•  

[História]As 10 pragas do Egito

Moisés tomava conta dos rebanhos de seu sogro Jetro, quando Deus apareceu a ele em uma Sarça ardente.

O povo de Israel foi feito escravo no Egito e estavam sofrendo muito. Deus falou a Moises que iria libertar o seu povo do Egito e para isso o estava enviando a Faraó.

E Moisés foi... Ele e Arão foram falar com Faraó.

- Faraó deixa o meu povo ir.

Mas faraó não deixou e ainda disse que não conhecia esse Deus que tinha enviado Moisés. Faraó maltratou mais ainda o povo de Deus.

Eles voltaram e Faraó falou que apresentassem algum milagre. Então Arão lançou a sua vara na frente de Faraó e seus servos e ela virou uma serpente. Faraó mandou trazerem os seus Sábios, encantadores e magos e eles lançaram as suas varas que também se transformaram em serpentes. Mas a vara de Arão engoliu as outras. - Mas Faraó não quis ouví-los.

1ª PRAGA
As águas se tornam em sangue

De manhã, eles foram até Faraó e disseram: -O Deus dos hebreus, enviou-me a ti para dizer-te: Deixa ir o meu povo.

Deus ordenou e na frente de Faraó e dos seus funcionários, Arão levantou sua vara e bateu na águas do rio e as águas viraram sangue.
praga-1.jpg

Arão pegou o seu cajado e estendeu a mão sobre os rios, os canais, os poços e os reservatórios, para as suas águas virarem sangue. Assim até a água das tigelas de madeira e das jarras de pedra se transformaram em sangue.
praga-1b.jpg

Os peixes morreram, e o rio cheirou tão mal, que os egípcios não podiam beber água dele. E em todo o Egito houve sangue.
praga-1c.jpg

Os mágicos do Egito fizeram a mesma coisa. E Faraó continuou teimando e não atendeu o pedido de Moisés e Arão.

2ª PRAGA
Milhares de rãs

Deus disse a Moisés para falar com Faraó e dizer que o Senhor está dizendo que deixe o meu povo sair do país a fim de me adorar. E se você não deixar, eu castigarei o seu país, cobrindo-o de rãs. O rio Nilo ficará cheio de rãs, e elas sairão dele e entrarão no palácio do rei, no seu quarto, na sua cama, nas casas dos seus funcionários e do seu povo e até dentro dos fornos e das bacias de amassar pão. As rãs pularão em cima de você, do seu povo e de todos os seus funcionários.

Deus também disse a Moisés: - Diga a Arão que estenda o bastão sobre os rios, os canais e os poços e faça com que as rãs saiam das águas e cubram a terra do Egito.

Arão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e as rãs saíram das águas e cobriram todo o país
praga-2b.jpg

Porém os mágicos, com as suas artes, fizeram a mesma coisa; eles também trouxeram rãs sobre a terra do Egito.

Então o rei mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: —Peçam ao seu Deus que livre a mim e o meu povo dessas rãs, e eu deixarei que o seu povo vá.

Moisés orou, pediu a Deus que retirasse as rãs. E o SENHOR atendeu o seu pedido: as rãs que estavam nas casas, nos quintais e nos campos morreram.
praga-2.jpg

Quando o rei viu que as rãs tinham morrido, continuou teimando e não atendeu o pedido de Moisés e Arão.

3ª PRAGA
Piolhos
praga-3.png

Disse mais o Senhor a Moisés: Fala para Arão que bata na terra com o bastão para que em todo o Egito o pó vire piolhos. E Arão bateu na terra com o bastão, e todo o pó do Egito virou piolhos, que cobriram as pessoas e os animais.
praga-3b.jpg

Os mágicos tentaram fazer aparecer piolhos, mas não conseguiram. E as pessoas e os animais continuaram cobertos de piolhos. Então os mágicos disseram ao rei: - Foi Deus quem fez isso! Mas o rei continuou teimando, como o SENHOR tinha dito, e não atendeu o pedido de Moisés e Arão.

4ª PRAGA
Moscas
praga-4.gif
praga-4.gif (10.2 KiB) Visto 1904 vezes

O Senhor disse a Moisés: - Amanhã cedo, quando o rei for até a beira do rio, vá falar com ele e diga-lhe que Eu, o Senhor, digo o seguinte: Deixe que o meu povo saia do país a fim de me adorar.

Se você não deixar, eu mandarei moscas para castigar você, os seus funcionários e o seu povo. As casas dos egípcios ficarão cheias de moscas, e o chão ficará coberto com elas. Mas onde mora o meu povo, ali não haverá moscas. Assim, você ficará sabendo que eu sou o Senhor. - Este milagre vai acontecer amanhã.

