•  
     

Após assalto a van com turistas, BOPE faz treinamento no Corcovado

Imagem


RIO - Um dos principais pontos turísticos do Rio, o Corcpvado amanheceu tomado por policiais do grupo de elite da PM neste sábado. No entanto, a operação era de treinamento. Das 6h às 8h, o local foi palco de uma ambientação operacional das Unidades do Comando de Operações Especiais visando a preparação dos policiais para os próximos eventos na cidade, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O treinamento foi realizado dois dias depois de uma van com dez turistas alemães ter sido assaltada na Estrada das Paineiras, na Floresta da Tijuca



No total, participaram da ação 70 policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM), além de 12 carros da polícia e uma aeronave.

Segundo o Bope, os agentes cumprem uma agenda de treinamentos em pontos turísticos e nas áreas de transportes de massa por conta do provável aumento de pessoas nestes locais. Treinamentos já foram realizados no Engenhão e em estações de metrô e trem. No Corcovado, a expectativa é que a média de 12 mil visitantes por dia sofra uma elevação considerável, principalmente na JMJ, quando o local, que também deverá funcionar à noite, deve receber a visita do Papa Francisco.

O treinamento contou com cinco etapas: abordagem de aeronave, retomada do trem do Corcovado, socorro de vítimas, posicionamento de atiradores de precisão e demonstração de equipamentos. Na primeira etapa, policiais desceram da aeronave através de rapel e saltos acima dos dois metros. No trem, policiais criaram uma situação de resgate de reféns com a ajuda de cães da raça Pastor Holandês e Malinois. Por ser um ponto turístico, o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) prestou apoio a ação.

— Demos continuidade a agenda de ações em locais de grande público que estamos realizando com o objetivo de treinar os policiais para os próximos eventos que serão realizados no Rio. Através da Unidade de Intervenções Táticas, identificamos alguns pontos sensíveis no Corcovado e como as ações deverão ser realizadas em possíveis momentos de perigo. Com esse treinamento, o objetivo foi alcançado e estamos preparados para esse eventos. Outros treinamentos ainda serão desenvolvidos, mas não podemos adiantar os locais — disse o relações públicas do Bope, major Ivan Blaz.

Na quinta-feira, um grupo de dez alemães seguia com uma guia a caminho de uma cachoeira, na Floresta da Tijuca, quando a van em que estavam foi interceptada por dois carros com seis ladrões. Foram roubados dinheiro, equipamentos eletrônicos e documentos dos estrangeiros, da guia e do motorista. O grupo teve até mesmo as chaves do apartamento do hotel onde eles estavam hospedados roubados.

Um dia depois, turistas reclamaram de falta de segurança na região composta pela a Vista Chinesa, o Mirante Dona Marta, a Mesa do Imperador e a estação de trem do Corcovado, alguns dos locais mais visitados na cidade. Entre 12h e 13h30m desta sexta-feira, a reportagem do GLOBO encontrou apenas um carro do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPtur) na Estrada das Paineiras, próximo ao local do crime.

A polícia anunciou a criação de um cinturão de segurança na região. De acordo com a PM, cinco viaturas do BPTur fazem o policiamento, com oito homens, sempre em circulação pela área para ter maior abrangência. A permanência destas viaturas no setor de policiamento é controlada por GPS.

fonte : http://oglobo.globo.com/rio/apos-assalt ... do-8045001
 
eu fui resolver uns bags pra eu começar a trabalhar la perto do parque da tijuca e vi os caveirao chegando, ate pensei que tinha acontecido alguma coisa HUEHUE

daora a G3 do maluquin da foto D:
 
eu moro aqui no lebron mano eles passou aqui !! dahora uma par de poliça !! eu vi os caveirao