•  

Desigualdade social

Imagem

A pobreza é um problema que afeta a maioria dos países

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.

Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira atribuem, em parte, a persistente desigualdade brasileira a fatores que remontam ao Brasil colônia, pré-1930 – a máquina midiática, em especial a televisiva, produz e reproduz a ideia da desigualdade, creditando o “pecado original” como fator primordial desse flagelo social e, assim, por extensão, o senso comum “compra” essa ideia já formatada –, ao afirmar que são três os “pilares coloniais” que apoiam a desigualdade: a influência ibérica, os padrões de títulos de posse de latifúndios e a escravidão.

É evidente que essas variáveis contribuíram intensamente para que a desigualdade brasileira permanecesse por séculos em patamares inaceitáveis. Todavia, a desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas, não como herança pré-moderna, mas sim como decorrência do efetivo processo de modernização que tomou o país a partir do início do século XIX.
Junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais – educação, renda, saúde, etc. – a flagrante concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência. Essas são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

Fonte : http://www.brasilescola.com/sociologia/ ... ociais.htm

realmente aki no brasil a desigualdade social é imensa enquanto uns jogam dinheiro fora outros nem tem oque comer :(

eu sei q tem desigualdade n tem como negar , mas algumas coisas eu acho errado , por exemplo , se uma pessoa quer vencer na vida , tem q ir estudar , fazer de tudo pra conseguir , tem gente q no caso espera ajuda no governo de mão beijada , varias mães poe filho no mundo pra ter bolça familia , isso é justo ? , tem varias historias de pessoas pobres q com suor e sacrificio conseguiram vencer na vida sem ajuda de ninguem , so com seu esforço , mas o povo é assim querem tudo de mão beijada , como falei e repito sei q tem desigualdade social , pelo q os policos ganham , isso pra mim é injusta , o tanto q a gente paga de imposto é alto , mas n tem q abaixar a kbça e sim levantar em busca de um novo ideal q a pessoa queira :)

Ainda qe aqui no Brasil nao sao muitos que estao na extrema pobreza.
Na regiao da africa muitas gentes morrem e fomequase todos os dias :l

realmente aki no brasil a desigualdade social é imensa enquanto uns jogam dinheiro fora outros nem tem oque comer :(

É verdade , aqui existe muita injustiça social . Não só aqui mais em outros lugares também . Existe isso e ainda já estão se planejando para a copa de 2016 enquanto pessoas passam fome . Acho isso uma falta de vergonha , cade os prefeitos , presidentes , senadores e governadores nessa hora . Na hora de fazer investimentos para esportes eles querem né , sabe porque ? . Porque infelizmente é mais fácil investir em esportes e na copa do mundo pra eles porque vai trazer lucros . Eu acho que já esta na hora de reverter essa situação né !

É ____ maan '-'

___________________________________________________________________________________

William ( FotreK /z/ ) NerdBB 4Fun 6

A vida e Um desafio (^:

eu sei q tem desigualdade n tem como negar , mas algumas coisas eu acho errado , por exemplo , se uma pessoa quer vencer na vida , tem q ir estudar , fazer de tudo pra conseguir , tem gente q no caso espera ajuda no governo de mão beijada , varias mães poe filho no mundo pra ter bolça familia , isso é justo ? , tem varias historias de pessoas pobres q com suor e sacrificio conseguiram vencer na vida sem ajuda de ninguem , so com seu esforço , mas o povo é assim querem tudo de mão beijada , como falei e repito sei q tem desigualdade social , pelo q os policos ganham , isso pra mim é injusta , o tanto q a gente paga de imposto é alto , mas n tem q abaixar a kbça e sim levantar em busca de um novo ideal q a pessoa queira :)

Falou tudo furia , tem algumas pessoas também que não quer nada com a vida , mais fazer oque né ! . Eu luto des de agora nem saio , não curto e não pego mulher podem me zuar vocês vão me entender sabe porque ? , Estamos na idade de estudar e não de curtir é claro que uma vez ou outra sai com a família ou com os amigos . Você pode parar para perceber de quem tem renda baixa tem 5 filhos , e uma pessoa de classe alta tem 1 . Sabe porque isso ? , porque não basta botar o filho no mundo tem que ter tempo , carinho , dar educação , alimento e etc ... E essa pessoa de renda baixa como vai sustentar os filhos ?? . Não tem como né , por isso eu prefiro me matar agora estudando perdendo minha juventude , deixando de sair e de namorar para quando chegar no futuro ser alguém na vida , estar ganhando bem pra quando meu filho nascer estiver tudo pronto pra dar pra ele . Eu penso no futuro e não agora . Esse agora é só passageiro curtição e tal , no futuro é definitivo é uma coisa que você vai viver para sempre e que é impossível de correr atras . Então vocês jovem como eu segue esse conselho estudem para ser alguém na vida e ter um futuro bom .

Dinhero compra tudo hoje

Dinhero compra tudo hoje

Você tem noção do que você esta falando , para ter dinheiro tem que estudar e muito . Me diz oque você é ? , para ser tão espontâneo assim você deve ser milionário .

Realmente o Brasil Nao tem Estrutura de Educação e Justiça So tem apenas Para os Curriptos que roubam dinheiro
da gente mais Pra isso Pobreza ,Educação pra eles é como um nada que se ____ nos eles nem ligam por isso que o Brasil
Cai a cada dia mais... com o Erros desses Corruptos..