•  
     

6 dicas para ser um bom funcionário/profissional

Boas dicas,
 
Dicas para subir na carreira

Consulta de um ouvinte que quer subir na carreira: "Por que é tão difícil dar um salto para um cargo de chefia? Faz cinco anos que estou tentando e não consigo. Sou elogiado, meu trabalho é reconhecido, mas na hora de uma promoção, nem sou convidado a entrar na fila de pretendentes. O que está me faltando?"

Boa pergunta. Para quem olha a situação de baixo para cima, os candidatos naturais a uma promoção deveriam ser aqueles que têm mais tempo de casa ou aqueles que apresentam os melhores resultados práticos. Quando isso não acontece, fica aquela impressão de que o promovido é protegido de alguém. Sem dúvida, antiguidade e resultados são levados em consideração, mas são apenas dois dos itens avaliados, de um total de cinco.

O terceiro é a capacidade de liderança. Não a liderança no sentido de mandar, mas de convencer. O líder entre colegas ainda não tem o cargo, mas já ganhou o respeito. Ele é o primeiro a ser consultado pelos colegas quando surge alguma situação nova, e na maioria dos casos, as suas opiniões são ouvidas e as suas sugestões são acatadas. Isso significa que ao ser promovido, ele terá pouca ou nenhuma oposição.

O quarto item é entender e defender o ponto de vista da empresa. Pessoas que ou reclamam muito ou se mantém caladas, dificilmente são promovidas. Pessoas que entendem porque uma decisão foi tomada, mesmo não gostando dela, demonstram que poderão tomar decisões semelhantes quando tiverem cargos de chefia.

E o quinto item é a personalidade. Mostrar que tem opinião própria é bom, discutir com o chefe é saudável, mas perceber o momento em que a opinião do chefe prevalece é essencial. Em outras palavras, esticar a corda da hierarquia, mas nunca permitir que ela arrebente.

E último conselho: é prestar atenção as pessoas que foram promovidas recentemente. O que a empresa viu nelas é o que a empresa verá nos futuros promovidos.

Max Gehringer, para CBN.