•  

Counter-Strike: Go! Go! Go!

Com o lançamento de Counter-Strike: Global Offensive, logo pensei: por que não fazer um especial relembrando os jogos desta franquia tão venerada pelos brasileiros? Counter-Strike existe há mais de 12 anos, lotou lan houses por vários anos, virou o emprego de muitos jogadores profissionais, e rendeu outros cinco jogos - dois deles sendo spin-offs que pouca gente ouviu falar.

Counter-Strike, originalmente um mod de Half-Life, surgiu em fase beta em Junho de 1999 pelas mãos dos programadores Minh Le e Jess Cliffe. Quando o game estava em sua quarta versão beta, a Valve começou a dar suporte aos dois. CS fazia tanto sucesso que, em 2000, a Valve comprou os direitos do game e o transformou em franquia. A tal versão 1.6 saiu apenas em 2003, e foi com ela que o jogo ficou lapidado. Ou quase isso, uma vez que ele permite algumas falhas como tiro através de parede. A verdade é que os jogadores se acostumaram tanto com os bugs que acabou virando estratégia.

Com a popularidade vieram novos mapas, a maioria feito por fãs, bem como modificações (skins, áudios, texturas) e novos modos de jogo. Gun Game está entre os mais conhecidos, em que o jogador começa com uma pistola e vai evoluindo de arma a cada adversário eliminado. A lista é gigantesca e inclui mods com zumbis, vampiros, matrix, esportes e até desenhos animados.

Ainda em 2003, surgiu a primeira adaptação do game: um arcade japonês chamado CS: Neo, distribuído pela Namco. São 10 fliperamas ligados em rede, com teclado + mouse, rodando o jogo em Linux em uma espécie de terminal. O jogo é essencialmente o mesmo, mas com um visual completamente diferente. No lugar dos Terroristas e CTs temos soldados futuristas e robôs. Os mapas clássicos também foram substituídos, dando espaço para cenários futuristas típicos de desenhos japoneses. Ainda não acredita em mim? Então veja o vídeo abaixo.

Além do arcade, CS: Neo rendeu uma série animada desenvolvida pela Romancework, intitulada White Memories. Os vídeos foram divulgados em formato flash, no estilo graphic novel, adicionando uma história ao game. Na real, não tinha nada a ver com nada... Mas os japoneses adoraram.

CS: Condition Zero saiu no ano seguinte (2004), com o objetivo de deixar o jogo mais bonito, incluir um modo singleplayer e bots. De fato ficou bonito, mas falhou miseravelmente em atrair a atenção dos jogadores para a jogatina solo. E ninguém quis saber de jogar contra bots no multiplayer - cuja inteligência artificial não era das melhores. Ok, esta era uma opção válida para aqueles que não tinham uma boa conexão de internet e queriam treinar em casa. Mas quem não preferia colar na lan house com os amigos? Aliás, placa de vídeo potente era um luxo naquela época. CS: CZ vendeu bem mas logo caiu no esquecimento.

Com o lançamento de Half-Life 2 no final do mesmo ano, com a nova engine Source, veio a nova versão: CS: Source. O jogo manteve-se praticamente o mesmo, porém com um visual todo reformulado e com a adição de efeitos de física e explosões. Oficialmente, CS: Source é dado como um remake do original. Na prática, o jogo tirou a característica mais importante do CS 1.6: a precisão.

Em CS:S, não importa o que você fizer, é muito mais fácil eliminar o adversário. Isso deixou o game muito mais casual do que competitivo. Você não fica mais lento quando toma tiro, você não precisa comprar munição para suas armas e a precisão da mira não reduz quando você está correndo. Sendo assim, a comunidade continuou preferindo jogar o CS 1.6. Por outro lado, o CS:S abriu mais possibilidades para a criação de novos mods.

Em 2008 a franquia ganhou um jogo exclusivo na Ásia, chamado simplesmente de Counter-Strike: Online. Foi desenvolvido pela Nexon Corporation sob contrato de licença da Valve, trazendo coisas antigas e novas como o Gun Game e cinco modos zumbis. Agora o que realmente difere CS:O dos outros jogos é o sistema de microtransações baseado em dinheiro real, no qual o jogador pode comprar armas e itens especiais sem passar pela dificuldade de acumular pontos dentro do jogo.

CS:O acabou se tornando tão famoso quanto o CS 1.6, e é utilizado como versão oficial em eventos de e-sport na Ásia. Jogadores que residem na China, Japão, Coréia do Sul, Tailândia e Indonésia só jogam esta versão, inclusive profissionalmente.

A versão atual, Counter-Strike: Global Offensive, foi desenvolvido pela Valve em parceria com a Hidden Path, que também trabalhou em CS:S. O novo jogo é uma junção do melhor do CS 1.6, CS:S e um pouco do CS:O. Ficou muito mais bonito, os mapas clássicos foram mantidos, adicionaram três novas armas e o coquetel molotov, e o Gun Game virou um modo oficial dentro do jogo (agora chamado de Arms Race). Isto sem mencionar o modo Demolition, as melhorias na interface, a ótima portabilidade para os consoles (Xbox 360 e PS3), e o suporte para os primeiros mods. O substituto do até então incomparável CS 1.6 finalmente chegou.

Apesar da popularidade, CS não é recomendado para os jogadores acostumados com FPS modernos como Call of Duty e Battlefield. CS é tão minimalista que pode causar estranhezas nos jogadores mais novos, seja ele casual ou competitivo, uma vez que o jogo não oferece coisas como acessórios para as armas, upgrades ou gadgets. Mas se você que nunca jogou CS na vida e não se importa com estes detalhes, compre o game e... Go! Go! Go!

~ {K}0ɳ - ɳɛʀɗɓɓ.cѳɱ - [ ɱix 1 ] - 189.1.172.196:27013

sem fonte ?

foi vc que escreveu tudo isso ?

vc faz parte da diretoria da steam ?

eu amo o potencia ?

Jhonatan FJ Escreveu:sem fonte ?

eu amo o potencia ?

e me ama tbm nao eskece :icon_lol: :icon_lol:

SprinG Escreveu:

eu amo o potencia ?

e me ama tbm nao eskece :icon_lol: :icon_lol:

claro q te amo emo , vc foi o primeiro :icon_lol:

pegou essa mania agora :icon_lol:

MAURICIO ;] Escreveu:

kkk é da hora kkk :icon_lol:

Jhonatan FJ Escreveu:
MAURICIO ;] Escreveu:

kkk é da hora kkk :icon_lol:

uhahaahhu
da proxima coloca assim
eu ja dei pro -- ManoJeh
ele me fez feliz :DD :icon_lol:

uhahaahhu
da proxima coloca assim
eu ja dei pro -- ManoJeh

kkkk já + , qual era seu nick no forum antes mauricio ???

Fonte ?
Categoria Errada
Ja existem uns 300 topico sobre CS GO ..
pesquiser antes amigo .... :icon_cool:

Jhonatan FJ Escreveu:
uhahaahhu
da proxima coloca assim
eu ja dei pro -- ManoJeh

kkkk já + , qual era seu nick no forum antes mauricio ???

era kigah
depois ABC
depois ManoJeh
depois mAURICIO ;]
e agora MAURICIO ;]
huahuahua