•  
     

Estudiosos debatem sobre os efeitos da internet no cérebro das pessoas.

A rede deixa os internautas mais inteligentes ou mais burros?

Imagem


É comum ver pessoas falando que a internet faz com que jovens fiquem menos inteligentes, graças ao fato de apresentar todo tipo de informação da maneira mais diluída possível. Também é comum ver aqueles que defendem a grande rede, alegando que ela dá acesso a um tipo de conteúdo que só aumenta o nosso conhecimento. Quem está certo e quem está errado?

De certa forma, os dois lados estão certos. De acordo com estudos e reportagens presentes no livro “Twentysomething: Why Do Young Adults Seem Stuck?” (ainda sem versão em português), a maneira como o nosso cérebro funciona está realmente sendo afetada pelo uso da internet.

Com a facilidade de acesso à toda uma gama de conhecimento, o nosso cérebro começou a ignorar o acúmulo de informação, não trabalhando tanto a parte de memória como antigamente. Para algumas pessoas isso se tornou uma grande falha e um atraso, já que tendo apenas a informação direta, factual, o cérebro não consegue desenvolver ideias e pensamentos como antes.

O outro lado da moeda

Alguns estudiosos realizaram pesquisas que demonstraram que pessoas acostumadas a utilizar buscadores, como o Google, têm maior atividade cerebral que aqueles que não usam a internet. Um time de neurocientistas da UCLA colocou pessoas entre 55 e 66 anos para fazer alguns testes. Metade dos voluntários usava a internet normalmente e o resto não tinha muita intimidade com a rede.

O primeiro teste colocou todos os envolvidos para ler um livro. Foram medidas as ondas cerebrais e partes do cérebro responsáveis por linguagem, memória e visão foram ativadas em todos os voluntários. Até aí, tudo normal.

Quando um teste que colocava todos os envolvidos para realizar buscas na internet, notou-se que aqueles com mais experiência na rede tiveram diversas áreas dos seus cérebros ativadas, como as responsáveis para tomar decisões, raciocínio mais complexo, memória e visão. Enquanto isso, aqueles que não acessam a internet apenas reagiam, sem maiores atividades cerebrais.

Segundo os especialistas, a internet está fazendo com que o nosso cérebro trabalhe mais, à custa de áreas que não são mais tão usadas, como memória. Para ler um trecho do livro "Twentysomething: Why Do Young Adults Seem Stuck?", clique aqui (em inglês).

E você, o que acha disso tudo? Acredita que a internet está deixando os seus usuários mais ou menos inteligentes?



Fonte: http://www.tecmundo.com.br/internet/352 ... z2I33UyWz1
 
Eu uso gugol ._.
 
mais nao muda aopksoapska , tem o gooooooooooooooooooooGle :D
 
google resolve tudo :D
 
TUDO QUE VO FAZER PROCURO NO GOOGLE ATE ALGUMAS COISAS RIDICULAS EU VO NO GOOGLE '-'
 
~[S]ma[L] Escreveu:mais nao muda aopksoapska , tem o gooooooooooooooooooooGle :D

ashuahusahushaushaushausahsuasashua , bobão ;^^