•  
     

Cirrose Hepática

A cirrose hepática pode ser definida anatomicamente como um processo difuso de fibrose e formação de nódulos, acompanhando-se freqüentemente de necrose hepatocelular. Apesar das causas variarem, todas resultam no mesmo processo.

As manifestações clínicas das hepatopatias (doenças do fígado) são diversas, variando de alterações laboratoriais isoladas e silentes até uma falência hepática dramática e rapidamente progressiva. Esse espectro amplo reflete em parte um grande número de processos fisiopatológicos que podem lesar o fígado, e em parte a grande capacidade de reserva do órgão.

Estima-se que aproximadamente 40% dos pacientes com cirrose são assintomáticos. Uma vez que os sintomas se manifestam, no entanto, o prognóstico é severo e os custos econômicos e humanos são altos. A cirrose contabiliza cerca de 26.000 mortes por ano nos E.U.A., e mais de 228.145 anos potenciais de vida perdidos. O paciente com cirrose alcoólica perde em média 12 anos de vida produtiva, muito mais que a cardiopatia (2 anos) e o câncer (4 anos). Esses dados só reforçam a necessidade de um diagnóstico precoce.



Fígado com cirrose visto por laparoscopia

Imagem

A cirrose pode ser suspeitada quando há achados clínicos ou laboratoriais sugerindo insuficiência hepatocítica. Esses podem ser sutis como fadiga ou hipoalbuminemia ou severos como hemorragia por varizes. De qualquer modo, a evidência de insuficiência hepatocítica requer atitude imediata pelos benefícios potenciais do tratamento e pelo prognóstico reservado da cirrose estabelecida. Conseqüentemente, a investigação etiológica deve proceder paralela ao tratamento, pois o diagnóstico não é encontrado em mais de 30% dos casos.

Fonte : http://www.hepcentro.com.br/cirrose.htm
Última edição por mafia yakuza em 11 set 2012 14:16, editado 1 vez no total.
 
Fonte ? Véi eu não vou pedir mais, leia as regras do fórum para saber, se continuar esses tópicos sem fonte vai levar adv sem aviso.
regras-do-forum-nerdbb-com-t16059.html
 
Foi mal tinha esquecido dessa vez , mais já coloquei a fonte já !
 
meu unico avô morreu de cirrose
quando era pequenininho ]=
 
P'h Escreveu:meu unico avô morreu de cirrose
quando era pequenininho ]=


seu único não, pq seu pai ou sua mãe não nasceu de proveta não, só q o outro morreu quando vc n era vivo :icon_lol: :icon_lol:
 
Fred Escreveu:
P'h Escreveu:meu unico avô morreu de cirrose
quando era pequenininho ]=


seu único não, pq seu pai ou sua mãe não nasceu de proveta não, só q o outro morreu quando vc n era vivo :icon_lol: :icon_lol:

mais o meu otro avô eu nao posso dizer porque ele sumiu , nao sei se ta vivo ou morto
 
O figado ta parecendo o sol mano q horror
 
Meus sentimentos p'h não sabia que seu avô tinha morrido de cirrose !
 
Up
 
Começou o flood , já avisaram sobre isso aqui mano .