•  
     

Euro 2012 quebra recordes e tem maior público da história

Imagem
Torcedores chegam à Donbass Arena, em Donetsk, na Ucrânia, para acompanhar Espanha e Portugal

Ainda resta a decisão entre Itália e Espanha, domingo em Kiev, mas já é possível classificar a Eurocopa de 2012 como a mais vista nos estádios em todos os tempos. São mais de 1,3 milhão de espectadores em Polônia e Ucrânia, dado que ainda será completado com a partida decisiva. Até então, a Euro de 1996, na Inglaterra, tinha o recorde com 1,276 milhão de torcedores. O formato com 16 seleções e 31 jogos é utilizado, justamente, desde 96.

Em relação à media de público, a Eurocopa 2012 fica em terceiro lugar com índice de 44.512 torcedores por jogo, número que certamente irá ultrapassar a casa dos 45 mil após a decisão entre italianos e espanhóis. Um terço dos jogos disputados (12 de 30) tiveram ingressos esgotados. Apenas a Euro de 1968, na Itália (59.847 por jogo), e a de 1988, na Alemanha Ocidental (59.243), ficaram à frente.

Duas marcas importantes também foram quebradas em redes de televisão da Espanha e da Inglaterra. Segundo a Uefa, a decisão de pênaltis entre ingleses e italianos teve a maior audiência global da história das quartas de final de todas as Eurocopas. A entidade anunciou ter tido 100 milhões de telespectadores nos 20 principais mercados com a partida. Entre os espanhóis, a partida semifinal contra Portugal teve recorde semelhante.
"Polônia e Ucrânia organizaram um torneio fantástico que ficará marcado em nossas memórias. Nunca a frase 'Criamos Histórias Juntos' fez tanto sentido em termos de economia, infraestrutura e desenvolvimento do futebol e do ponto de vista social", disse Michel Platini, presidente da Uefa, neste sábado. Ele ainda elogiou o fato de uma região distante do centro do Velho Continente ter organizado o evento. "É um grande orgulho eles terem realizado o torneio e mostramos com orgulho que há futebol também no Leste Europeu".
A próxima Eurocopa, na França em 2016, terá um diferente formato: não serão mais 16 equipes e sim 24. Pela primeira vez na história, haverá oitavas de final.

Imagem

Fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/eu ... toria.html
 
tomara que a Copa seja mais organizada que a euro
 
eu quero as européias, quero saber da euro não.
 
Imagem