•  

Como Usar Steam , Tutorial Passo a Passo

Dúvidas

Eu tenho que pagar para poder usar o Steam?
Não, o Steam é um programa totalmente gratuíto e você não precisa pagar para criar uma conta e nem pagar por nenhum dos serviços por ele oferecido a não ser os própios jogos que você comprar é claro.

Depois que eu comprei um game eu preciso ficar pagando todo mês ou todo ano para poder continuar a usar o Steam?
Não, como eu já disse todos serviços que é disponibilizado pela Steam como:
Friends
Steam Community
Demo de jogos
Ferramentas para servidores e desenvolvimento de games
Multimídia
Backup de games
Testes para games em fase beta
Notícias
Servidores da exclusivos da Valve

Tudo isso e mais uma infinidade de coisas é TOTALMENTE DE GRAÇA e você não precisará pagar por estes serviços, vocês só paga pelo game e pronto nada mais, por parte da Steam ela não irá te cobra na além do game e você poderá ultilizar o serviço pelo tempo que você quiser sem precisar pagar nada.

Preciso ter um cartão internacional para poder comprar um game no Steam? Não, só que a forma mais rápida, fácil e barata de se comprar um game é com um cartão internacional.

Quais são as outras formas que eu posso comprar um game no Steam sem ter um cartão internacional?
Existem algumas maneiras de se fazer isso, mas só irei citar dois meios e não vou entrar em muitos detalhes porque este não é o foco deste tutorial, as duas formas são o Paypal ou um Revendedor Steam.
Paypal: É uma forma muito segura de se fazer uma transação segura e também é bem popular na Internet, ele é como se fosse um intermediador entre o usuário e o produto final ou a grosso modo é como se ele fosse um banco virtual para qual você envia o dinheiro e depois ele redireciona o dinheiro para a compra do seu game na Steam. A desvantagem é que ele exige que você possua pelo menos um cartão nacional para poder fazer a transação e ele cobra uma pequena porcentagem para que a transação seja feita.

Revendedor Steam: São sites brasileiros que fazem a vendas de CD-Keys de games Steam e a vantagem desse método é que o comerciantes aceitam pagamento com cartão nacional e boleto bancário. A desvantagem desse método é que geralmente essas lojas tem poucas opções de games (não irei indicar nenhuma loja porque nunca usei e não posso afirmar nada sobre o serviço).

Resumindo, o melhor jeito para comprar um game no Steam é com um cartão internacional, por isto que em meu tutorial eu só irei abordar esta forma de pagamento.
Caso você seja menor de idade e ainda não tem um cartão internacional eu recomendo que você peça para que seus pais comprem o game para você, foi isso que eu fiz quando ainda era menor de idade, eu queria o game Team Fortress 2 e então expliquei para meu pai como funcionava o Steam e ele achou confiável e comprou o jogo pra mim com o cartão dele.
Atenção: Caso você seja menor de idade JAMAIS compre algo pela internet sem a permissão ou supervisão de um adulto e também não acredite em ninguém dizendo que irá comprar algo pra você, esta pessoa pode te enganar, o melhor é falar com seus pais sobre o assunto.

Caso haja dúvida um pequeno trecho da Wikipédia:

Steam é um programa de computador de gestão de direitos digitais criado pela Valve para tentar combater a pirataria e fornecer serviços como atualização automática de jogos aos usuários. Atualmente o Steam conta com mais de 25 milhões de usuários diretos, e tem médias de acesso diário de 2 milhões de contas simultâneas. O programa também conta com um sistema de amigos, que permite que você possa criar uma rede de amigos on-line e poder ver em qual servidor ele está jogando.

Instalação

Primeiro faça o download do aplicativo Steam, você pode fazer o download pelo site oficial ou por este link do Baixaki http://www.baixaki.com.br/download/steam.htm.

Execute o aplicativo Steam que você baixou. Na página inicial da instalação ele irá ter mostrar algumas vantagens do Steam, clique em Next.
Imagem

Aqui é o termo de instalação e utilização do produto, selecione a primeira opção e depois clique em Next.
Imagem

Selecione a velociade da sua internet e depois clique em Next (caso não saiba ou não tenha certeza da velocidade da sua internet não tem problema é só selecionar 2M).
Imagem

Selecione o idioma desejado, como não tem a opção de português do Brasil eu uso a opção “English”, não gosto do português de portugal e o inglês já estou mais familiarizado, mas como nem todo mundo entende inglês, neste tutorial eu irei utilizar o português de portugal como linguagem padrão. Depois de selecionar a linguagem clique em Next

Local de instalação do Steam, é melhor deixar como padrão o local indicado pelo programa e clicar em Install.
Imagem

Instalando o Steam.
Imagem

Término da instalação pode clicar em Finish.
Imagem

Logo depois de ter clicado em Finish não mexa em mais nada, irá ser passar uns segundo e então irá abrir essa janela de atualização do Steam (este processo pode demorar um pouco, então espere até que o processo seja concluído 100%).

