•  
     

Como criar um texto em néon usando efeitos rápidos e simples no Photoshop

Você que é preguiçoso,nem comece a ver o tutorial,porque é grande viu.
Bom vamos lá.

Tutorial criado por: http://www.photoshopcreative.com.br

Aqui, vamos mostrar como usar efeitos simples do arsenal do Photoshop para criar um acabamento luminoso e convincente em um texto. Mostraremos dois métodos para, primeiro, criar um letreiro de neon simples, e depois, passaremos a técnicas que ajudam a dar a seu texto a aparência de um luminoso de vidro ou acrílico, semelhante aos que vemos nas vitrines e letreiros.

Embora as letras em si possam ser facilmente criadas usando vetores, o Illustrator simplesmente não possui os recursos para aplicar facilmente os efeitos mostrados. Por isso, o Photoshop é a ferramenta ideal, graças às suas capacidades de mesclagem de cor e à facilidade de criar luz realística.

Os letreiros originais foram desenhados no Illustrator (os arquivos estão em nosso site), mas se você se sentir confortável com a ferramenta Pen, poderá criar os vetores diretamente no Photoshop – depende de sua preferência.

Este tutorial concentra-se principalmente no uso da caixa de diálogo Layer Style, selecionada com o pequeno ícone “FX” na base da paleta Layers. Vamos lançar mão das opções dessa caixa para criar nossos diferentes efeitos.

Desenhos e vetores

Prepare a base de seu letreiro


01-Esboce seus layouts
photoshopcreative-46-maisbrilho-21.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-21.jpg (9.22 KiB) Visto 1162 vezes

Qualquer que seja a imagem a ser criada,sempre comece com a velha e boa combinação de lápis e papel. Você poderá esboçar rapidamente ideias e layouts para determinar o que pode funcionar visualmente. Não é preciso ser um mestre do desenho para chegar a um rascunho básico como este mostrado acima.

2 Palavras setorizadas
photoshopcreative-46-maisbrilho-2.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-2.jpg (9.45 KiB) Visto 1162 vezes

Quando estiver satisfeito com o seu rascunho, comece a desenhar o texto. No Illustrator (ou no Photoshop), use a ferramenta Pen para traçar sobre o seu rascunho até chegar a uma série de curvas agradáveis. Os letreiros em néon costumam ter várias divisões, por isso, lembre-se de incluir esses espaços e encontre maneiras interessantes de ligar suas letras.

03 Detalhes da placa
photoshopcreative-46-maisbrilho-3.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-3.jpg (10.5 KiB) Visto 1162 vezes

Após criar seus paths, engrosse os traços e arredonde a extremidade das linhas para que pareçam mais tubulares. Desenhe, então, uma forma ao redor da palavra, que será a base da placa em que ficará o letreiro de néon. Todos os elementos do Illustrator podem ser baixados de nosso site, caso você queira pular estes passos para ganhar tempo.

04 Letreiro luminoso
photoshopcreative-46-maisbrilho-4.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-4.jpg (10.56 KiB) Visto 1162 vezes

A seguir, desenhe ou use uma fonte para criar o texto do luminoso de vidro/acrílico que forma a maior parte da peça. Escolha uma fonte espessa e volumosa para contrastar com as linhas mais finas típicas dos letreiros de néon. As letras que desenhamos também estão disponíveis em nosso site, caso você queira exatamente o mesmo resultado que a gente, mas não tenha medo de experimentar.

05 Crie uma estrutura
photoshopcreative-46-maisbrilho-6.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-6.jpg (14.02 KiB) Visto 1162 vezes

A última coisa a desenhar no Illustrator é uma estrutura para prender as letras (Grade.eps em nosso site). Use a ferramenta Line () e desenhe uma linha vertical reta, depois segure Shift + Alt/Opt, arrastando a linha para duplicá-la. Selecione, então, as duas linhas e use a ferramenta Blend (W) para criar uma mesclagem das duas. Repita o processo para desenhar mais algumas linhas horizontais ligeiramente mais finas.

06 Organize no Photoshop
photoshopcreative-46-maisbrilho-5.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-5.jpg (14.7 KiB) Visto 1162 vezes

Depois de desenhar todos os elementos, copie e cole como Smart Objects em um novo arquivo do Photoshop em modo RGB com 235×302 mm, posicionando as camadas de acordo com seu layout inicial, com nomes bem claros (por enquanto, copie e cole os grupos de linhas verticais e horizontais da estrutura como camadas separadas). Agrupe o letreiro de néon em sua própria pasta e faça o mesmo para a forma da placa, as letras do luminoso (separe as letras caso queira que tenham cores diferentes), a estrutura e o fundo.

