•  
     

Exoplaneta zumbi volta à vida depois de ser considerado morto

Depois de muita polêmica, o exoplaneta Fomahault b volta a ganhar crédito na comunidade científica e a ser considerado um corpo planetário.

Imagem
Representação artística do exoplaneta que orbita a estrela Fomalhaut (Fonte da imagem: ESA; Hubble, M. Kornmesser; and ESO, L. Calçada and L. L. Christensen )

Um estudo publicado recentemente sugere que um exoplaneta envolto em polêmicas possa, de fato, existir. A discussão a respeito do Fomahault b, localizado na constelação de Peixe Austral, se iniciou em 2008, quando o corpo celeste foi considerado como o primeiro planeta fora do nosso Sistema Solar a ter sido diretamente fotografado por astrônomos.

Orbitando a estrela Fomahault, que está a 25 anos-luz da Terra, a existência do exoplaneta foi, mais tarde, contestada por cientistas que acreditavam que ele não passava de uma nuvem de poeira. As razões para acreditar nisso seriam a variação constante no brilho do Fomahault b e também o fato de que o telescópio espacial Spitzer, da NASA, não conseguia registrar a assinatura infravermelha do planeta.


Agora, pesquisadores analisaram dados coletados pelo telescópio Hubble entre 2004 e 2006 e, então, perceberam que o astro já havia sido capturado anteriormente em três comprimentos de onda diferentes de luz visível. Além disso, a equipe de cientistas também sugere que as características orbitais do Fomahaulft b podem estar moldando o disco de dejetos que circula aquela estrela.

Como a descoberta foi anunciada perto do Dia das Bruxas, os astrônomos apelidaram Fomahault b de “planeta zumbi”, já que, antes de voltar à vida, o nosso “monstro espacial” havia sido considerado “morto e enterrado” pela comunidade científica.



Fonte:Slashgear, Space.com
 
sera que vai ter vida nele nesse planeta ai uhAUHUUH

ou zumbis hauHUU