Imagem

Criando uma conta

Depois de atualizado o Steam aparecerá essa janela, clique em CRIAR NOVA CONTA.
Imagem

Leia o termo de utilização do produto e depois clique em CONCORDO.
Imagem

Em “Nome da conta” coloque um nome único para sua conta, esse nome será seu Login e em Palavra-passe você deve colocar a Senha para sua conta (com 6 ou mais dígitos). Muito importante essa parte, anote em algun lugar seu Login e Senha e guarde em um lugar seguro e jamais dê essas informações para ninguém. Depois de tudo feito clique em SEGUINTE.
Imagem

Agora coloque um e-mail seu válido e logo abaixo repita esse e-mail só para confirmação (por motivos óbvios eu deixei ilegíve algumas informações pessoais minhas), depois clique em SEGUINTE.

O Steam irá começar a verificar seus dados para ver se não há inconsistência ou erros, aguarde.

Imagem

Essa parte é muito importante, você deve selecionar uma “Pergunta secreta” e logo abaixo colocar a reposta da pergunta que você escolheu, isto server caso você perca ou se esqueça dos dados da sua conta Steam (dados importantes não mostre a ninguém). Depois clique em SEGUINTE.

Imagem

Imagem

Ele te mostra as informações da sua conta mais um vez somente para confirmação, clique em SEGUINTE
Imagem

Observação mostrando que quando você clicar no botão no canto superior direito para fecha o Steam ele some da tela mais ainda ficará ativo na barra de tarefas, por isso se quiser sair definitivamente do Steam clique com o bõtão direito do mouse no ícone do Steam na barra de tarefas e depois em Sair. Logo em seguida clique em TERMINAR.

Imagem

Imagem
Última edição por fmZ em 29 jun 2012 22:26, editado 3 vezes no total.

Comprando um jogo

Logo após se conectar à sua conta Steam irá abrir a janela principal do programa a sua Bliblioteca e talvez apareça alguma janela de anuncio de games, ofertas, notícias etc.
Agora clique em Loja no canto superior esquerdo da janela.

Imagem

Está é a Loja do Steam, aqui você pode ver os jogos em destaque, baixar demos, ver ofertas especiais e muito mais.

Imagem

Na parte de baixo da página da Loja Steam tem opções personalizadas de busca por jogos no Steam, você pode procurar por Editoras de games, Gênero ou por Categoria.

Para esse tutorial ser completo eu terei que comprar um game de verdade no Steam para poder demonstrar como funciona, aproveitando isso eu irei comprar o game Tomb Raider: Anniversary o qual eu já estava afim de comprar faz um tempo, pois eu nunca joguei nenhum Tomb Raider e me indicaram esse. Na parte superior da página da Loja Steam tem um campo para busca de jogos, eu sempre uso essa caixa de pesquisa porque acho mais rápido e prático, basta digitar o nome do game ou parte dele.

Imagem

Na próxima página irá aparecer todos games que tem relação com o nome digitado na caixa de pesquisa como vocês podem ver na imagem abaixo. O game Tomb Raider: Anniversary até que está barato $9,99 o que deu em reais R$ 17,90 (cotação dólar 21/11/10). Decidido qual jogo comprar basta clicar no jogo.

Imagem

Preste bem atenção, esta é a página do jogo na Loja Steam é como se fosse a caixa onde o jogo vem, contendo todas suas informações essenciais sobre o jogo. Sugiro que você clique na imagem e leia atentamente as observações que fiz, os campos que eu mencionei são os mais importantes, antes de comprar um jogo você deve sempre verificar esse campos.

Imagem

Depois de tudo conferido e decidido comprar o jogo é só clicar no botão ADICIONAR AO CARRINHO.

Imagem

Nesta etapa você irá decidir se o game vai ser comprado para você própio ou para um amigo do Steam, em nosso exemplo será para nós mesmos então clique em COMPRAR PARA MIM.

Imagem

Atenção, como esta é sua primeira compra no Steam um link de verificação foi enviado para seu endereço de e-mail (aquele e-mail que você usou para criar a conta no Steam). Vá em qualquer navegador de internet e entre em sua conta de e-mail.

Imagem

Já em seu e-mail na sua caixa de entrada deve ter um e-mail com este assunto “Your Steam account: Email address verification‏”, abra-o e terá uma mensagem igual esta logo abaixo. Clique no primeiro link.