07 Adicione um fundo
photoshopcreative-46-maisbrilho-7.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-7.jpg (4.95 KiB) Visto 1162 vezes

A seguir, crie uma nova camada na pasta Fundo e chame-a de Textura, depois preencha-a com preto. Você pode escolher a cor que quiser, ou mesmo um dégradé sutil, desde que seja escuro. Baixe a imagem Textura_ Concreto.jpg de nosso site e puxe para cima da cor do fundo, ajustando sua mesclagem para Soft Light. Adicione uma máscara de camada e, com um pincel suave, remova partes da textura para que ela desapareça.

08 Texturize a estrutura
photoshopcreative-46-maisbrilho-8.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-8.jpg (26 KiB) Visto 1162 vezes

A partir daqui, todos os valores de Layer Style não mencionados em cada passo devem ser mantidos no valor-padrão. Clique na camada das barras verticais e aplique os seguintes estilos: Drop Shadow (Multiply, Opacity 75%, Distance15 px, Spread 0 px, Size 27 px), Inner Shadow (Multiply, Opacity 75%, Distance 4 px, Choke 0 px, Size 10 px), Satin (Multiply, Opacity 50%, Distance 18 px, Size 13 px, Contour: Gaussian), Color Overlay. Com o botão direito, copie então esse estilo de camada e aplique também às barras horizontais, colocando essa camada por baixo das linhas verticais. Coloque-as em um grupo chamado Estrutura.

09 Adicione as montagens à estrutura
photoshopcreative-46-maisbrilho-9.jpg

Ative o grupo Estrutura e, por enquanto, deixe visível a camada do luminoso. Nos locais em que as letras cobrem o cruzamento entre as linhas da estrutura, use um pincel quadrado duro para pintar os pontos de junção. Na caixa de diálogo Layer Style, adicione um Drop Shadow (Multiply, Opacity 75%, Distance 4 px, Spread 0 px, Size 10 px) e um Inner Shadow (Multiply, Distance 4 px, Choke 0 px, Size 10 px). Assim criamos um senso de realismo nas letras semitransparentes que vamos adicionar. Desative novamente a camada do luminoso.

10 Caixa para o letreiro de néon
photoshopcreative-46-maisbrilho-10.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-10.jpg (6.52 KiB) Visto 1162 vezes

Deixe o grupo da placa do néon visível e duplique a camada da placa. Abra o arquivo Metal_Arranhado.jpg e puxe para a tela. A seguir, mascare o excesso para que fique visível somente dentro da cópia da placa, alterando a mesclagem para Hard Light e a opacidade para 80%. Acima dessa camada incluímos uma camada de ajuste de Hue/Saturation para emprestar uma cor azul escura à textura metálica.

11 Finalize a placa
photoshopcreative-46-maisbrilho-11.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-11.jpg (9.43 KiB) Visto 1162 vezes

Na camada original da placa de néon, adicione os seguintes efeitos: Drop Shadow (Multiply 75%, Distance 30 px, Spread 33 px, Size 180 px, Noise 5%), Inner Shadow (Color Burn, Opacity 75%, Distance 0 px, Choke 50 px, Size 50 px), Inner Glow (Screen, Opacity 43%, Noise 6%, Choke 0 px, Size 40%, Contour: Half Round), Bevel & Emboss (Pillow Emboss em Chisel Hard, Depth 410%, Direction: Down, Size 13 px, Soften 16 px, Shading angle -90, Gloss Contour: Half Round com Highlight ajustado para Soft Light e Contour ativado), Satin (Opacity 22%, Angle 90, Distance 13 px, Size 13 px, Contour: Gaussian), Stroke (Size 7 px, Position: Inside, Opacity 85%). Ajuste a camada para Multiply.

12 Letreiro de néon
photoshopcreative-46-maisbrilho-12.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-12.jpg (15.72 KiB) Visto 1162 vezes

Ative o grupo do letreiro de néon e faça uma cópia da camada do texto. Na camada superior, defina estes efeitos: Outer Glow (Soft Light, Opacity 86% com laranja como a cor da
mesclagem, Spread 14%, Size 145 px), e Inner Glow (Source: Centre, Choke 53%, Size 13 px). Na cópia de baixo, adicione um Outer Glow (Overlay, Opacity 60%, Spread 11%, Size 30 px), além de um Gaussian Blur de 10 pixels. Combinados com as letras estilizadas, esses ajustes criam um agradável efeito de néon com um acabamento realístico.

