•  
     

Buraco negro gira perto da velocidade da luz

Um grupo de astrônomos conseguiu medir pela primeira vez a velocidade de rotação de um buraco negro supermassivo que tem 2 milhões de vezes a massa do Sol. Ele gira em um ritmo próximo ao da velocidade da luz.

O estudo foi feito por cientistas da agência espacial americana (Nasa) e da agência espacial europeia (ESA) com ajuda de dois telescópios de raios X, o NuSTAR e o XMM-Newton. O resultado da pesquisa foi publicado no periódico científico Nature.

Imagem


A pesquisa pode ajudar a entender como as galáxias e os buracos negros no centro delas evoluíram. Segundos os cientistas, a evolução de uma galáxia está relacionada com a evolução de seu buraco negro. Eles têm uma forte ligação com sua galáxia hospedeira. Por isso, medir a rotação pode ajudar a compreender essa relação.

Esse buraco negro em análise fica no meio da galáxia NGC 1365, na constelação da Fornalha, a 56 milhões de anos-luz da Terra. Ele gira a uma taxa próxima ao máximo permitido pela Teoria da Relatividade, proposta pelo físico Albert Einstein.

Medições anteriores não haviam chegado a uma conclusão porque nuvens escuras ao redor dos buracos negros confundiram os astrônomos. Mas as novas observações foram mais precisas e mostraram que as taxas de rotação podem ser determinadas com mais precisão ao rastrear a matéria que gira em torno dos buracos negros a partir dos raios X emitidos de regiões muito próximas a eles.


via Info
 
Locura em velho
 
pega uma reportagem de como fucionam os buracos negros? esses negocio de galaxia etc acho interresante
do um joinha c conseguir
 
So a ciencias pode com isso :icon_exclaim:
 
lol :D
 
É a ciencia descobrindo cada vez mais o universo mais velocidade da luz é muito grande gira muito rapido