•  
     

[Dica] Como denunciar perfis falsos no Twitter, Facebook e Google+

O que são os perfis falsos

Os Perfis falsos (conhecidos como “Fake”) são usuários que criam personagens alimentados por informações falsas ou perifs assumindo identidades de outros usuários. Por trás destas contas, os “fakes” pretendem ocultar suas identidades reais para diversas finalidades: Viver em um mundo virtual e fazer novos amigos, roubar de informações privadas de outros usuários, dentre outros. Os dois principais agentes responsáveis pela criação destas contas tem sido a falta de aceitação pessoal e os Crimes Cibernéticos.

No inicio das redes sociais, os perfis falsos eram utilizados para roubo de identidade de celebridades, onde seus utilizadores respondiam à outros membros com características similares às atitudes de seu perfil, facilmente adquirindo o carisma público. Com a falta de orientação, muitos usuários das redes contribuíram para o crescimento dos perfis falsos que arrecadaram adeptos à relacionamento e consequentemente divulgavam-se pelos perfis de seus amigos, momento que se tornou propício ao perfil falso promover festas, eventos e até mesmo vender produtos.

O mesmo aconteceu com as “comunidades”, onde usuários assumiam nomes de marcas famosas para aglomerar membros e ditar suas regras de participação, locais de publicação, penalidades e propagandas. Devido a isso as diversas empresas recorreram à justiça para reaver seus nomes comerciais dentro das redes e então iniciarem o Social Commerce de maneira profissional.

Psicólogos já notam que o uso do “Fake” tem causado dependência e distúrbios em seus usuários, já que os mesmos assumem uma vida virtual onde podem ser quem querem e fazer o que quiserem, essa atitude causa um conflito de identidade e em casos extremos necessita de acompanhamento profissional intensivo para o completo desligamento da vida falsa.

A Internet sem dúvidas trouxe a aproximação das pessoas, no inicio dos relacionamentos virtuais onde eram populares as salas de bate-papo já notava-se que a maioria das pessoas omitiam suas informações por questões de segurança, lembrando que as políticas de uso são diferentes das utilizadas nas redes sociais e nem sempre é obrigatório o cadastro para participação.

A falsidade de perfil tem atingido diversas redes sociais além das que vamos citar abaixo. Uso como exemplo o “Linked in” que à princípio é para ser utilizado profissionalmente por seus membros, exibindo informações acadêmicas e sobre trabalhos realizados.

Como descobrir quando um perfil é falso

Descobrir a falsidade de um perfil é cada vez mais difícil, os criadores do “Fake” normalmente participam de comunidades e fóruns para se ajudarem. Eles trocam fotos, criam famílias virtuais, comunicam-se como pessoas reais diariamente.

Se o perfil é falso ou não, você só poderá descobrir se de fato conhecer a pessoa. Se acaso entrar em dúvida sobre algum conhecido é recomendável que entre em contato com esta pessoa por algum outro meio afim de identificar a veracidade das informações. Todavia informações familiares, bens e afins jamais devem ser declarados na internet, mesmo que o perfil amigo seja de confiança ele está sujeito à ataque hacker e as informações podem ser fisgadas por criminosos. Muitos dizem que podemos confirmar que a pessoa é real por meio de vídeo chat, essa idéia é completamente errada por dois motivos:

1. Independente da aparência a pessoa pode omitir informações relacionadas à localização, idade, grau de escolaridade entre outros.

2. Existem softwares que permitem utilizar vídeos gravados para apresentação durante vídeo chat, assim como softwares que permitem alteração na voz.
 
esses fake viu !