•  
     

El Niño - elevação anormal da temperatura das águas

Imagem
O El Niño provoca grandes transformações no clima mundial.

El Niño é o nome dado a um fenômeno climático que acontece em decorrência da elevação anormal da temperatura das águas do oceano Pacífico, que provoca significativas mudanças no clima mundial. Quando ocorre, inicia-se nos meses de setembro ou outubro, por volta do mês de dezembro a costa do ___ recebe as águas aquecidas. A nomeação de El Niño se dá pelo fato de seu início coincidir com o Natal, estabelecendo uma relação com o Menino Jesus.

O El Niño traz problemas para os pescadores peruanos, tendo em vista que o aquecimento das águas do Pacífico reflete na diminuição da piscosidade oriunda da corrente de Humboldt, que influencia diretamente a costa do ___ e do Chile.

Esse acontecimento climático resulta em alterações no clima, como, por exemplo, no regime das chuvas em diversos pontos do planeta. Apesar de se conhecer suas consequências, ainda sabe-se muito pouco acerca de sua origem e causas. Atualmente, há muitas teorias que tentam explicar o surgimento do fenômeno, mas sem nenhuma comprovação contundente.

No ano de 1982, esse fenômeno foi intensamente anunciado nos meios de comunicação. Um ano depois, a temperatura das águas do oceano Pacífico atingiu 5,1°C, aquecimento atípico. Apesar dessa atuação do El Niño ser considerada a mais forte já registrada, estudos contemporâneos indicam que as manifestações nos anos de 1972/73 foram mais ativas do que as ocorridas na década de 80.

Houve uma manifestação do El Niño em 1997, com o aquecimento das águas no mês de outubro. No ano seguinte, 1998, as águas do Pacífico atingiram 4°C de aquecimento anormal, o que consolidou o fenômeno, que apresentou uma força comparada a da década de 70.

Sua atuação promoveu mudanças efetivas no regime das chuvas, por essa razão houve períodos rigorosos de seca nos Estados Unidos, sudeste do continente africano, Indonésia, Austrália e América Central. Em contrapartida, houve precipitação além do normal nos países europeus mediterrâneos, no oeste da Índia e sul do Brasil.

No território brasileiro os reflexos do El Niño foram percebidos em diversos pontos do país, com destaque para a rigorosa estiagem que castigou a região Nordeste e as enchentes na região Sul, incluindo ainda a diminuição nos índices pluviométricos da região Norte, provocando secas e incêndios, como aconteceu no Estado de Roraima em 1998, quando o fogo devastou pelo menos 15% de seu território.


Fonte : http://www.brasilescola.com/geografia/el-nino.htm
Última edição por mafia yakuza em 10 out 2012 20:29, editado 1 vez no total.
 
Bom Topico !!
 
Obrigado !
 
De Nada
 
nao vo li isso tudo ae nao '-'
 
nao vo li isso tudo ae nao '-'


Nem tem muita coisa ai !
 
caramba mano muito loko msm
 
Man cada coisa que eu vejo , tipo isso ae eu nao sabia , agora to sabendo e isso é bem legal para a nossa cultura pois isso ae faz parte da cultura e cada cultura que agente conhece agente vai ficando mais culturoso e isso é bem ____ , porque isso da skill pakas no cs , se fica conhecido nos outros paises EUROPEUS ai sua cultura vai aumentando cada vez mais , desculpa por tud ae galera . 516496453231ad6s4dv1a1x1a1faf4aasd1as1fa1cx2a1x154a5f


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 
informativo, faltou falar da La Ninã
 
Não é necessário falar dos dois , pode falar apenas de um só !