•  
     

HD Tune Free

Confira se o seu disco rígido está funcionando adequadamente ou se ele está fritando!




O HD Tune Free é a versão gratuita do programa HD Tune Pro, devido a tal fato, este programa é muito mais restrito em relação ao número de funções que a sua versão paga.

Com ele, você poderá somente realizar testes de “benchmarks” para saber se o seu disco rígido aguenta trabalhar pesadamente, conferir a temperatura do seu computador para poder desligá-lo em situações extremas, saber informações sobre os discos inseridos na máquina, e ainda, executar um teste à procura de erros e ler um relatório sobre a saúde do seu disco rígido.

Usar o HD Tune Free é extremamente fácil, bastando somente selecionar o tipo de teste a ser realizado ou informação a ser obtida e clicar sobre o botão designado para cumprir a função daquela área do programa.

Nas abas “Benchmark” e “Error Scan” você poderá clicar em “Start” para iniciar os testes, tendo somente que esperá-los serem acabados para conferir o resultado. Por sua vez, as outras duas guias oferecem informações “passivas”, as quais basta acessá-las para sabê-las.

O problema dessa versão grátis é o de que ela possui somente metade das funções da edição paga, ou seja, a quantidade de testes realizados é excessivamente menor e os problemas encontrados durante testes específicos podem vir a não serem resolvidos. Além disso, ao menos no Windows Vista, o ícone ao lado do relógio, o qual mostra a temperatura do seu computador, não sai dos zero graus Celsius, em outras palavras, não funciona.

6696.jpg


Outro problema em relação á versão paga é o de que as informações da aba “Health” não são exibidas, ficando assim, em branco. No entanto, o HD Tune Free permite que você altere como a temperatura é exibida (unidade exibida e temperatura crítica), pois provavelmente essa função funciona no Windows XP.

Além disso, o HD Tune Free possibilita que você defina como o teste de benchmark será realizado, podendo escolher priorizar entre a velocidade e a precisão e ainda escolher o tamanho do bloco utilizado. O mesmo também acontece com a opção do verificador de erros, pois é possível marcar a caixa “Quick Scan” para realizar uma varredura mais rápida e menos precisa.


Fonte http://www.baixaki.com.br

hdtune_255.exe
(627.57 KiB) Transferido 65 vezes