•  

Como Os Aviões Permanecem no Ar?

Imagem

É uma das curiosidades que todos querem saber, como um objeto tão pesado pode voar?

Para fazer um avião voar, a primeira coisa é superar a resistência do ar. Para isso, o avião precisa ser impulsionado por hélices, foguetes ou turbinas, que executam duas ações: primeiro, sugam o ar para dentro com uma grande hélice, como um grande exaustor.

Depois de puxar o ar, as turbinas jogam esse ar pro outro lado, comprimido e acelerado por várias hélices pequenas. O ar comprimido e acelerado gera uma pressão em sentido contrário, que “lança” o avião pra frente fazendo-o vencer a resistência do ar.

Vencida a resistência do ar, é hora de vencer o peso de centenas de toneladas que mantém o avião no solo. Quem faz isso são as asas, especialmente projetadas para criar um poderoso empuxo (força que empurra o avião para cima).

A asa mais usada em aviões tem a parte de cima curva e a da baixo reta. Esse tipo de asa induz uma diferença de velocidade na passagem do ar: o ar de cima passa mais rápido, porque percorre um caminho maior no mesmo tempo que o ar de baixo, que passa mais devagar.

A diferença de velocidade nessa passagem de ar faz com que a pressão na parte superior da asa seja menor que a de baixo. Com isso, a força do peso (em direção ao solo) fica menor que a força de empuxo (para cima). E o avião voa!

Para que o piloto possa controlar o ângulo de altura ou descida e controlar a velocidade do avião, as asas tem pás móveis chamadas flaps, que alteram a direção da passagem do ar, mudando a diferença de pressão na asa e, sendo assim geram o empuxo do avião

Por fim, o avião não perde o controle graças à asa que fica em pé na parte traseira, o estabilizador vertical. Ele mantém o avião em linha reta. O estabilizador também tem um flap, chamado de leme, que é movimentado sempre que o piloto quer tornar a aeronave para a esquerda ou para a direita

Interessante eu pensava que era só por causa das turbinas que ele voava . Bom tópico

pura física, minha professora já falou sobre isso
muito ____ o tópico

Obrigado ae mafia e mobral >< ((:

Ele fica no ar por causa do EMPUXE/EMPUXO, que é uma força contra o peso(gravidade) - p=m.g
no caso o empuxe/empuxo é uma força de tração para cima, e a gravidade para baixo, n tem o que os físicos dizem que uma força tem q anular a outra, é mais ou menos isso. Por ex.:

p=m.g (peso=massa.gravidade - onde . é multiplicação) e logo após entra outros cálculos na jogada, como por exemplo a preção aéro dinamica, o quão as ásas guentam etc... , tudo isso irá influenciar no empuxo/empuxe por exemplo: p=5.10³ entao o empuxe/empuxo terá de ser o mesmo peso, só que para o lado oposto, para que as forças se anulem (em forças vetoriais de lados opostos de mesmo valor se anulam), assim o avião conssegue se manter no ar. :o resumindo uma força E e uma força P, que são forças diretamente proporcionais, são aplicadas para que isso aconteça.

Posso estar enganado, mas é isso que eu aprendi na escola, detalhe que estava meio que "dormindo" nesse dia. rs se eu estiver errado me corrijam ai, se é que vocês leram até aqui o meu comentário :S

Bacana!
Pensei que fosse mais simples !
Gosto de saber de coisas novas. Se tiver ai, pode mandar !

KYOC Escreveu:Bacana!
Pensei que fosse mais simples !
Gosto de saber de coisas novas. Se tiver ai, pode mandar !

Sempre vou postar esse tipo de coisaas ((:

As turbinas são as peças fundamentais do avião , Sempre achei que era impulsionada por algum tipo de gas algo do tipo

f0ormigasz' Escreveu:As turbinas são as peças fundamentais do avião , Sempre achei que era impulsionada por algum tipo de gas algo do tipo

Também. Estilo aos foguetes !

muito interessante ____ aqueles que sofrem de esquesofrenia