•  
     

Biologia Informaçoens

Objetivos

Revelar a você a história da Biologia, quem foi o primeiro biólogo e os esforços que os homens antigos fizeram a fim de saber da onde é que viemos! Você viajará através de experimentos inusitados e conhecerá pessoas célebres como Aristóteles, Francesco Redi, Spallanzani, Pasteur, entre outros.

Pré-requisitos

Concentração total, muita curiosidade e vontade de aprender. É um requisito fundamental que você acompanhe passo a passo nosso curso, caso você esteja no ensino médio ou até mesmo cursando Biologia. Esse é o primeiro módulo de uma série surpreendente sobre o estudo da vida.

O que é Biologia e sua história

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas manifestações vitais, estuda todos os aspectos ou características dos seres vivos como= composição química, reprodução, evolução, metabolismo, organização celular, movimento e crescimento.

O termo Biologia significa - bio=vida logo=estudo, ou seja, estudo da vida. É uma ciência antiga. O homem primitivo se preocupava muito em saber como era o funcionamento do seu corpo e do mundo que o cercava. Pesquisou, estudou muito, mas foi Aristóteles (384-322 a.C) o primeiro que escreveu sobre Biologia. Aristóteles chegou a muitas conclusões já que seu maior interesse era a natureza viva. Ele não foi apenas o último grande filósofo grego, foi também o primeiro grande biólogo da Europa. Foi ele quem formulou o princípio de que todos os organismos estão totalmente adaptados ao meio em que vivem, afirmou que natureza não despende energia sem necessidade, ou seja, ela é parcimoniosa.

A Biologia após a morte de Aristóteles ‘’adormeceu’’. Seus estudos não foram continuados e as pesquisas quase pararam. Tudo recomeçou com o período da Renascença no século XlV. Vários pintores e escultores dessa época pretendiam entender perfeitamente a anatomia humana para poder retratá-la com perfeição em suas obras. Por isso os estudos dessa época referem-se à anatomia humana e animal, junto com a estrutura interna desses organismos. Entre esses pintores destaca-se Leonardo da Vinci. Ele comparando a estrutura interna de animais e do homem, notou a semelhança que há quanto à disposição dos órgãos de diversos mamíferos.

Muitos desses primeiros biólogos também se ocuparam em entender o crescimento das plantas e a proliferação dos animais. Também se ocuparam em classificar os seres vivos. Com o tempo chegaram à conclusão de que os seres podiam ser divididos em dois grupos=

» Botânica= que estuda as plantas
» Zoologia= que estuda os animais

Logo, um grande avanço aconteceu na história da humanidade: a invenção e o desenvolvimento do microscópio. Com ele, a biologia foi impulsionada para um avanço rápido e estonteante, que se estende até aos nossos dias.

A Biologia como pôde observar é um ramo de conhecimento que cresce em um ritmo acelerado. Foi acumulado nos últimos dois séculos muito conhecimento. O acúmulo de tanto conhecimento levou à subdivisão da Biologia em diversas áreas.

Principais subdivisões da Biologia

Atualmente, costumamos dividir a Biologia em áreas de estudo. Os biólogos atuais podem se especializar, e seu campo de investigação pode ser enquadrado em uma das grandes subdivisões da Biologia, que são:

- Morfologia= estuda os seres vivos. È subdividida em:

1 - Citologia = estuda a estrutura do componente básico dos seres vivos - a célula. É estudada morfologicamente (morfológico ou anatomicamente ) e funcionalmente (fisiológico).

2 - Histologia = estuda a estrutura anatômica ou fisiológica através do microscópio.

3 - Anatomia = estuda a estrutura visível a olho nu.

Embriologia= estuda a formação e o desenvolvimento dos embriões de plantas e de animais.

Taxonomia= procura agrupar os seres vivos de acordo com suas semelhanças.

Fisiologia= estuda o funcionamento de células, órgãos, sistemas e tecidos.

Genética= estuda a herança através da hereditariedade dos seres vivos e também os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações.

Evolução= estuda a modificação que os seres vivos sofreram no decorrer do tempo e o porquê que essas modificações ocorreram.

Paleontologia= estuda fóssil e impressões deixados pelos seres que habitaram a Terra num passado remoto.

Ecologia= estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio onde habitam.

A origem da vida

Desde a antiguidade a origem da vida tem sido um mistério. O homem antigo procurava de todas as formas possíveis explicarem da onde é que surgiam novos seres vivos.

De muitas explicações surgiu a Teoria da geração espontânea ou Teoria da abiogênese. De acordo com essa teoria os seres vivos se formariam através da matéria bruta do meio. Por exemplo= na Índia, Babilônia e Egito ensinavam que as rãs, crocodilos e cobras eram gerados pelo lodo dos rios.

Um dos grandes defensores da Teoria da abiogênese no século XVII foi Jean Baptista van Helmont (1577-1644), um importante médico belga que chegou a formular uma ‘’receita’’ para se produzir ratos . Veja:

‘’(...) coloca-se num canto sossegado e mal iluminado trigo, fermento e camisas sujas. O resultado será que, em 21 dias, surgirão ratos (...)’’.

Hoje sabemos que os ratos que apareciam não se formavam da mistura de ingredientes, mas sim eram atraídos pela mistura.

Nesse mesmo século surgiram sábios com novas idéias e dispostos a provar que a vida não provinha de matéria bruta como propunha a Teoria da abiogênese. Que foi logo descartada quando Redi, Spallanzani, e Pasteur iniciaram seus experimentos. Eles provaram que um ser vivo só se origina de outro ser vivo. Esta é então a atualmente aceita Teoria da biogênese.
 
nao gosto !