favoritos, exporte-os para um arquivo e copie este arquivo para o HD. Ou melhor ainda, instale uma extensão para sincronia de favoritos como a Xmarks ou habilite este recurso no Google Chrome (Clique no ícone da Chave Inglesa / Opções / Coisas Pessoais / Sincronização). Faça a mesma coisa no PC novo. Assim você terá backup online automático de seus favoritos e poderá manter o mesmo conjunto em vários navegadores.
Atenção com as licenças de software: Abra quaisquer softwares que exijam ativação e desative ou desautorize o seu micro velho. Photoshop e iTunes são dois exemplos.
Cuide do resto: Antes de desconectar o HD externo e desligar seu velho PC, pense em outros tipos de arquivos que deseja manter, como saves de jogos, por exemplo. Copie-os para o HD.
Quando você tiver certeza absoluta de que copiou todos os arquivos importantes para o HD externo, poderá desligar seu PC velho para sempre, plugar o HD no micro novo e transferir os arquivos para seus respectivos locais.
Fazer essa cópia manual de arquivos pode parecer algo lento e tedioso, mas tem o benefício de lhe dar um belo backup de todos os seus arquivos importantes, prontos para serem restaurados caso seu computador sofra uma pane catastrófica, seja perdido ou roubado. Basta manter o HD com os arquivos em um lugar seguro e usá-lo quando precisar.
2. Livre-se do lixo
Infelizmente os fabricantes de PCs ainda insistem em colocar no mercado máquinas com montes de “lixo” pré-instalado, como versões de demonstração de aplicativos e painéis de controle que mais atrapalham do que ajudam. Alguns destes programas são apenas um incômodo, enquanto outros podem reduzir o desempenho do computador.
Não existe uma forma única de saber o que você deve remover e o que não deve. Você pode começar indo a Iniciar / Painel de Controle / Programas / Desinstalar um Programa. Role a lista e remova quaisquer programas que você não vá usar, como visualizadores de imagens, media players, versões de demonstração de anti-vírus, barras de ferramentas... use seu bom-senso. Se você não tem certeza quanto à utilidade de um programa anote o nome, faça uma pesquisa na internet sobre ele e volte mais tarde.
Muitos PCs vem com software que atualiza automaticamente os drivers e utilitários do fabricante. Recomendo que você deixe estes programas intactos, embora talvez seja recomendável ajustar suas configurações para que procurem por atualizações com menos frequência. Manter os drivers atualizados é importante para se certificar de que seu PC continue funcionando bem.
Existem ferramentas que automatizam o processo. O freeware SlimComputer varre o seu PC e dá sugestões sobre o que pode ser desinstalado com segurança ou removido da inicialização do PC, e pode fazer o serviço para você em poucos cliques. Um utilitário mais simples e direto é o PC Decrapifier, em cujo site o autor mantém uma lista com os programas que podem ser removidos automaticamente.
3. Atualize os drivers e software de sistema
Se seu PC não veio com uma ferramenta para atualização automática de drivers e outros softwares importantes, vá ao site do fabricante e procure o nome do seu modelo na seção “Suporte”. É de se esperar que um computador novinho em folha venha com as versões mais recentes dos drivers, BIOS e componentes do sistema, mas isso nem sempre acontece. Manter estes itens atualizados pode melhorar a estabilidade e confiabilidade de seu PC, então não ignore este passo só porque as coisas parecem estar funcionando direito.
A seção de suporte no site do fabricante de seu PC pode ter os mais novos drivers para a maioria dos componentes, mas os drivers da placa de vídeo provavelmente estarão desatualizados. Se seu computador tem uma placa de vídeo da Nvidia os drivers estão aqui, basta indicar o modelo de sua placa de vídeo e o sistema operacional (ou deixar o site detectar automaticamente). Se a placa é da AMD/ATI, baixe a versão mais recente do pacote de drivers Catalyst.
