•  

IBM cria animação movendo átomos

Depois de montar seu logo com átomos, a IBM partiu para um plano ambicioso: a empresa criou uma animação. O curta "A Boy And His Atoms" (Um Garoto e seu Átomo, em tradução livre) é nada menos que a empresa "brincando" de criar a menor animação da história, sendo preciso ampliar 100 milhões de vezes a imagem para podermos ver este vídeo, que tem tudo para despertar nostalgia nos fãs do Atari.

A IBM moveu com uma agulha fina um conjunto de átomos de monóxido de carbono, posicionados sobre uma superfície de cobre, para criar a animação em 242 quadros. A menor animação do mundo serve como publicidade de um outro feito da companhia: a IBM conseguiu armazenar um byte, o equivalente a oito bits, em apenas doze átomos. Isto é uma vitória de lavada sobre o atual padrão da indústria, que gasta aproximadamente um milhão de átomos para armazenar a mesma quantidade de dados.

Quem quiser ver mais detalhes do feito, pode conferir este link, onde a IBM mostra o making off da animação, os materiais usados e como eles conseguiram mexer em átomos com uma agulha minúscula, enquanto você aí sofre pra passar o fio pelo olho de uma agulha convencional.

Para o futuro, ficamos no aguardo de dispositivos de armazenamento com capacidades absurdas, ou um longa-metragem em parceria com a Pixar, composto por átomos e uma lição de moral no fim.

Fonte

A ciência cada vez nos surpreende mais !

Bem bacana, e MUITO bem produzido :3

eita, é cada uma o.o

Só pesimo em quimica

Ahahaha, boa, eu ja havia visto, na BBC.

@edit: parece que as fotos, para fazer a animação, foram postas uma do lado da outra, ou seja, 242 fotos, como se fosse uma imagem .gif. Obtendo-se 1000 imagens forma-se a finura/espessura de um fio de cabelo, isso é só para terem uma ideia de quão pequeno é!

Mais informações clique aqui.

Coragem Escreveu:Ahahaha, boa, eu ja havia visto, na BBC.

@edit: parece que as fotos, para fazer a animação, foram postas uma do lado da outra, ou seja, 242 fotos, como se fosse uma imagem .gif. Obtendo-se 1000 imagens forma-se a finura/espessura de um fio de cabelo, isso é só para terem uma ideia de quão pequeno é!

Ah seu lindju ! Obrigado !
Ultimamente, tenho visto muitos artigos sobre os cientistas estarem tirando fotos dos microscópios. Mas, como é a IBM, tem que tornar tudo fantástico :D

KYOC Escreveu:
Coragem Escreveu:Ahahaha, boa, eu ja havia visto, na BBC.

Ah seu lindju ! Obrigado !
Ultimamente, tenho visto muitos artigos sobre os cientistas estarem tirando fotos dos microscópios. Mas, como é a IBM, tem que tornar tudo fantástico :D

é FANTASTICO pAM, KKKKKK tudo é fantastico em torno da ciencia!