•  
     

Grandes Problemas Ambientais!

1. Grandes Problemas ambientais O aumento do efeito de estufa; O aquecimento global; A Antárctica; A desflorestação; A Amazónia; A destruição da camada de ozono; As chuvas ácidas; O clima urbano; Os resíduos perigosos; A escassez de água.

Imagem


2. O aquecimento global O aumento da temperatura do planeta é a expressão mais óbvia do aquecimento global. Assim, a temperatura aumentou cerca de 5ºC nos últimos milhares de anos, prevendo-se que aumente ainda mais 3º C nos próximos 100 anos. Quais as consequências: Avanço dos desertos (desertificação); Subida do nível médio da água do mar; Diminuição das calotes polares; Modificações em termos agrícolas (introdução de novas espécies vegetais); Alargamento da área afectada pelas doenças tropicais.

Imagem




3. A Antártida É um dos continentes mais cobiçados. Porquê? Maior reserva de água doce do planeta; Grande influência sobre o clima mundial (regulador da temperatura na Terra); Possui grande diversidade e quantidade de recursos naturais (marinhos e minerais); Possui um elevado valor económico.

Imagem


4. A desflorestação A destruição das florestas assume um carácter de enorme atentado ambiental, pois as suas consequências atingem gravemente o ecossistema. Causas do processo de desflorestação: A agricultura de queimada e o derrube de árvores das florestas tropicais; A actividade pecuária intensiva e o pastoreio; A actividade mineira; A extracção de madeiras e a construção de infra-estruturas. Consequências da desflorestação: Redução considerável de oxigénio e do CO2; Diminuição da biodiversidade; Aumento da erosão dos solos; Aumento da desertificação; Alterações climáticas ao nível global; Põe em risco a vida dos indígenas que habitam as florestas.


Imagem


5. A destruição da camada de ozono A existência do ozono na estratosfera é vital para a Terra, por ser responsável pela absorção de grande parte da radiação ultravioleta. O ozono é indispensável para nos proteger do excesso de radiação ultravioleta, embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente. Causas da redução da camada de ozono: Clorofluorcarbonetos (CFC) Consequências da redução da camada de ozono: Possíveis alterações climáticas; Aumento de situações de smog; Modificações dos ecossistemas naturais; Alterações dos sistemas agrícolas; Perturbações do sistema imunitário humano; Aumento do cancro (especialmente da pele); Lesões oculares.

Imagem


6. As chuvas ácidas As chuvas ácidas formam-se pela combinação do dióxido de enxofre com o vapor de água existente na atmosfera. Causas: Poluição atmosférica; Indústrias e transportes; Emissões de enxofre; Queima de petróleo e carvão. Consequências: Contaminação dos recursos hídricos; Contaminação dos ecossistemas terrestres; Desflorestação; Erosão dos solos; Erosão de edifícios urbanos; Provoca doenças do foro respiratório .

Imagem


vale a pena ler isso tenha a consiencia do que esta acontesendo no nosso mundo =(
 
SUper preocupante
 
Grandes? Enormes Problemas :x
 
:/
 
um enorme problema que por sinal ngm ta nem aii pra isso rs