•  

Como se portar no fórum?

Vejo em alguns casos muitos membros que só pelo seu jeito de se portar no fórum, passam uma imagem negativa para os outros, e acaba (de forma devida ou indevida) sendo excluído e/ou desvalorizado pelos demais.

Para mim, o primeiro passo para reconhecer um bom membro é a forma da qual ele se porta no fórum, se ele mostra uma imagem apresentável, eu já paro para ler seus tópicos e suas mensagens, caso contrário, logo ignoro.

Aqui vão algumas dicas de como se portar no fórum para ter uma imagem apresentável. Caso esteja com preguiça para ler, marquei em negrito as principais dicas, basta lê-las que já dará para se sair bem.

- Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido.

- Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.

- Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.

- Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignore-o.

- Evite enviar mensagens curtas em várias linhas. Além de ser maléfico à rede como um todo, causa bastante irritação. Escreva uma frase completa e envie!

- Procure expressar-se claramente. Explique o problema com o máximo de informação que puder. Tente manter-se no contexto da discussão. O fórum é separado por tópicos, procure postar no tópico que mais convier à sua pergunta. Evite sempre mensagens do estilo "Me ajudem por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou jogar essa coisa fora" ou frases similares.

- Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficará mais organizado e fácil de ler.

Imagem

- Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.

- Quando você estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente.

- Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu, pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possível pra não gerar nenhuma confusão.

- Antes de fazer uma pergunta pense na possibilidade de que sua dúvida já tenha sido solucionada por alguém. Use nossa barra de pesquisa para fazer verificar se ninguém já respondeu sua mensagem. Caso não encontre poste suas mensagens no fórum que (quase) todos irão querer te ajudar.

Bem, essas são as dicas que eu posso dar, sei que muitos nem vão ler isso, porém se você está interessado em ser alguém reconhecido no fórum, eu recomendo que você dê uma lida no tópico.

Obrigado pela atenção de todos.

Fonte e Creditos
Última edição por Edd em 08 jul 2013 22:17, editado 1 vez no total.

Bom topico :D

Me da um nojinho de ver topicos e mensagens todas cheias de coisinhas, mal escrito e mal pontuado, abro topico mais nem leio. :3

E é por isso que odeio gente que escreve errado e/ou usa caps lock demais! :3

Melina^x Escreveu:Me da um nojinho de ver topicos e mensagens todas cheias de coisinhas, mal escrito e mal pontuado, abro topico mais nem leio. :3

Eu também, por isso postei isso... kk

como se poortar no forum : respeite os usuarios , participe com argumentos , e brinque com todos e n faça inimigos :D

LHI TUDO E AGORA EU JA CEI O QUE POÇO DISER DE FORMA KORRETA :icon_lol:

@brinks, realmente explica tudo direitinho é bom geral ler
mais sempre ser certinho não tem graça, tem que dar uma zuada as vezes :3

Renanz1NNN; Escreveu:LHI TUDO E AGORA EU JA CEI O QUE POÇO DISER DE FORMA KORRETA :icon_lol:

@brinks, realmente explica tudo direitinho é bom geral ler
mais sempre ser certinho não tem graça, tem que dar uma zuada as vezes :3

Ma só quando necessário vey, quanto e assunto importante o bom e sempre fazer certo para uma boa compreensão...

Melina^x Escreveu:Me da um nojinho de ver topicos e mensagens todas cheias de coisinhas, mal escrito e mal pontuado, abro topico mais nem leio. :3

mais sempre com teu flodzinho de costume ne ,
@topic : isso ai mts tpc desorganizado ,

Naughty Escreveu:

mais sempre com teu flodzinho de costume ne ,
@topic : isso ai mts tpc desorganizado ,

@Edit E tu Sempre se Metendo Né...
Última edição por Edd em 10 jul 2013 13:42, editado 1 vez no total.