•  
     

Como criar um site mobile

É muito comum que você, alguma vez, tentou acessar um site em seu celular e não conseguiu visualizá-lo corretamente. Isso acontece por que alguns sites não possuem versão Mobile, e as telas de celulares, em alguns casos, não se comportam muito bem com o site em sua versão para computador. Por isso, existem alguns serviços que permitem que você crie seu site, tanto nas versões para computador quanto para celular.

Aprenda como construir um site

WebRok

Esta página oferece uma ferramenta de criação de sites gratuitamente. Você precisa apenas fornecer o nome que deseja (que vai fazer a propaganda do WebRok, pois o domínio será “meusite.webrok.com”), definir qual o conteúdo do site, um endereço de e-mail e uma senha. Daí então, você já pode iniciar seus ajustes para otimizar a visualização do seu site em aparelhos móveis.
Imagem
Ao completar o cadastro, o site leva cerca de 60 segundos para ficar no ar. Depois disso, é possível personalizá-lo por meio de um pequeno menu, exibido à esquerda. Ele mostra todas as opções em um espaço pequeno, o que pode ser um pouco incômodo, mas é intuitivo e fácil de usar. É possível mudar o tipo de tema, a estrutura, o fundo, gerenciar estatísticas, entre outras atividades.
Imagem
O serviço realmente cumpre o que promete: melhora a navegação do seu site no celular. A visualização fica mais clara e fluída. Uma prova disso é que nada no site utiliza Flash. Ou seja, ele é totalmente favorável aos celulares, já que a grande maioria não suporta esse formato.

Wix Mobile

Mais uma ferramenta gratuita para criar seu site. Toda essa plataforma foi criada com base em HTML 5, a nova versão do HTML que traz mais possibilidades, tais como criar uma página mobile de qualidade.
Imagem
Primeiramente, é preciso criar um site em versão para computador. A criação é tão fácil quanto a do exemplo anterior: basta criar uma conta, clicar em “Crie um Site” e começar a personalizá-lo. Em seguida, no painel de controle do seu site, você verá um botão de “Criar site Mobile”. Clicando nele, você poderá ver como a página ficará na tela do seu celular.
Imagem
A personalização é feita em apenas quatro passos, nos quais você seleciona um tema, define o título, edita as páginas e seus conteúdos e publica o site. Ele permite que você modifique o layout, podendo ser página de texto, galeria de fotos e outros tipos.
Imagem
É importante ressaltar que alguns sites que oferecem serviços de hospedagem, como WordPress e Blogger, já fazem essa tarefa de criar um mobile site do seu site automaticamente. Ou seja, não é necessário fazer nenhuma configuração especial, pois, baseado nas configurações do seu site para computador, uma versão mobile é criada, também de forma gratuita. Porém, se o seu site ou blog não está hospedado em nenhum destes citados, siga estas recomendações e passe a receber visitantes através de portáteis!

Fonte