•  
     

Como melhorar sua saúde com a medicina Ayurvédica

A terapeuta holística Sunita Passi explica como a medicina ayurvédica tradicional pode transformar sua vida.

“Eu costumava ser uma escritora, trabalhando 13 horas por dia, seis dias por semana e gerenciava meu stress com yoga e massagem. Percebi que para minha própria paz de espírito, precisava mais desses dois elementos na minha vida, e decidi aprender sobre a medicina ayurvédica, um sistema antigo de medicina indiana. Meu avô era um médico ayurvédico, então havia uma certa linhagem na minha família”.



O termo ayurvédico é derivado de duas palavras sânscritas: ayus que significa vida e vid que significa conhecimento. Para o melhor aproveitamento da ayurvédica, você deve saber o seu tipo de corpo e constituição. As três principais constituições são Vata, Pitta e Kapha, e eles determinam as características do seu corpo. Ao todo existem sete constituições. Para uma análise real, faça uma consulta com um especialista.

Você é ar? Vata é a constituição do elemento ar. Quando balanceado, vatas são vibrantes e entusiasmados, mas quando fora de balanço, eles se tornam cansados, ansiosos e com sobrepeso. Natação é o exercício perfeito e eles devem beber muito chá de frutas vermelhas.

Você é fogo? Pitta é a constituição para o fogo e a água. Quando balanceado, pittas são articulados e corajosos, mas quando são desbalanceados, são irritáveis, dependentes e tipicamente sofrem de problemas de pele. Tente posições de yoga que estiquem os músculos das costas e melhorem a digestão, e evite comidas muito apimentadas.

Você é terra? Kapha é a constituição para água e terra. Quando balanceado, kaphas são carinhosos e compreensivos; quando desbalanceados são letárgicos e possessivos. Kaphas devem incorporar exercícios de alto impacto em sua semana, e seguir uma dieta light de comida fresca e cozida.

Algumas dicas importantes:

Meditação é o que você precisa: Qualquer um pode se beneficiar com medicina ayurvédica. Pequenas mudanças na sua dieta fazem diferença, e incorporar 10 minutos de meditação por dia podem re-energizar completamente você. Ensina a você técnicas para controlar sua mente de modo que você fique em maior controle do processo de decisão de problemas, e ver as coisas com mais claridade.

Estique-se: Se você vai a academia bastante, e malha, tente introduzir exercícios mais holísticos na sua vida, como yoga – o que pode ser bem físico. Tenha certeza de sempre prestar atenção na sua respiração. Poucos de nós realmente prestam atenção à respiração, mas quando você inspira menos ar, toxinas se acumulam no seu corpo.

Uma mudança para o melhor: Eu acredito que se todo mundo fizesse medicina ayurvédica, as farmácias fechariam. Pode ter um grande impacto, mas tudo depende do seu nível de disciplina. Pessoas que se comprometem a viver assim, nunca se estressam, e acumulam grandes quantidades de trabalho sem sentir pressão.
 
bom topico mano!