•  
     

Copa do Mundo: Thiago é o primeiro campeão e Brasil soma 98 medalhas

O Circuito da Copa do Mundo FINA/ARENA de Natação terminou neste domingo, 7/11, com Thiago Pereira campeão da competição e 98 medalhas conquistadas pelos atletas brasileiros em sete etapas.

Thiago é o primeiro do país a conquistar o topo do ranking geral do campeonato, assim como na temporada de 2007 foi o primeiro a chegar entre os top três do evento em 25 metros da Federação Internacional de Natação.

O nadador brasileiro patrocinado pelos Correios terminou 2010 com 19 medalhas de ouro e três de prata. Esse número de pódios dourados também é recorde entre os nadadores brasileiros. Antes o maior ganhador do país era Kaio Márcio Almeida, com nove ouros na temporada de 2005/2006.

Em Estocolmo, última perna da Copa, com o título assegurado por antecipação, Thiago preferiu ficar de fora do último dia de provas. A bandeira brasileira foi vista no degrau de prata dos 50m costas com Guilherme Guido (23s65), e com Henrique Rodrigues (1m55s84), nos 200m medley. Nesta última prova, o sul-africano Darian Townsend ganhou o ouro (1m54s47) e fez o melhor índice técnico da etapa.

Leonardo de Deus dói o quarto colocado nos 100m borboleta (52s91) e sétimo nos 200m costas (1m55s65).

Conquistando territórios

Há seis meses seguidos que os atletas brasileiros de desportos aquáticos não saem do pódio das principais competições internacionais.

Em junho, na cidade portuguesa de Setúbal, Ana Marcela Cunha ganhou prata e deu seguimento a sua jornada rumo ao título da Copa de Maratonas Aquáticas. Ela subiu ao pódio entre as três primeiras em cinco das oito etapas da competição, sem contar a medalha de bronze que conquistou no Mundial de Roberval, no Canadá, em julho.

Em agosto o pólo aquático mostrou que está fazendo um bom trabalho com a geração que disputará os Jogos Olímpicos de 2016 ao conquistar a medalha de bronze do Campeonato Pan-Americano Júnior no masculino e no feminino.
Setembro, outubro e novembro trouxeram as etapas da Copa do Mundo de Natação, de Maratonas Aquáticas, o título de Ana Marcela e de Thiago Pereira.

A tendência é o país seguir ganhando medalhas internacionais até o final do ano, pois em dezembro, a principal seleção de natação compete no Mundial em Piscina Curta de Dubai.

"Estamos em um momento muito bom em todos os esportes aquáticos. Na Copa do Mundo de Natação essa foi uma de nossas melhores participações, alcançando um título inédito. Sempre enviaremos atletas para estas etapas, pois elas são oportunidade incrível de intercâmbio e experiência. As quase 100 medalhas da Copa abrem uma perspectiva sensacional para o Mundial de Dubai", disse o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho.

A equipe de natação sai do país para aclimatação no Kuwait, no dia 8 do próximo mês. Thiago Pereira, que precisa se recuperar após campeonatos diversos e a maratona de sete etapas da Copa do Mundo, não estará no time, mas a equipe brasileira é a mais forte de todos os tempos com nomes como Cesar Cielo e Kaio Márcio Almeida.

A participação do Brasil nas etapas da Copa do Mundo de Natação contou com recursos dos Correios, Bradesco, Lei Agnelo/Piva, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Speedo.

> Ranking Final

Thiago Pereira - Bra (178) / Therese Alshammar - Sue (162) - U$ 100mil cada
Darian Towsend - Rsa (126)/ Julia Smith - Eua (128) - U$ 50mil cada
Roland Schoeman - Rsa (74) / Hinkelien Schureuder - Hol (60) - U$ 30mil cada


Medalhas de Thiago Pereira na Copa do Mundo 2010:

Rio de Janeiro / BRA – 4 ouros;
Pequim / CHI – 3 ouros;
Cingapura / CIN - 4 ouros;
Tóquio / JAP – 2 ouros, 1 prata;
Berlim/ALE – 2 ouros, 1 prata;
Moscou / RUS – 3 ouros;
Estocolmo/SUE – 1 ouro, 1 prata.

FOnte: http://www.finalsports.com.br/03/comand ... 145416&u=0\