Assim fez Deus, o SENHOR, e entraram grandes enxames de moscas no palácio do rei e nas casas dos seus funcionários. E, por causa das moscas, houve muito prejuízo no Egito inteiro.
praga-4b.jpg

Então Faraó chamou Moisés e Arão e disse que ele podiam ir oferecer sacrifícios ao seu Deus.

Então Moisés saiu do palácio e orou a Deus e o Senhor fez com que as moscas deixassem Faraó, os seus funcionários e o seu povo. Não ficou uma só mosca.

5ª PRAGA
Peste nos animais

Deus disse novamente a Moisés: -Vá falar com o rei e diga que o Senhor, o Deus dos hebreus, diz o seguinte: - Deixe que o meu povo saia do país a fim de me adorar. Pois, se você não deixar e continuar impedindo que ele vá, eu o castigarei com uma doença horrível, que atacará todos os seus animais, isto é, os cavalos, os jumentos, os camelos, o gado, as ovelhas e as cabras.

Farei diferença entre os animais dos israelitas e os dos egípcios, e não morrerá nenhum animal dos israelitas. Eu, o Senhor, marquei um prazo: farei isso amanhã.
praga-5.jpg

No dia seguinte o Senhor fez como tinha dito, e todos os animais dos egípcios morreram; porém não morreu nenhum dos animais dos israelitas.
praga-5b.jpg

O rei mandou ver o que havia acontecido e foi informado de que não havia morrido nenhum animal dos israelitas. Apesar disso o rei continuou teimando e não deixou o povo ir.

6ª PRAGA
Úlceras

Então Deus disse a Moisés e a Arão: - Peguem punhados de cinza de um forno, e que Moisés jogue essa cinza para o ar diante do rei do Egito. Ela se espalhará como um pó fino sobre toda a terra do Egito, e em todos os lugares a cinza produzirá tumores que se abrirão em úlceras nas pessoas e nos animais.

Moisés jogou a cinza para cima, e ela produziu tumores, que viraram úlceras nas pessoas e nos animais.
praga-6.jpg

Os mágicos não puderam aparecer diante de Moisés porque eles e todos os outros egípcios estavam cobertos de tumores. Porém o rei não atendeu o pedido de Moisés e Arão.

7ª PRAGA
Chuva de pedras
praga-7.jpg

O Senhor Deus disse a Moisés: Amanhã cedo vá se encontrar com Faraó e diga-lhe que o Senhor, o Deus dos hebreus, diz o seguinte: - Deixe que o meu povo saia do país a fim de me adorar. Você ainda continua orgulhoso e não quer deixar o meu povo ir. Porém amanhã a esta hora eu vou fazer cair uma chuva de pedra tão forte como nunca houve igual em toda a história do Egito. Portanto, agora mande recolher o seu gado e tudo o que você tem no campo. Se as pessoas e os animais que estiverem no campo não forem para casa, quando cair a chuva de pedra, todos eles morrerão.

Alguns funcionários do rei ficaram com medo do que o Senhor tinha dito e levaram os seus escravos e os seus animais para os abrigos. Mas os que não deram atenção ao que o Senhor tinha dito deixaram os seus escravos e os seus animais nos campos.

Então Deus disse a Moisés: - Levante a mão para o céu, e cairá chuva de pedra em toda a terra do Egito. Cairá sobre o povo, sobre os animais e sobre todas as plantas do campo.

Moisés levantou o bastão para o céu, e o Senhor mandou trovões e raios e fez cair uma pesada chuva de pedra sobre todo o Egito, e a chuva e os raios caíram sem parar. Essa foi a pior tempestade que o Egito já teve em toda a sua história.
praga-7b.jpg

Em todo o Egito a chuva de pedra acabou com tudo o que estava no campo, incluindo as pessoas e os animais. Destruiu todas as plantas e quebrou todas as árvores. Somente na região onde estavam os israelitas, a chuva de pedra não caiu.
praga-7c.jpg
praga-7c.jpg (38.11 KiB) Visto 1904 vezes

Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: - Desta vez eu pequei. O Senhor Deus é justo; eu e o meu povo somos culpados. Orem ao Senhor. Chega de trovões e de chuva de pedra! Eu os deixarei ir; vocês não precisam esperar mais.

Moisés respondeu: - Quando sair da cidade, eu levantarei as mãos em oração a Deus, o Senhor. Os trovões vão parar, e não haverá mais chuva de pedra. Isso para que o senhor, ó rei, fique sabendo que a terra é de Deus.

Moisés saiu da cidade e levantou as mãos em oração a Deus. Aí os trovões, a chuva e a chuva de pedra pararam.

Porém, quando Faraó viu que tinha parado de chover e que não trovejava mais, nem caía chuva de pedra, ele continuou teimando e não deixou que os israelitas fossem embora.

