•  

[MegaTutorial] Comandos Úteis - ADMINS

Comandos Úteis
ADMINS

Observação Inicial
Tutorial realmente extenso, ler ou não é sua decisão, mas na minha opinião ele é extremamente importante, para todos, desde ADMINS a MASTER'S.

Índice:
Tópico divido em partes, por favor, peço que analise todos, não desconsidere so por conhecer os primeiros comandos, eles são somente os inicias, peça que acompanhe o topico totalmente, obrigado.
Comando Iniciais
Comandos Básicos
Comandos Versáteis

Introdução:
Bom, eu ja estava planejando esse tutorial a um certo tempo, pois notei que o conhecimento dos admins dos servidores aqui está realmente baixo (pelo menos no meu server) claro, isso não é nenhum defeito, é somente falta de conhecimento, como por exemplo, com simples comandos de amx, votes e outros em particular o qual eu mesmo desenvolvi. Que ja fique claro no começo, esse não é um tutorial igual a aqueles bem simples, para literamente iniciantes no cs, mas nao quer dizer que seja de nivel avançado, a realização é simples, a unica diferença é que ele é extremamente útil.

Continuando:
Primeiramente vamos começar com o básico, ou seja, os comandos do amx, coisa que na minha opinião é obrigatorio saber, mas fazer o que né, não são todos que tem interesse, e vão atras pra aprender.

Comandos Iniciais:

amx_who
Imagem
Este comando é muito mais do que essencial, pois é atraves dele que você descobre se tal player é adm ou não, vamos seguir o exemplo da seguinte forma, FulanodeTal - ForumCPU.com entra no server, ai você para e pensa, pow nunca vi esse cara, sera que é adm novo? E fica naquela de nun sabe, nun sei, e tals. Quando você utiliza esse comando, como podem ao final de cada player, existe a classificação acess, através dela que você nota se o player em questão possuem o devido acesso, ou se prefirir, as flags necessárias para ser um adm.
Como usar: Escreva amx_who no console.

amx_nick
Imagem
Este comando é totalmente eficiente, com ele você altera o nick do qualquer player que tenha como objetivo, acredito que a unica exceção é se o mesmo possuir flag "A". Uma situação muito simples é quando o player não é adm no server em que esta jogando, sendo assim, nao deveria estar usando a tag, você como favor e sem mesmo avisar, altera o nick dele retirando a tag. A outros casos também como nicks ofensivos e etc, em que você vai perder tempo chamando a atenção, onde o player por ser desligado demore pra responder e você ja impaciente o kicka, sendo assim somente altere o nick do mesmo e problema resolvido.
Como usar: amx_nick <#UserID ou Nick> <NickNovo>
Observações: Estes simbolos <> significam que o conteudo dentro deles deve ser escrito sem nada a mais, ou seja, sem aspas, virgulas ou pontos, e obviamente sem eles <>. Aconselho a usar a #UserID, pois a maioria dos nicks possuem espaço e assim o comando nao funciona corretamente. Outra coisa relacionada a espaços, é o NickNovo, você deve escrevo todo junto se for mais de uma palavra, pois se você separar, somente a primeira palavra colocada ficara como o nick novo.

amx_say
Imagem
Comando muito útil, ele tem como objetivo enviar uma mensagem geral ao servidor, ou seja, para todos (ALL) informando quem a enviou, de certa forma é muito eficaz pois fala com todos e não a necessidade de usar o tsay e gerar toda aquela estravagância.
Como usar: Escreve amx_say <mensagem> no console.

amx_psay
Imagem
Um comando que meu deus do ceu, é mais do que útil, com ele você podera enviar mensagens privadas a qualquer jogador. Com isso, você pode conversar com ele um assunto que a maioria ou todos não poderiam estar lendo, sem a necessidade de entrar msn, skype, steam e outras coisas.
Como usar: amx_psay <#UserID> <mensagem>
Observações: Eu não quis nem colocar por nick, porque sinceramente, é muito dificil dar certo, só se o nick do cara não tiver espaço algum.

amx_chat
Imagem
Comando padrão do chat de admins, mas que muito desconhecem, pois so sabem usar o say_team@ <mensagem>. È através dele que chegaremos ao meu objetivo principal, que é mostrar uma forma muito mais eficaz de usar o chat de admins.
Como usar: Escreva amx_chat <mensagem> no console.

