•  
     

Ácido lático, ele é mesmo o vilão?

Para galera que curte um maromba e ainda acha que o ácido lático é o "Lord Vader" da academia, taí uma explicação bem simples sobre o assunto...


O ácido lático é um resíduo metabólico gerado na necessidade de ressíntese de ATP no ciclo da glicólise. Por muito tempo, acreditou-se que ele era o responsável pela dor tardia após esforço físico intenso. Enfim, esse é mais um mito que caiu por terra na nossa área.

O lactato é o motivador da fadiga muscular momentânea (durante o exercício), a produção aumenta e a eliminação consequentemente acaba ficando mais lenta, causando acúmulo. Esse aumento de produção ocorre conforme aumenta a intensidade do esforço, porém sua eliminação acontece em no máximo 2 horas após o término do exercício extenuante. Ou seja, ele não é o vilão das famosas dores dos dias seguintes (podem durar até 72 horas, conforme estímulo). As micro-lesões, causadas nas fibras musculares quando submetidas a uma sessão de treinamento intensa, são as verdadeiras causadoras desse desconforto.

E ainda tem mais, agora que já sabemos que nosso amigo aí não é o vilão, na verdade ele é o mocinho dessa história. Já ouviram falar de Ciclo de Cori? Pois é, ele é o responsável por remover o lactato e sintetizá-lo no fígado, transformando-o em glicose (gliconeogênese) que ajudará no reestabelecimento dos estoques de glicogênio muscular.

No ciclo de Krebs o ácido lático também é usado como combustível metabólico, esse processo é o maior responsável pela sua eliminação após o exercício intenso. Aí vem mais uma velha frase de academia: “Faz um pouco de esteira no final do treino para remover o lactato”. E essa sim tem sentido, o ácido lático é removido mais rapidamente com uma recuperação ativa de baixa intensidade ao final do treino forte.

É isso ai gente, o famosíssimo ácido lático ou lactato é na verdade um grande aliado. Vamos fazer as pazes com o rapaz aí porque precisamos muito dele, e vamos esquecer aquela história de vilão hein? Esse foi apenas um pequeno resumo, meu conselho sempre é que procurem mais fontes para se aprofundarem nos assuntos.



foi um ligeiro copia'e'cola, mas gostaria de acrescentar que, o verdadeiro vilão são as DMIR ou dores musculares de inicio ___, procurem se inteirar mais sobre o assunto, garanto que vão entender melhor seu treinamento e o porque das dores, garanto que vão até gostar de sentir a dorzinha pós treino... HAHAHAHHAAHHAHAHAHA abrass!

fonte: EDUCAÇÃO FÍSICA da DEPRESSÃO
 
Bom saber ein..
 
hmmm interessante



NerdBB.com # [̲̅4̲̅ ̲̅-F̲̅υ̲̅N ̲̅3̲̅] , É mais que uma equipe, é uma FAMILIA ! ♥