•  
     

Espaço das profissões

Bom pessoal, como a maioria aqui tem idade Universitária resolvi criar este para dar uma luz para as pessoas sobre a sua escolha na futura carreira profissional.
Estão organizados por ordem alfabética os cursos.


Guia das profissões

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO
O curso de administração tem por objetivo formar o bacharel administrador para o exercício da profissão e para o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da ciência administrativa. O curso desenvolve a capacidade analítica, crítica e empreendedora, bem como habilidades técnicas, conceituais e humanas com o objetivo de capacitar o aluno para a observação, o diagnóstico e a intervenção nas organizações qanto públicas quanto privadas.
O curso de administração capacita os profissionais para as seguintes áreas: Recursos humanos, administração de produção, administração de materiais, logística, administração financeira, planejamentos e orçamentos, mercado de capitais, planejamento de negócios e projetos.


AGRONOMIA - BACHARELADO
A profissão de engenheiro agrônomo abrange os mais diversos aspectos relativos à atividade humana. A necessidade de o produtor rural ter eficiência na atividade agrícola, em função da crescente exposição da atividade ao mercado internacional, torna o engenheiro agrônomo fundamental no denominado agronegócio, uma vez que é o único profissional com conhecimento de todas as etapas do processo produtivo desse importante segmento econômico.
Este profissional atua na recuperação de áreas degradadas, reintegrando - as ao processo produtivo ou devolvendo - lhes, sempre que possível, a sua condição original. O seu papel na sociedade estende - se também as agroindústrias, o que possibilita a agregação de valores aos produtos agrícolas, tornando - os disponíveis pra consumo durante todo o tempo.
O seu campo de atuação compreende áreas, como botânica, Bioquímica, Fisiologia vegetal, solos, genética, estatística, climatologia agrícola, topografia, hidráulica dentre várias outras.
Há diversas vertentes do curso que poderão ser seguidas pelo profissional, como: Produção vegetal, englobando cereais, oleaginosas, plantas perenes, fruticultura, silvicultura, hortas, plantas medicinais, avicultura, suinocultura, apicultura dentre várias outras.


ARQUITETURA E URBANISMO - BACHARELADO
O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo a formação específica de profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades e aspirações individuais e de comunidades, para conceberem, organizarem e construírem espaços interiores e exteriores, nas escalas do ambiente, da edificação, do urbanismo e do paisagismo.
A arquitetura inclui tudo aquilo que se refere à concepção e à construção do entorno do homem. Desta forma, abrange desde a elaboração de projetos pra novas edificações, bem como intervenções ou reabilitações em edifícios, tais como habitações, escolas, hospitais, museusm fábricas, etc.
Por meio de projetos, estudo teórico, história e tecnologia, com ênfase nas disciplinas de projeto de arquitetura, o curso visa uma formação teórico - prática afinada com as exigências do MEC e do sistema CONFEA/CREA, comprometida com a responsabilidade social e a consciência crítica dos futuros arquitetos.


CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO
O curso de Ciências Biológicas - Bacharelado - propõe capacitar profissionais competentes capazes de exercer atividades de nível superior, de grande complexidade, envolvendo a realização de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, divulgação, assistência e coordenação na área da biologia, como:
- Atuação em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia;
- Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;
Acompanhar a evolução do pensamento científico;
Elaborar, executar e aplicar projetos.


CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA
A licenciatura propões capacitar profissionais competentes, comprometidos eticamente com a ciência da docência. Tal profissional, no desempenho de suas atividades deve atuar como um agente que não se separe, nem discrimine a ciência técnica da cultura política, de maneira a possibilitar uma visão globalizante da biologia e que contribua tanto para a fomação profissional quanto para a formação da cidadania.


CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO
Objetivo geral:

A formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação visando atender às necessidades da sociedade, com ênfase no suporte ao desenvolvimento local e regional, conhecedor e partícipe do desenvolvimento da área no Brasil e no mundo.


