•  

[MÁFIA] - Guia Geral e Inscrições

Guia geral, escrito por Ruben_Ladwig (de outro fórum).
Leiam tudo, é bastante coisa, mas fundamental para o andamento do jogo.

REGRAS DO JOGO E FUNCIONAMENTO

TIMES

Há dois ou mais times em um jogo de Máfia. Quem vence não é quem chega vivo no final do jogo, e sim aqueles cujo time conseguiu cumprir seu objetivo.

Se você é da Cidade, você não conhece a identidade verdadeira de ninguém no início do jogo. Cidadãos precisam discutir durante o dia quem será linchado, mas os mafiosos também participarão da discussão disfarçados de Cidadãos. O Objetivo da cidade é linchar todos os mafiosos antes que eles matem cidadãos o bastante pra dominar a cidade. Vale lembrar que os cidadãos não podem conversar secretamente (por MSN, por exemplo), ao contrário do grupo da máfia.

Se você for da Máfia, seu grupo pode conversar entre si fora do tópico e escolher quem será assassinado durante a noite. Durante o dia, você se faz passar por um Cidadão normal. O Objetivo da Máfia é se manter incólume entre os cidadãos e matá-los lentamente durante a noite, até que haja um número igual ou maior de mafiosos do que de cidadãos.

Há outros grupos que podem ou não fazer parte de um jogo para apimentar as coisas (por exemplo, Serial Killer). Nunca se sabe se um desses grupos está presente. Caso você seja parte de um desses grupos, receberá instruções especiais do Narrador quanto a seus objetivos.

TEMPO

O jogo divide-se em dois períodos:

DIA: Todos discutem entre si, trocando acusações, evidências e argumentos lógicos tentando descobrir algum dos mafiosos infiltrados, e votando em quem deverá ser linchado pela multidão furiosa no final do dia. Caso passe muito tempo sem que a cidade chegue a uma decisão sobre o linchamento, o Narrador estipulará um tempo limite para o dia acabar.

NOITE: Durante a noite, a cidade vai dormir. Ninguém pode postar no tópico nesse período. Apenas os jogadores que tiverem algum tipo de poder utilizável durante a noite poderão fazê-lo, enviando sua ação por MP ao Narrador. Durante a noite, a Máfia escolhe a vítima do próximo assassinato, o assasino em série pode matar qualquer um, o Policial pode investigar a inocência de um jogador, o Médico pode proteger a vida de alguém, etc.

VOTAÇÃO

A parte mais importante do período do Dia é a votação para escolher quem é o suspeito que será linchado. IMPORTANTE: Serão contados APENAS os votos que seguirem este formato:

Vote: Eltor Macnol

ou

Voto: Eltor Macnol

Se você já tinha votado em alguém naquele mesmo dia, precisa primeiro retirar seu voto antes de poder votar em outra pessoa. Então diga:

Unvote: Eltor Macnol
Vote: Fulano

ou

Desvoto: Eltor Macnol
Voto: Fulano

Votos que não estiverem nesse formato serão ignorados. O uso do negrito é essencial.

Quando o número de votos em uma única pessoa for igual à metade do número de jogadores vivos mais um, o dia IMEDIATAMENTE acaba. Assim, se houverem 14 jogadores vivos, é necessário um total de 8 votos em um mesmo alvo. Caso o dia acabe por ter passado muito tempo sem ter sido atingido uma maioria absoluta de votos, o mestre de jogo pode determinar que o dia acaba sem linchamento ou então que a maioria simples de voto determina o alvo do linchamento. Mas normalmente, o primeiro caso é mais usual.

PAPÉIS

No início do jogo, todos os jogadores recebem uma MP informando o nome do seu personagem e informações sobre o poder que possui, caso haja algum. Os personagens sempre são retirados do Tema escolhido para o jogo, e seus poderes sempre são de alguma forma relacionados com o personagem (mas nem sempre de forma óbvia; espere o imprevisível).
Quando um jogador está sob suspeita de ser Máfia, geralmente a cidade tentará forçá-lo a revelar seu Personagem como forma de diminuir as suspeitas; isso pode funcionar porque, se for um dos vilões, provavelmente terá que dizer um personagem falso, e caso esse personagem já esteja em uso por outro jogador, isso tornará óbvio que ele é da Máfia.
Não é obrigatório revelar seu poder junto com o personagem, a menos que os Cidadãos exijam isso. Para muitos papéis importantes (Policial, Bloqueador, Médico) é vital manter seu poder em segredo, do contrário serão alvos certos para a Máfia na noite seguinte.

Importante: Caso você tenha que revelar seu personagem, não copie nenhum trecho da MP que recebeu no início do jogo. Use apenas suas próprias palavras.

VITÓRIA

A cidade vence quando todos mafiosos e eventuais independentes que jogam contra a cidade são eliminados do jogo. A máfia vence quando estiver em número maior que os demais participantes.
Independentes sempre tem condições específicas para sua vitória, que podem ser muito facilmente alcançadas (bobo, por exemplo) ou muito difíceis (serial killer, por exemplo). Essas condições são descritas nas mensagens que os mestres de jogo enviam aos jogadores.