13 Efeitos de vidro/acrílico
photoshopcreative-46-maisbrilho-13.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-13.jpg (10.31 KiB) Visto 1162 vezes

Deixe as duas primeiras letras visíveis (TY) e abra a caixa de diálogo Layer Style. Em Advanced Blending, reduza Fill Opacity a 0% e adicione os seguintes valores: Inner Shadow (Normal, branco, Distance 24 px, Choke 0%, Size 60 px, Noise 5%), Outer Glow (Soft Light, rosa/roxo, Opacity 100%, Spread 25%, Size 250 px), Inner Glow (Overlay, branco, Opacity 55%, Choke 30%, Size 250 px, Quality Contour definido como um cone invertido), Bevel & Emboss (Pillow Emboss, Smooth, Depth 430%, Direction: Down, Size 45px, Gloss Contour como Ring Double, modo Shadow preenchido com roxo), Gradient Overlay (Hard Light, dégradé roxo médio para magenta, Scale 80%), e Stroke (10 px, Inside, Screen, Opacity 65%).

14 Efeitos duplicados
photoshopcreative-46-maisbrilho-14.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-14.jpg (14.16 KiB) Visto 1162 vezes

Copie o estilo de camada e cole na camada PE. Volte ao menu Layer Style e em Bevel & Emboss altere a cor de Shadow Mode, bem como a de Gradient Overlay, para tons de azul vivo. Duplique as camadas TY e PE para reforçar as cores e a vibração. Copie e mescle as suas letras, ajustando a camada para Soft Light. Aplique e experimente com o filtro Plastic Wrap.

15 Luzes brilhantes
photoshopcreative-46-maisbrilho-15.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-15.jpg (13.66 KiB) Visto 1162 vezes

A seguir, crie uma nova camada e chame-a de Luzes. Ajuste-a para o modo Screen, pegue um pincel macio e pinte algumas luzes brilhantes aleatórias. Altere o tamanho do pincel e concentre-se nas bordas e cantos, deixando alguns mais forte do que outros. Não se sinta preso a regras, pois o que buscamos aqui é uma sensação mais aleatória e natural.

16 Ligação elétrica
photoshopcreative-46-maisbrilho-16.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-16.jpg (16.91 KiB) Visto 1162 vezes

Adicionaremo alguns fios elétricos saindo do luminoso e do néon. Desenhe os cabos com a ferramenta Pen e em Edit > Stroke aplique um contorno de 10 px, adicionando em seguida os seguintes efeitos: Drop Shadow (Opacity 75%, Distance 20 px, Size 21 px), Inner Shadow (Size 7 px, Noise 10%), Bevel & Emboss (Pillow Emboss, Direction Up, Size 4 px, Soften 5 px), Color Overlay (cinza médio) e Stroke (1 px, Outside, Opacity 70%). Para dar uma aparência suja aos fios, habilite Texture em Bevel & Emboss marcando o padrão Bubble e reduzindo Scale para 50%, aumentando a profundidade para 750%. Adicione mais cabos, sem esquecer de vergá-los entre cada elemento.

17 Reflexo de lente
photoshopcreative-46-maisbrilho-16.jpg
photoshopcreative-46-maisbrilho-16.jpg (16.91 KiB) Visto 1162 vezes

Embora o filtro Lens Flare seja muito malfalado, ele tem suas utilidades e, em uma ilustração hiper-realista como esta, esse efeito possui o espírito certo. Crie uma nova camada e chame-a de Reflexo de Lente. Preencha com preto e ajuste a mesclagem para Screen, reduzindo a opacidade a cerca de 60%. Depois, vá a Filter > Render > Lens Flare e dê OK para selecionar a opção 50-300 mm Zoom. Posicione como achar melhor.

18 Parte final
photoshopcreative-46-maisbrilho-19.jpg

Para arrematar, adicione uma camada de ajuste Vibrance e aumente o nível de vibração das cores até estar satisfeito. Obviamente, queremos que você experimente, por isso, não deixe de incluir outras camadas de ajuste e efeitos até chegar a um resultado bacana.
 
to bem suave de ler isso ai ashusahuash