Objetivos específicos:

- Formar profissionais capazes de intervir efetiva e positivamente na sociedade;
- Capacitar o profissional desenvolvedor a ciência e a tenologia, aptos a identificar problemas do mundo real, propor soluções inéditas ou melhorar as já existentes;
- Proporcionar ao egresso a compreensão das questões éticas, econômicas, sociais e políticas no exercício da profissão.

Áreas de atuação:

- Empresas públicas, mistas ou privadas, que podem ter a informática como atividade fim ou atividade meio;
- Na atividade empresarial no âmbito da computação e informática, seja no comércio como na prestação de serviço.
- Na diretoria e/ou gerência de informática em organizações.


CIÊNCIAS ECONÔMICAS - BACHARELADO
Tem por objetivo o curso, a formação de bacharéis, em consonância com as prerrogativas legais do exercício profissional do economista, e que possam atuar em todos os setores do conhecimento econômico. É oferecido uma formação que abarca e que garanta o desenvolvimento do raciocínio teórico, histórico e instrumental, tendo em vista a atuação na solução de problemas econômicos, regionais e nacionais. Desta forma, o profissional mostrará a sua capacidade de pensar, de compreender, de interagir e de apontar soluções técnicas e éticas para a sociedade no campo da economia.
Quanto ao campo de trabalho:
a) Setor público nas esferas federais, estaduais e municipais nas áreas de planejamento
b) No orçamento, financiamento, análise de conjuntura econômica, análise de políticas, programas e projetos e assessoria em geral; atuar em sindicatos, associações, federações, confederações, conselhos e outras entidades, tanto de empregados como de empregadores, colaborando para traçar a orientação político-econômico da entidade.
Para isso, deve ser capaz de:
Dimensionar e interpretar a atividade do setor no contexto produtivo e no cenário econômico do país;
Atuar como perito em processos judiciais, tanto por meio de nomeação pela autoridade judiciária, quanto requisitado pelas partes como assistente técnico, sendo capaz de constatar a natuzera científica dos fatos e operar as possíveis causas que deram origem às gestões de natureza econômica.


DIREITO - BACHARELADO
Na faculdade de direito o aluno aprende a observar, defender, interpretar e aplicar o direito. O curso de Direito objetiva a formação humanística , técnico-jurídica e prática, e o desenvolvimento da criatividade e da reflexão crítica, com vistas à conscientização do seu perfil social e político, como cidadão e agente transformador da sociedade.
O bacharel em direito tem várias opções de carreira profissional. Ele pode exercer a advocacia, a magistratura, o ministério público, advocacia pública entre várias outras.
O profissional do Direito pode, ainda, prestar consultoria e assessoria jurídica, entre outras, nas seguintes áreas: Constitucional, penal, civil, administrativa, tributária, trabalhista e agrária.


EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
O curso visa formar professores com capacidade para atuar nas diferentes manisfestações e expressões culturais do movimento humano, com ênfase na produção de conhecimento e fomento da intervenção acadêmico-profissional no sistema educacional básico, atuando na gestão de políticas educacionais, no trabalho pedagógico e outros espaços educativos em que está presente a corporeidade humana.
É formado para planejar, ensinar e coordenar a aprendizagem de atividades físicas, esportivas e recreativas em escolas públicas e particulares, contribuindo para a formação cultural dos jovens.


ENFERMAGEM - BACHARELADO
Visa formar o enfermeiro generalista, humanista, crítico e reflexivo, apto a atuar no contexto do sistema único de saúde ( SUS ), com competências nas ações de saúde no âmbito curativo, da promoção, prevenção e reabilitação.
O profissional poderá atuar na área de ensino, pesquisa e extensão nos diversos cenários: Programas de saúde, ambulatórios, hospitáis, etc
.


ENGENHARIA CIVIL - BACHARELADO
O aluno aprende a coordenar todas as fases de uma obra, do projeto ao acabamento. Também é de responsabilidade do engenheiro civil o controle de materiais, custos e normas de segurança, bem como o gerenciamento das equipes de trabalho de uma construção.
O profissional é apto para atuar nas seguintes áreas:

Construção civil: Trata - se da área que mais abriga profissionais da engenharia civil e gera uma grande parcela de empregos nas construções e edificações, como casas, edifícios e apartamentos. O engenheiro civil, elabora projetos, prepara orçamentos, cronogramas e zela pelos aspectos legais e ambientais da obra.

