•  
     

HIV/AIDS

MSF tratou mais de 166 mil pessoas que vivem com HIV em 2007, e forneceu terapia antirretroviral para mais de 112 mil no mesmo ano.

Existem mais de 33 milhões de pessoas vivendo com HIV/Aids no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, a maioria na África Subsaariana. Em 2007, 2,5 milhões de crianças com menos de 15 anos viviam com o vírus, e a cada dia surgiam mais de mil novos infectados. Sem o tratamento adequado, metade das crianças com Aids morrerão antes do seu segundo aniversário.

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é transmitido pela troca de fluidos corporais como sangue, leite materno, secreção vaginal e sêmen. A forma de transmissão mais comum são as relações sexuais, mas também pode ocorrer durante o parto, na amamentação e no compartilhamento de seringas.

O HIV enfraquece gradualmente o sistema imunológico, em um período de três a dez anos, dificultando o tratamento de doenças como câncer e infecções oportunistas como candidíase, pneumonia e tuberculose. Sem tratamento, uma pessoa infectada com HIV torna-se muito fraca e pode morrer. O estado avançado da doença é conhecido como síndrome de imunodeficiência adquirida, ou Aids.

A tuberculose é a infecção que mais mata portadores do HIV. Um terço dos soropositivos do mundo está co-infectado com tuberculose, informa a OMS.

Um coquetel de remédios, conhecido como anti-retroviral, ajuda no combate à doença e permite às pessoas viverem mais e melhor, retardando o declínio do sistema imunológico.

Os programas de HIV/Aids de MSF oferecem aconselhamento antes e após os testes para identificar a doença; tratamento e prevenção de infecções oportunistas; prevenção da transmissão entre mãe e filho; e fornecimento de antirretrovirais para pacientes em estágio avançado da doença. As iniciativas geralmente incluem também campanhas de educação e atividades para ensinar como prevenir a propagação do vírus.

MSF começou a tratar pacientes de HIV no começo da década de 1990, iniciando os programas de distribuição de anti-retrovirais em Camarões, Tailândia e África do Sul em 2000. Atualmente, MSF conduz projetos de HIV/Aids em 32 países, distribuindo antirretrovirais para mais de 100 mil pacientes soropositivos, incluindo 7 mil crianças.


Fonte: http://www.msf.org.br/conteudo/18/hiv-a ... nAodTUIAXw