•  
     

Faxina no PC: seis passos para limpar e acelerar as tarefas de sua máquina

Para começar, vamos garantir que se qualquer problema acontecer durante a faxina seja possível recuperar os documentos:

1º Passo - Crie um ponto de restauração no sistema

O que é e para que serve: Antes de começar a limpeza lógica do computador, é preciso garantir que se algum procedimento der errado a recuperação de arquivos e programas seja possível. É exatamente isso que faz o Ponto de Restauração do Windows.

Segundo Vagner Issei, Analista de TI da S.O.S Computadores, o ideal é que o micro seja formatado uma vez por ano —principalmente se você o utiliza todos os dias e costuma instalar e desinstalar softwares com freqüência
Quando formatar a máquina?
Com ele, o usuário "determina" que o sistema grave todas as informações contidas no PC até aquele momento e, se solicitado, as recupere. Assim, se um arquivo importante for apagado, existirá um jeito de recuperá-lo.

Como fazer: No Windows XP, clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Ponto de Restauração. Na caixa de diálogo "Recuperação do Sistema", escolha "Criar ponto de restauração" e digite um nome para identificá-lo, por exemplo, "antes da faxina". A qualquer momento, você pode voltar a essa caixa e recuperar as informações.

2º Passo - Guarde arquivos que você não utiliza

O que é e para que serve: Depois de criar o Ponto de Restauração no Windows, é hora de guardar todos os documentos que você não acessa com freqüência em CDs, DVDs, HDs externos, pendrives ou até mesmo na Internet para liberar espaço na máquina. A escolha da mídia correta vai depender de quantos arquivos você tem na máquina.

Como fazer: Existem diversas maneiras de guardar tais documentos fora do computador. Você pode, por exemplo, compactar os arquivos e pastas direto do Explorer.

Para isso, vá em Iniciar > Meu Computador, escolha as pastas e arquivos que você deseja guardar e salve-as na mídia escolhida (se for CD ou DVD, não esqueça de "queimá-los" usando programas específicos como o Nero, Ashampoo ou CDBurner XP.

Quer guardar seus arquivos na Web e ter acesso a eles de qualquer micro? Veja seleção de sites que oferecem esse tipo de serviço na Internet
Backup online
Um outro jeito de fazer cópias de arquivos é usando a própria ferramenta do Windows XP. Com ela, é possível, inclusive, programar a periodicidade do backup. Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Backup. Depois, escolha quais pastas ou diretórios você quer copiar.

Por fim, a Internet oferece diversos sites e programas para guardar os seus documentos. Alguns possuem funções extras como escolher data e hora que determinado arquivo receberá uma cópia de segurança, salvar dados em formato .ZIP ou escolher quais extensões deseja copiar. Nessa lista, entram softs como o Cobian Backup, Safekeeper e Infbackup.

Computador a salvo, é hora de dar um dar um trato nos arquivos que ficaram na máquina.
FONTE: tecnologia.uol.com.br
 
Veja como deixar seu PC maais leeve para jogar CS ou ultilizar como desejar \@
Última edição por SeKicka em 19 out 2010 16:14, editado 1 vez no total.
 
PRA Q VOCE TA FAZEEENDO ESSE PONTOS FINAIS DEPOIS DOS TOPICOS TIOPOS COMO COMENTARIOS ?:!
 
sai sozinho --'
 
otimu topico man..

 
flash dando um up ? vai xover hj ker ve? DOASEKOASKE [zOOOA/]
 
suhauhsuha vai mesmooo''
 
nada a ver mano..

eu sempre comento nos topicos...

=X

 
é meu é especiaL