Estruturas: Nesta área, o engenheiro civil projeta e analisa estruturas metálicas, em concreto armado e madeira.

Geotecnia: Área em que o engenheiro estuda as características do solo para projetar e executar fundações de edificações, obras de terra, como baragem e contenção de encostas.

Transportes: Área que o engenheiro civil lida com projeto, construção e manutenção de rodovias.
Para se tornar apto, o aluno estuda disciplinas básicas como: Desenho técnico, estruturas de aço e madeira, matemática, física entre outras
.


ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - BACHARELADO
[b]É um profissional preparado para especificar, conceber, desenvolver, pesquisar, implementar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração dos recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades computacionais, de informação e de automação de organizações em geral.
O campo profissional é muito vasto, pois pode atuar em diversas empresas em segmentos distintos.
O aluno deve estar apto a analisar problemas e sintetizar soluções, integrando conhecimentos, elaborando projetos computacionais e desenvolver novas tecnologias.
Estuda -se muito, física, matemática, química e computação com propostas adequadas e eficientes.


ENGENHARIA ELÉTRICA - BACHARELADO
É o profissional dedicado ao desenvolvimento e à aplicação de um conjunto de conhecimento científicos necessários a pesquisa, ao projeto e implementação de sistemas, utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação.
Atuação profissional é bem vasta, incluindo empresas de energia elétrica, telecomunicações, escritórios de projetos e consultorias, empresas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicação, indústrias diversas, empresas de pequeno e grande porte, serviço de informática, etc.
[/b]


MEDICINA VETERINÁRIA - BACHARELADO
[b]A medicina veternária é aquela que possui maior grau de versatilidade de atuação profissional. Tradicionalmente inserida entre as ciências agrárias, a veterinária é considerada atualmente, de modo mais amplo, como um ramo das ciências biológicas, que estuda os animais domésticos e silvestres, abordando diferentes e importantes aspectos, como saúde e produção animal voltada para a população humana.
O médico veterinário deve ter conhecimento bom em biologia e conceitos modernos de células e moléculas a biotecnologia.
Sua área de atuação são em empresas que fabricam e revendem alimentos para animais e serviços de consultoria técnica, dentre outros.


ODONTOLOGIA - BACHARELADO
O curso de graduação em Odontologia objetiva formar o Cirurgião dentista com formação generalista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção a saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômico do seu meio.
O profissional deve respeitar os princípios éticos, promover a saúde bucal e prevenir doenças .
Deve atuar em todos os níveis de atenção a saúde, integrando -se em programas de prmoção, manutenção e prevenção a saúde bucal


Eu mesmo criei o tópico com a ajuda de um guia da minha Universidade para auxiliar o pessoal, espero que gostem.

Abraço
 
Pretendo fazer Adm, e depois queria Direito... Sem contar os cursos de informatica :3
 
quero fazer engenharia civil minha familia toda meche com isso e pretendo seguir a familia!
 
Esqueceu de colocar ___ :icon_lol: :icon_lol:
 
E os "jogadores de CS 1.6 online No-steam " ! hahahha
 
booa kk, eu quero fazer 1° um curso técnico de agropecuária ou zootecnia que mexa com animais, que é que eu sei fazer e gosto !
depois penso em se especializar e fazer uma facul e tals, vamos ver no que dá ! uhauhuha
 
Sei naum,to fazendo curso de informatica a 3 anos :'(
 
Renanz1NNN; Escreveu:booa kk, eu quero fazer 1° um curso técnico de agropecuária ou zootecnia que mexa com animais, que é que eu sei fazer e gosto !
depois penso em se especializar e fazer uma facul e tals, vamos ver no que dá ! uhauhuha

ooooooopa
vai cuidar das minhas sogras
HEUHEUEHUEHUEHUEHEUHEUEHUEHUEHEU :icon_twisted:
@brinks futuras sogras <3
 
Guia das profissões versão humilde: ganhe-dinheiro-trabalhando-com-bicos-t47243.html