listplayers
Imagem
Comando essecial que tem como claro e unico objetivo listar todos os players do server seguidos de #UserID e Nick, ou seja, muito melhor para usar em momentos como amx_sxe_screen, amx_psay entre outros.
Como usar: Escreva listplayers no console.
Dica: Crie uma bind para este comando, assim facilita toda a sua ação. Exemplo: bind "KP_MINUS" "listplayers" Aperte a tecla menos do teclado, que fica ao lado da * (asterisco).

status
Imagem
Comando muito simples, é acredito na minha opinião, ser o mais conhecido por todos, alem de que até mesmo os players podem usa-lo, seu objetivo é mostrar os dados referentes aos players presentes no server, seja nick, id, frag, steam, ping, loss e etc.
Como usar: Escreva status no console.

Comandos Básicos:

record
Imagem
Sinceramente, até duvidei em postar esse, mas vocês sabem, sempre tem um que nunca viu na vida. O comando tem como objetivo gravar uma demo, demo seria simplesmente um video, ou seja, você vai gravar sua tela do cs. Um exemplo de uso seria com uma desconfiança de xiter, você muda para spec, altera a visão para o player alvo e digita o comando acima, pronto, sua demo começou a ser gravada.
Como usar: Escreve record <nomedademo> no console.
Observações: Apos ter gravado o quanto achar suficiente, abra o console e digite stop, pronto demo concluida e salva na pasta cstrike do seu cs. Pra quem não sabe onde fica.

Steam
C:\Arquivos de Programas\Steam\steamapps\Nome da sua conta\counter-strike\cstrike
Steam (BR)
C:\Arquivos de Programas\Steam\steamapps\Nome da sua conta\counter-strike\cstrike_portuguese

Non-Steam
C:\Arquivos de Programas\Valve\cstrike
Non-Steam (BR)
C:\Arquivos de Programas\Valve\cstrike_portuguese

Posteriormente você pode copia-la e anexar como arquivo em algum post do forum e etc. Ah também a possibilidade de você visualizar ela mais tarde caro deseje, a alguns comandos diferencias para isso, o mais simples é play <nomedademo> no console, outros são viewdemo, e playdemo, você pode testa-los um a um e ver como funciona, a por favor, obviamente que nos outros também tem que colocar o nome da demo.

amx_sxe_screen
Imagem
Comando clássico após a atualização do sXe, que se tornou um dos mais beneficiadores acredito, o objetivo nada mais é do que tirar através do sXe uma screen de determinado player, a screen sera da tela dele, exatamente como ele a ve, assim podendo descobrir xiters, skins indevidas, ou qualquer coisa do tipo.
Como usar: Escreva amx_sxe_screen <#UserID ou Nick> no console.

sxe_ban_menu
Imagem
Comando simples, acredito que muitos conhecem, é muito eficaz, pois de fornece um menu do ban sXe, ou seja, não a necessidade de digitar #UserID ou Nick para efetuar o ban local.
Como usar: Escreve sxe_ban_menu no console.
Dica: Crie uma bind para este comando, assim facilita toda a sua ação. Exemplo: bind "F8" "sxe_ban_menu" Aperte a tecla F8 do teclado.

Comandos Versáteis:
Finalmente chegamos ao objetivo inicial do meu tutorial, que é mostrar um simples macete para agilizar sua administração e conversação no servidor (se você achar podre ou algo parecido, simplesmente desconsidere, repetindo é algo simples, mas em minha visão muito útil).