Aproveite também para atualizar o Windows usando o Windows Update (Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Windows Update). Instale todas as atualizações importantes. Isso pode significar o download de várias centenas de MB, é melhor fazer isso em uma conexão de banda larga durante a noite.
Certifique-se também de que o computador está configurado para receber atualizações automaticamente: na janela do Windows Update clique no item Alterar Configurações na lateral esquerda e sob Atualizações importantes escolha o item Instalar atualizações automaticamente (recomendado) e clique em OK.
4. Faça o ajuste fino
Esta também é uma boa hora para fazer alguns ajustes no Windows. Se você quiser modificar a frequência com que recebe os alertas do Controle de Conta do Usuário (UAC, aquela janela que pede confirmação quando um aplicativo tenta fazer alguma coisa) vá até o Painel de Controle, clique em Contas de Usuário e em Alterar configuração de Controle de Conta do Usuário. Mas sugiro que não desabilite completamente este aviso.
Uma coisa que me incomoda muito é a insistência da Microsoft em ocultar as extensões de arquivos por padrão, como se nossos cérebros fossem incapazes de compreender o que significa o .jpg, .doc ou .mp3 no fim do nome de um arquivo. Para corrigir isso abra o Windows Explorer, clique no menu Organizar no canto superior esquerdo da janela e escolha o item Opções de pasta e pesquisa. Vá até a aba Modo de Exibição e desmarque a caixa que diz Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos.
5. Instale programas do jeito fácil
Você já copiou os arquivos que estavam no PC velho, se livrou do lixo que veio pré-instalado no micro novo e atualizou os drivers e o sistema operacional. Agora vem a parte boa: é hora de colocar software novinho em folha em seu novo PC.
E para isso não há nada melhor que o Ninite, uma ferramenta gratuita que pode ser usada para instalar vários programas de uma vez só de forma automática, sem intervenção do usuário. Basta visitar o site ninite.com e marcar os programas que deseja instalar. Minha lista pessoal inclui o Chrome, Dropbox, Evernote, Firefox, Flash, iTunes, K-Lite COdecs, Microsoft Security Essentials, Silverlight, Skype, Steam, uTorrent, VLC, .NET e 7-Zip.
Depois de escolher clique no botão Get Installer no rodapé da página e o site irá lhe enviar um pequeno executável que vai baixar todos os aplicativos de seus servidores oficiais e instalá-los com a configuração padrão, de uma vez só. O Ninite não instala barras de ferramentas para o navegador e outros tipos de “lixo” comumente associados a alguns programas, e é esperto o suficiente para baixar as versões para 64-Bits dos programas se seu PC estiver rodando uma versão de 64-Bits do Windows.
O Ninite é ótimo mas não é perfeito, e você ainda terá de instalar manualmente software que não esteja na lista do site, além de quaisquer outros programas que você tenha comprado nos últimos tempos, como jogos e anti-vírus, bem como extensões para seu navegador favorito.
Todo o processo de preparar seu novo computador, mesmo usando ferramentas como o PC Decrapifier e o Ninite, pode levar algumas horas. E fazer isso quando o que você realmente quer é brincar com seu novo “brinquedo” pode ser difícil. Ainda assim, aconselho que você seja paciente e siga os passos acima, já que eles podem evitar muitas outras horas de dores-de-cabeça no futuro.

Fonte: PcWorld
 
lol acha que vou ler isso tudo ai? o.o é melhor compra um pc novo mesmo!
 
Muito bom, já usava esses métodos hehe'
 
5 passos, REALMENTE FUNFA!
1- pegue um martelo (de preferencia uma marreta)
2- leve seu computador para uma area grande, livre de qualquer tipo de incomodo como mesas,cadeiras, etc...
3- pegue a marreta e arremece levemente até o computador, varias vezes (umas 98 dá)
4- peça para seu pai um novo pc, mas antes deixe as portas da casa aberta para caso precise de uma rota de fuga :)
5- seja feliz caso seu pai lhe der um pc novo :)
ou
trabalhe e compre um, ___!