•  
     

Asteróide pode acabar com Terra em 5 de fevereiro de 2040 segundo a NASA o.O

Segundo cálculos recentes da Agência Espacial Estadunidense, a NASA, é provável que em 2040 um asteróide de proporções consideráveis impacte a Terra. O objeto em questão recebeu em 2011 o nome de AG5 e sabem que seu diâmetro ronda os 140 metros, ainda que os dados reais sobre sua massa sejam desconhecidos. De acordo com as estimativas, o asteróide tem 1 probabilidade em 625 de colidir com o nosso planeta em 05/02/2040; o AG5 tem a probabilidade de impacto mais elevada entre estes corpos conhecidos.

Para os próximos anos planejaram realizar observações mais minuciosas. Entre 2013 e 2016, por exemplo, os astrônomos poderão definir melhor sua trajetória e sua composição material. Por outra parte, uma década depois, em 2023, o asteróide realizará o que se conhece como “___ de ressonância gravitacional” ao cruzar uma zona na órbita terrestres a 2.9 milhões de quilômetros do planeta, uma espécie de ensaio antes do impacto final.

Detlef Koschny, da Agência Espacial Européia, assegurou no entanto que até agora só observaram o AG5 em quase metade de sua órbita, motivo pelo qual deveriam esperar cálculos mais refinados sobre o mesmo.

Quanto aos possíveis métodos para desviar o corpo e evitar a catástrofe, parece que o mais viável seja colocar uma sonda no asteróide e utilizar a gravidade extra para tirá-lo de sua órbita ou, igualmente com uma sonda, impactá-lo e também afastá-lo do caminho. Ainda que tenham proposto o uso de armas nucleares, o procedimento foi descartado porque provocaria uma chuva de rochas sobre a Terra.
 
Ta longe ainda !