•  
     

Como comprar PC mais barato? Confira dicas e evite problemas.

Se você está pensando em trocar de PC e deseja economizar o máximo possível, o TechTudo vai te ajudar para você não ficar perdido na hora da aquisição do novo desktop. É melhor comprar um computador já montado ou adquirir as peças separadamente? Onde devo pesquisar preços? Qual sistema operacional escolher? Abaixo listaremos algumas pequenas dicas, solucionando dúvidas comuns na hora de adquirir um PC novo, com foco na economia.


Imagem


Comprar um computador montado vs. Monte você mesmo
Para verificar qual das opções vale mais a pena, é preciso antes entender qual a finalidade do PC a ser adquirido. Se você utiliza a máquina para navegar na Internet, assistir vídeos, jogar alguns jogos leves e outras aplicações corriqueiras, um PC já montado possivelmente irá suprir suas necessidades, visto que não será preciso exigir muito dele. Outra boa vantagem é o fato de acompanhar o sistema operacional sem custos adicionais.
PC já pronto
Para pesquisar preço de computadores, alguns sites como o Zoom podem ajudar. Ele conta com diversas opções de máquinas com configurações diferentes, das básicas às mais avançadas.
Compre as peças e monte você mesmo



Imagem


Entretanto, se você for um gamer assíduo ou trabalhe com edições de fotos, vídeos e músicas e precisa de uma máquina potente, hora de pensar em montar um computador, escolhendo as peças individualmente. Você ainda tem a opção de melhorar seu computador, adquirindo novas peças e utilizando algumas das suas antigas.
Em ambos os casos, você poderá garantir uma placa de vídeo compatível com suas necessidades, uma fonte confiável e a quantidade de memória que deseja, assim como um HD com espaço suficiente. Será mais fácil também realizar upgrades no computador, visto que em um PC montado, ao abri-lo antes de certo prazo (geralmente um ano), você perde a garantia da máquina.
O grande problema é descobrir se os componentes adquiridos são compatíveis entre si, caso contrário a máquina não funcionará plenamente. O site PcPartPicker permite que você busque componentes e comece a montar seu computador online, garantindo que todos funcionarão em conjunto. Nesse ponto, vale procurar um técnico de informática de confiança para confirmar a compatibilidade das peças antes de fechar a compra.


Imagem


Testada a compatibilidade das peças, hora de pesquisar os preços por aqui. Se você ainda não está acostumado com compras online e deseja ir até as lojas, no Rio de Janeiro e em São Paulo existem dois centros comerciais especializados na venda de itens relacionados a informática. No Rio, o Edifício Central, e em São Paulo, o destino é a Santa Efigênia.
Se deseja comprar os componentes online, O BoaDica, o Kabum e o Balão da Informática cumprem bem o papel, com uma gama de opções e preços. Além deles, com o próprio Zoom é possível realizar essas buscas e comparar os preços.
Comprado os componentes, hora de montar seu computador


Imagem


Imagem


Com seu computador montado, hora de escolher um sistema operacional para sua máquina. Se você é fã do Windows, terá que desembolsar em torno de R$ 400 pelo Windows 8, atual versão do sistema operacional mais famoso do mundo. Se você não se importa em trabalhar com o Linux, pode baixar gratuitamente o Ubuntu, uma ótima opção para economizar ainda mais na montagem da máquina.
Caso tenha adquirido um PC já montado, o custo do sistema operacional vêm embutido no preço dele. Os que acompanham algum sistema operacional grátis, como o Linux, geralmente possuem uma diferença significativa de preço.

Periféricos

Não se esqueça que para a utilização do PC você deve ainda contar com gastos extras com periféricos, como mouse, teclado e monitor. Caso resolva montar o seu, contabilize esses gastos na sua avaliação de quanto deve gastar. Se comprar um PC montado, é possível que o conjunto venha junto com o desktop.
Com essas dicas, fica mais fácil conseguir comprar um computador novo gastando menos. Lembre-se de pesquisar preços em diversos lugares e negociar as formas de pagamento para economizar ainda mais.


Fonte
 
Sempre compro Coisas no Balão da informatica

:)