•  
     

Google mostra aos usuários como funciona sua ferramenta de busca

O Google decidiu responder às dúvidas de quem sempre imaginou como funciona seu sistema de buscas. A empresa colocou no ar um infográfico que explica passo a passo o funcionamento da ferramenta.

Imagem


O infográfico, desenvolvido em HTML5, detalha o processo desde o momento em que o usuário digita algum termo no campo de buscas, até a página de resultados.

Primeiro, o Google detalha o sistema de rastreamento e indexação das 30 trilhões de páginas da internet, que é realizado por meio dos links nas páginas e organizam o conteúdo em um índice, que, segundo eles, já tem mais de 100 milhões de gigabytes.

Em seguida, entram em jogo os algoritmos para identificar o que o usuário procura com sua busca. Entram em ação os corretores ortográficos, por exemplo, e outros recursos do buscador da empresa. Após identificar o conteúdo, procura-se no banco de dados as informações relacionadas.

O buscador então identifica e ranqueia os sites de acordo com os critérios como qualidade de página, 'frescor' do conteúdo, se a página é compatível com o SafeSearch, tradução e a busca universal, em todos os serviços do Google.

Por fim, a empresa afirma que luta diariamente contra o spam em seus resultados para evitar que páginas irrelevantes surja durante uma pesquisa.

Para conferir o infográfico,
clique aqui.

via Olhar Digital