•  
     

Atari poderia ter criado rede on-line em70(fundador da atari diz que Steve Jobs fedia)

A Atari, que chegou a ser a maior empresa de games do mundo entre as décadas de 1970 e 1980, lançado games famosos como o clássico "Pong" e o videogame Atari 2600 comemorou 40 anos na quarta-feira (26). E, segundo o seu fundador, Nolan Bushnell, ela poderia ter conquistado a internet logo após sua fundação.
Em entrevista para a revista "Time", Bushnell disse que a empresa queria lançar uma rede que usaria as linhas telefônicas da época, permitindo jogar partidas on-line contra outros jogadores. "Se tivéssemos lançado este serviço, teríamos o domínio da internet. É divertido pensar que dominaríamos a internet", disse.
Ele afirma que a Warner Communications, na época, impediu o lançamento do recurso, alegando que "as pessoas não irão querer jogar um game com quem não conseguem ver". Atualmente, os games on-line são os mais populares no mercado de videogames nos PCs, consoles e portáteis.
Em 1982, a Atari vendeu 12 milhões de consoles e teve US$ 2 bilhões de lucro, contribuindo para metade do faturamento da Warner no ano. Antes disso, em 1978, brigas entre Bushnell e executivos da companhia o tiraram da presidência da Atari, empresa que ele mesmo fundou
.
Imagem
Sobre Jobs
Na entrevista à "Time", Bushnell falou sobre o período que Steve Jobs trabalhou na Atari. Na empresa, Jobs teve o seu primeiro emprego até fundar a Apple em 1976.
O fundador da companhia disse que, embora muito do que se fale sobre Jobs na Atari "seja lenda", era muito difícil lidar com ele, "além de que ele fedia muito". Steve Jobs foi o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do game "Breakout", que ele "terceirizou" com seu amigo e futuro cofundador da Apple, Steve Wozniak.
 
Legal