Imagem

Clicado no primeiro link irá abrir uma mensagem e depois clique em OK (caso você use um e-mail diferente do hotmail talvez aparece uma mensagem um pouco diferente)

Imagem

Clicado em Ok se abrirá uma nova janela com a seguinte mensagem “Success”. Depois pode fechar o navegador de internet e voltar para o aplicativo Steam (só é necessário essa verificação de e-mail quando você comprar um jogo pela primeira vez).

Agora a imagem da página de compra do game mudou e apareceu um “joínha” comfirmando a verificação do e-mail, agora clique em CONTINUAR.

Imagem

Atenção, esta é a parte mais importante de sua compra, marque todos os campo que eu marquei como na imagem abaixo com excessão da opção “Guardar a minha informação de pagamento para facilitar o próximo checkout”, eu uso ela porque pra mim facilita a compra, mas eu não recomendo deixa-lá marcada, então desmarque ela.
Selecione o cartão de crédito internacional que você desja utilizar, confira todos os campos, olhe a data de expiração do cartão e o código de segurança para ver se está correto e por último veja se não tem pontos ou espaço no campo “Número do cartão”. Tudo conferido e preenchido é só clicar em CONTINUAR.

Imagem

Espere alguns segundos até que apareça essa janela, ela lhe mostrará um breve resumo de sua comprar antes de realiza-lá. Conferido preço, dados e se etiver tudo dentro dos conformes é só marcar o campo “Concordo com os Termos do Acordo de Subscrição Steam” e depois clicar em COMPRA.

Imagem

Aguarde mais alguns segundos e pronto você é o mais novo possuidor de um game Steam.
Atenção, anote ou imprima aquele “Código de confirmação” é como se fosse sua nota fiscal de compra do jogo, ele é muito importante não mostre ele para ninguém porque ele poderá ser usado em ocasiões especiais caso seja necessário.

Imagem
Última edição por fmZ em 29 jun 2012 22:23, editado 1 vez no total.

Baixando o jogo

Depois de ter anotado o código de confirmação, clique em Instalar jogos e irá se abrir a seguinte janela com informações sobre o download, clique em SEGUINTE (se quiser você pode instalar o jogo mais tarde apartir da sua Bliblioteca Steam).

Imagem

Opção caso você queira criar um atalho na área de trabalho, clique em SEGUINTE.

Imagem

Preparando game para download, aguarde.

Imagem

Pronto, o game já foi configurado para o download agora é só clicar em TERMINAR e ir para sua Bliblioteca Steam, o game estará disponível lá.

Imagem

Agora o game ficará na sua conta para sempre e você pode baixa-lo quantas vezes desejar.
Vocês devem estar se perguntando porque eu tenho tantos jogos se eu acabei de criar uma conta, é que para comprar o game eu utilizei minha conta ativa, afinal não faz sentido, se eu já tenho uma conta Steam com vários games comprar um outro game em uma conta isolada.
Para ver como anda o download do seu jogo basta clicar em Transferências na parte superior do Steam.

Imagem

Nesta janela você pode ver o status de seus downloads.

Imagem

Assim que o download do game se encerrar não é necessário instalação, acabou o download é só jogar (a não ser que o game utilize a Live for Windows, neste caso será necessário instalar o game).

Bom tópico (:

Boom topico mais se vs fasesse um resumo basico, ia ficar melhor!

COMPENSA USAR CRACKED STEAM

cara, nao viaja.. qualquer jogo que você colocar na steam "crackeada" é um jogo pirata, tipo os baixado na net como cs non-steam, left 4 dead pirata, call of duty mw3 pirata, etc.. steam CRACKEADA não é steam. Steam de verdade você COMPRA um jogo para ser jogado através dela.

@topic.
creio que steam é uma das coisas mais fáceis de usar por ela ser agora português (Brasil). mas bom tópico. E se tivesse menas preguiça e tivesse lido e depois resumido o tópico ficaria melhor, esse ctrl c + ctrl v além de ter deixado ENORME o "tutorial", ficou meio estranho. ((:

jeandz Escreveu:cara, nao viaja.. qualquer jogo que você colocar na steam "crackeada" é um jogo pirata, tipo os baixado na net como cs non-steam, left 4 dead pirata, call of duty mw3 pirata, etc.. steam CRACKEADA não é steam. Steam de verdade você COMPRA um jogo para ser jogado através dela.

@topic.
creio que steam é uma das coisas mais fáceis de usar por ela ser agora português (Brasil). mas bom tópico. E se tivesse menas preguiça e tivesse lido e depois resumido o tópico ficaria melhor, esse ctrl c + ctrl v além de ter deixado ENORME o "tutorial", ficou meio estranho. ((:

Tanto faiz

Tanto faiz

tanto faz nao cara, steam crackeada você não joga em servers originais que tenham por exemplo eac, e dependendo, nos seus servidores nem aparece servers @Brasil só estrangeiros. (já aconteceu isso comigo quando inventei de usar essa steam ai)