8ª PRAGA
Gafanhotos
praga-8.jpg

O SENHOR enviou novamente Moisés até Faraó, e eles disseram: —O SENHOR, o Deus dos hebreus falou: Até quando você vai recusar se humilhar diante de mim? Deixe que o meu povo saia do país a fim de me adorar. Se não, amanhã eu vou trazer gafanhotos para o seu país. O chão não poderá mais ser visto, pois eles cobrirão a terra do Egito. Eles comerão tudo o que a chuva de pedra não destruiu e até as árvores que sobraram. Eles encherão as suas casas, as casas de todos os seus funcionários e de todo o seu povo. E isso será pior do que tudo o que os seus pais e os seus antepassados já viram! ” Moisés disse isso e saiu do palácio.

Moisés estendeu o bastão sobre o Egito, e o SENHOR mandou do Leste um vento que soprou sobre o país o dia inteiro e a noite inteira. Quando amanheceu, o vento tinha trazido os gafanhotos.
praga-8c.jpg

Eles se espalharam sobre todo o Egito e invadiram toda aquela região em quantidades enormes, como nunca havia acontecido antes e nunca mais acontecerá. Eles cobriram de tal maneira o chão, que este ficou preto. Devoraram toda a vegetação e todas as frutas das árvores que haviam sobrado da chuva de pedra. Em todo o Egito não sobrou nada verde nas árvores e nas plantas.
Então Faraó mandou chamar imediatamente Moisés e Arão e pediu que eles orassem ao Senhor para que ele tirasse os gafanhotos.
praga-8b.jpg

Moisés saiu do palácio e orou a Deus. Aí o SENHOR fez soprar um vento oeste muito forte, que levantou os gafanhotos e os jogou no mar Vermelho; e não ficou um só gafanhoto em todo o Egito. Porém Faraó não deixou que os israelitas fossem embora.

9ª PRAGA
Escuridão total

Então o Senhor Deus disse a Moisés: —Levante a mão para o céu a fim de que em todo o Egito haja uma escuridão tão grossa, que possa até ser tocada.
Então Faraó mandou chamar imediatamente Moisés e Arão e pediu que eles orassem ao Senhor para que ele tirasse os gafanhotos.

Moisés saiu do palácio e orou a Deus. Aí o SENHOR fez soprar um vento oeste muito forte, que levantou os gafanhotos e os jogou no mar Vermelho; e não ficou um só gafanhoto em todo o Egito. Porém Faraó não deixou que os israelitas fossem embora.
praga-9.gif
praga-9.gif (5.24 KiB) Visto 1904 vezes

Moisés levantou a mão para o céu, e durante três dias uma grande escuridão cobriu todo o Egito. Os egípcios não podiam ver uns aos outros, e naqueles dias ninguém saiu de casa.
praga-9b.jpg

Porém em todas as casas dos israelitas havia claridade.

Mas o rei continuou teimando, e este não deixou que os israelitas saíssem do Egito. O rei disse a Moisés: - Saia da minha presença e nunca mais apareça aqui! Pois, no dia em que tornar a me ver, você morrerá!

10ª PRAGA Morte dos primogênitos

O SENHOR Deus disse a Moisés: —Vou mandar só mais um castigo sobre Faraó e seu povo . Depois disso ele os deixará ir. Na verdade ele expulsará todos vocês.

Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor.

À meia-noite, o SENHOR Deus matou os filhos mais velhos de todas as famílias do Egito, desde o filho de Faraó, que era o herdeiro do trono, até o filho do prisioneiro que estava na cadeia; e matou
também a primeira cria dos animais.
praga-10.jpg

Naquela noite o rei, os seus funcionários e todos os outros egípcios saíram da cama. É que em todo o Egito havia gente chorando e gritando, pois em todas as casas havia um filho morto.
praga-10b.jpg

Nessa mesma noite o rei mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: —Saiam daqui, vocês e todos os outros israelitas! Deixem o meu país. Vão adorar a Deus, peguem as suas ovelhas e cabras e o seu gado e vão embora. E peçam a Deus que me abençoe.

Os egípcios insistiram com os israelitas para que saíssem do país o mais depressa possível. Eles diziam: —Se vocês não saírem, todos nós morreremos!

Depois que os israelitas foram embora, Faraó os perseguiu com o seu exército. Os israelitas, que estavam acampados a margem do mar vermelho ficaram com medo e gritaram pedindo a ajuda de Deus, o Senhor.

Deus disse a Moisés: -Levante o bastão e o estenda sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar.

Moisés levantou a mão, o mar se abriu e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com as águas como muros à sua direita e à sua esquerda.

Os egípcios os perseguiram e foram atrás deles até o meio do mar com todos os seus cavalos, carros de guerra e cavaleiros.

Deus disse a Moisés que estendesse a mão sobre o mar. Moisés estendeu e as águas voltaram ao lugar.

Naquele dia o SENHOR tirou do Egito as tribos do povo de Israel.
fonte

galera tenta ler tudo,e muinto inteiressante!
Anexos
praga-8c.jpg