Antes de tudo quero deixar claro, isso é algo que fiz por simples analise dos comandos do cs, se alguem chegou a mesmo conclusão que eu teve também uma boa analise e postou ela para todos, assim como estou fazendo, ou seja, se alguem ja souber, otimo, parabéns pra você, mas meu objetivo é informar aos que desconhem este comando.

messagemode
Imagem
Este simples comando é o grande beneficiador, pelo menos para mim, pois é atraves dele que eu executo a maioria dos comandos citados acima de forma muito mais simples e principalmente: rápida.
Eu cheguei nele observando a config.cfg, onde la havia os comandos do say, exatamente desta forma: bind "y" "messagemode". Então pensei, este comando pode ser útil para outras coisas se eu aplica-lo de outra forma, como por exemplo nas formas a seguir:

messagemode amx_sxe_screen
Imagem
Fazendo isto, você tera como tirar suas screenshots sem a necessidade de ir até o console e digitar todo o comando, realmente um facilitador.
Como usar: Digite <#UserID ou Nick>.
Dica: A ideia principal é fazer uma bind. Exemplo: bind "KP_PLUS" "messagemode amx_sxe_screen" assim você aperta a tecla mais e ja coloca a #UserID ou nick do jogador.
Dica²: Antes de usar o comando acima, use a bind criada para usar o comando listplayers, que neste tutorial é a tecla menos do seu teclado. Sendo assim você aperta o menos, abrira o console, identificara a id do player alvo, fechara o console e digitara no comando acima. Olhando assim parece ate mesmo trabalho a mais, mas quando você usar, notara a diferença.

messagemode record
Imagem
Agora é muito simples, é so seguir o mesmo padrão é podera usa-lo em outros comandos, outro exemplo é o record, você simples cria uma bind para ele, aperte-a, e depois é so digitar o nome da demo e dar enter.
Como usar: Digite <nomedademo>.
Dica: Como ja ficou obvio, a opção mais clara é criar uma bind. Exemplo: bind "KP_HOME" "messagemode record" assim, quando você apertar a tecla KP_HOME (Numero 7 da calculadora do seu teclado, pra quem não sabe são aqueles numeros que ficam ao lado direito do teclado). Aparecerá em cima o comando e você so precisar digitar o nome da demo.

messagemode amx_say
Imagem
Jah ta até ficando chato explicar, mas pra quem é lento. O comando assim como os outros, através de uma bind, fornecera você a opção de digitar livremente no amx_say, ou seja, você simplesmente a aperta a tecla e começa a escrever, ele funcionara normalmente, a mensagem geral sera enviada para todos.
Como usar: Aperta a tecla da bind e escreva sua mensagem.
Dica: Novamente crie uma bind para o comando acima. Exemplo: bind "KP_PGUP" "messagemode amx_say" desta forma, é so você aperta a tecla KP_PGUP, novamente pra quem não sabe, é a tecla 9 do seu teclado numerico (calculadora do lado direito).

messagemode amx_chat
Imagem
E finalmente esse, que eu tenho tanto orgulho. O objetivo dele nada mais é do que fornecer a você uma forma direta de falar no say de admins, sem a necessidade do uso do say_team@ <mensagem> que as vezes coloca você em uma enrrascada, pois apertou sem querer a tecla y, e mandou no tsay, onde todo mundo viu, compremetendo assim você e o assunto envolvido.
Como usar: Simplesmente aperta a tecla bindada e digite sua mensagem para os adms.
Dica: Crie obviamente uma bind para este comando. Exemplo: bind "i" "messagemode amx_chat" assim, você so necessitará apertar a tecla "i" do seu teclado, e escrever sua mensagem, sem a necessidade de ficar colocando arroba e etc.

Pronto, ufa, finalmente terminei, horas até concluir tudo isso, tive que digitar tudo a mão, isso que se chama autoria propria, kk.

Créditos: ChiCo

bom tuto , tem 1 plugin de ter menu de ss , mais o anderson nao quer por , entao oq posso fazer =/

seria muito util e facilitaria para os adm

Bom topico, Bom tutorial ;D

ótimo tutorial abiguinho kk

otimo topico parsa adoguei vei kkkkk

Muiito Bom Chico
:icon_mrgreen:

Bom topico , faz tempo que nego n faz topico bom aqui :)

fmZ Escreveu:Bom topico , faz tempo que nego n faz topico bom aqui :)

valeu vey, estou aki pra ajudar.

P'h Escreveu:bom tuto , tem 1 plugin de ter menu de ss , mais o anderson nao quer por , entao oq posso fazer =/

seria muito util e facilitaria para os adm

Aha, ja postaram isso no ForumCPU, seria bom mesmo menu ss, não precisaria ficar digitando no console amx_sxe_screen.

são comandos basico para ter uma boa administração no servidor :S