Por decisão da maioria dos participantes, não há disputa de segundo lugar quando um independente vence, então o mestre de jogo deve pensar muito bem se quer ou não usar um papel especial deste tipo.

REGRAS GERAIS:

1. É proibido editar qualquer post
2. É proibido falar sobre o jogo fora do tópico (a não ser que seu papel permita isso)
3. Não poste depois que você morrer
4. Poste com a maior frequência possível. Jogadores que passarem mais de um dia sem postar serão substituídos (ou linchados antes disso, porque quem fica quieto demais é máfia)
5. Vote em negrito, e lembre de anular o voto anterior se for o caso
6. Se tiver qualquer dúvida, mande-me uma MP a qualquer momento
7. Essa é a mais importante: DIVIRTA-SE! E não esqueça que isso é só um jogo
Quem é seu inimigo mortal neste jogo será um aliado importante em outro, então não leve nada a sério demais, mantenha o bom humor

A não obediência à alguma dessas regras é passível de punição, a ser definida pelo mestre do jogo. E dependendo da infração, algum mestre pode até proibir sua participação em algum jogo futuro, especialmente em casos de trapaça.

ETIQUETA DO JOGO

PREENCHENDO UMA VAGA

Assim que um mestre abre um novo jogo, ele define o número de jogadores que vai participar, bem como um número de suplentes. Antes de correr e postar no tópico para garantir uma vaga, pergunte-se o seguinte:

-Tenho disponibilidade para efetivamente participar do jogo, postando numa frequência condizente com o ritmo do mesmo?
-Se estiver participando de outro jogo de máfia ativo, vou conseguir dedicar um tempo para ter uma boa participação em ambos os jogos?
-Mesmo tendo disponibilidade, eu vou participar do jogo de verdade, e não simplesmente aparecer para votar (quando aparecer)?
-Eu entendo e concordo com as regras do jogo, incluindo alguma modificação que o mestre do jogo possa ter feito?
-Se minha facção começar a perder, ou se os demais jogadores começarem a desconfiar de mim, vou conseguir manter a postura e não estragar o jogo para os demais?

Se alguma dessas perguntas for respondida com um NÃO, considere deixar a vaga para outro usuário. Isso só vai ajudar os jogos a fluirem mais rapidamente de maneira agradável para todos os jogadores.

JOGANDO

Ok, você já recebeu a PM com o seu papel e todo mundo está se acusando. Bem vindo a máfia. Como é da natureza do jogo, todo mundo vai estar apontando o dedo pra alguém, e algumas argumentações podem se acalorar. Mas é necessário traçar uma linha do que pode e do que não pode ser feito.

1º-Nada de ofensas. Não interessa se tu tens certeza sobre a culpa de alguém, se outra pessoa discorda de ti, isso não te dá o direito de chamá-la de ___, idiota ou coisa parecida.
2º-Se o narrador fechou o dia. Espere. Ficar postando só pra perguntar quando o dia começa de novo só serve para incomodar o moderador (no caso, eu). Envia uma PM se tu realmente estiver procupado. Mas no mais, tente ter paciência.
3º-Não seja mau perdedor. Se as coisas não deram certo pra ti, acusar o mestre de jogo de "inventar moda" ou então tentar sacanear uma das facções não é o certo a se fazer.
Em geral, vale aqui a regra do bom senso. Não faça com os outros o que tu não gostaria que fizessem contigo.

Outra coisa importante. A vida é cheia de imprevistos, e talvez você seja obrigado a abandonar o jogo na metade. Seja legal e avise antes, dando tempo do mestre alocar o suplente. Se você simplesmente some, além de prejudicar os seus aliados, atrasa o andamento do jogo.

FALANDO SOBRE O JOGO

Esse é um item que está coberto nas regras, mas é tão importante que eu acho que vale a pena extender o tema aqui.
Idealmente, não se deveria falar nada sobre o jogo com ninguém. Mas sabemos que não é assim que funciona.
Ao falar do jogo com outro jogador, você não tem idéia do quanto tu pode estar estragando a experiência de todos. Muitos, com gana de vencer, acabam se prejudicando por falar o que não deve.
Então, pense duas vezes antes de começar a conversar sobre o jogo.
Está tudo bem dizer "A máfia dos ursinhos carinhosos está bem divertida". Mas revelar informações que a outra parte da conversa não teria acesso normalmente, é muito errado, mesmo quando se fala com uma pessoa que não está jogando o jogo, seja por ela já ter saído, seja por simplesmente não ter entrado. NADA garante que essa mesma pessoa não vá dizer nada por aí.

DEPOIS DO JOGO

O jogo acabou, um dos lados venceu, e com sorte, todos se divertiram. Seja um cara bacana e diga o que achou do jogo, faça uma crítica construtiva, uma sugestão. Isso pode ajudar o mestre a melhorar os jogos futuros.

Inscreva-se respondendo aqui neste tópico:

Nome:
Tenho disponibilidade?:
Entendi o jogo?:

Nome: César
E-mail (ou outro contato): skype: cesar-ferreira99
Tenho disponibilidade?: Sim
Entendi o jogo?: + ou -

@Edit

deixa queto , eu desisti , porque eu nao entendi , muito dificil

Nome:Tio Magrelo
E-mail (ou outro contato): NÃO