•  
     

Betas do Half-Life e Counter-Strike estão disponíveis para Linux e OS X no Steam

Se você tem Half-Life ou Counter-Strike no Steam, provavelmente já pode jogá-los nativamente no Linux e Mac: é o que já relatam diversos usuários. O anúncio oficial foi postado no final de semana no grupo Linux Beta Access, na página do Steam.
Dois grandes sucessos da Valve nos anos 2000, ainda há quem seja viciado nestes títulos. Especialmente no Counter-Strike, um dos FPS multiplayer mais bem avaliados para sua época. O Counter-Strike começou como um mod do HL, depois foi assumido pela Valve, diante do tremendo sucesso.

Por enquanto eles ainda são listados como 'beta' e não aparecem na seção de Linux nem Mac da loja do Steam, mas quem já possui os jogos na conta pode instalá-los ao entrar no app cliente numa dessas duas plataformas. Eles podem ser comprados pela seção de Windows mesmo. Assim que lançados deverão levar o selo "Steam Play", em que a mesma compra vale para rodar o jogo em todas as plataformas suportadas (Windows/Mac/Linux, no caso).

O beta público do Steam para Linux foi lançado em dezembro de 2012. Para Mac o Steam foi lançado em maio de 2010. De lá para cá vários títulos foram portados para a plataforma, especialmente aqueles que utilizam OpenGL. É o caso do Linux também, graças ao OpenGL: compartilhar código dos jogos entre as três principais plataformas para desktops não é tão complicado. Só depende dos desenvolvedores, visto que muitos títulos ainda usam motores bem restritos, quase sempre dependentes exclusivamente do Windows. Aos poucos isso parece que começa a mudar.

Uma curiosidade é que, durante o trabalho no port, a Valve conseguiu rodar o L4D2 no Linux com melhor desempenho do que a versão nativa que existia para Windows até então. A empresa está apostando com força no pinguim, os próximos meses devem ser interessantes.
Anexos
steam-counter-strike-hl.png.500x345.auto.jpg
Counter-Strike e Half-Life em beta no Linux.
 
Fonte?