•  
     

Massa cinzenta: 7 dicas para exercitar seu cérebro

Imagem

1. Exercício físico
Está provado que fazer exercício pode aumentar as células que se encontram na parte do cérebro responsável pela aprendizagem e pela memória. Mas,( tudo tem um mas né?) não são todos os exercícios aqui vai uma comparação do que realmente funciona:
- Treino aeróbico: SIM. Estudos mostram aumento de massa cinzenta e branca em cérebros de adultos mais velhos. Também aumenta a performance de alunos de faculdade em testes cognitivos.
- Levantar pesos: IRRELEVANTE. Quando um fisiculturista diz que está ficando enorme, com certeza ele não está falando em relação ao seu cérebro. Foi achada uma ligação mínima entre treinos de resistência e função cognitiva.
- Yoga: SIM. Quando estamos estressados muitas vezes prendemos a respiração. Resultado: mais estresse, menos oxigênio para o cérebro. Assim a primeira coisa que se perde é a memória. A Yoga ajuda a perder este hábito.

Dica do Dudu: Estudar na esteira é IRRELEVANTE. Aulas de spinning podem aumentar seu “músculo” cerebral, mas não significa que você deva estudar enquanto estiver bufando e suando na esteira. Pesquisas mostram que isso só irá confundi-lo. Você acaba não fazendo bem nem uma coisa, nem outra.

2. Novidades
Dê novidades para o cérebro. Exemplos: experimentar novos sabores ou cheiros; lavar os dentes com a mão contrária; jogar jogos de cartas complicados; fazer puzzles; ler romances de boa qualidade; tomar banho de olhos fechados, ir ao trabalho por outro caminho, falar com pessoas estranhas, aprender uma língua nova ou tocar um instrumento.

Dica do Dudu: ler o Blog Ideias e essa coluna é uma excelente forma de trazer novidades ao cérebro!

3. Perguntas/Curiosidade
Estimule sua curiosidade. Faça perguntas a você mesmo, isto te obriga a raciocinar. Pergunte, por exemplo, porque é que aquela máquina funciona de determinada maneira. Antes de pedir ajuda para alguém, insista na dúvida.

Dica do Dudu: Use um dicionário. Escolha ao acaso palavras difíceis no dicionário. Agora tente usá-las em uma conversa do cotidiano, só tome cuidado para não parecer um nerd!

4. Fuja do stress e ria
Se você está correndo de um leão no meio da selva é bom estar estressado: você vai correr mais rápido! Entretanto, se você está no meio daquela prova (___) dificílima de matemática, é bom estar calmo e relaxado.
A amídala (a do cérebro, pois as da garganta só servem para infeccionar), é o nosso centro que controla o medo, e sempre supera o córtex pré-frontal, o qual é responsável pela memória de trabalho e tomada de decisão. Quando essa área profunda de nosso cérebro (amídala) é ativada, ela subjuga seus neurônios do córtex. Seu QI cai. Sua criatividade, senso de humor – tudo desaparece. Você fica estúpido. Como evitar isto? Respire fundo, e sincronize seu pulso com sua respiração. Assim seu cérebro vai pensar que está tudo mais calmo.

Dica do Dudu: Simplesmente ria. Quando nós rimos, lançamos endorfina no nosso sistema, o que leva à redução do stress, recarregando as baterias do nosso cérebro.

5. Coloque a memória para funcionar e esqueça o marca página!

Você achou ambíguo esse sub-titulo??? Pois é, eu também, mas calma…
Busque suas lembranças mais remotas e as anote; Tente lembrar o que você almoçou antes de ontem, ou ainda não use mais marca página em seus livros. Memorize a página em que você parou a leitura. Mais uma boa idéia é pegar diferentes fotografias de várias épocas e lembrar aonde foram tiradas e o que aconteceu neste dia. Você vai ver que lembra de coisas que nem lembrava lembrar!

Dica do Dudu: Bom, comecei o tópico com uma frase ambígua e terminei com um trava-língua. É melhorar não dar mais nenhuma dica para não piorar ainda mais a coisa!

6. Bebidas alcoólicas
Se você achou que eu ia dizer que uma vodka com suco de limão, ou um whisky com guaraná são ótimos para o cérebro, infelizmente, digo que é o contrário.
Estudos em ratos levaram a concluir que os que consumiam grandes quantidades de bebidas alcoólicas produziam menos células novas nos seus cérebros. Mas, parece que aquela velha teoria de que o álcool queima neurônios, é falsa… Apenas diminui a capacidade de produzir células novas (menos mal hein).

Dica do Dudu: Beba sempre com moderação. Isso não só faz bem ao cérebro, mas também pode lhe livrar de várias frias e vexames (eu que o diga!).

7. Seja bom de cama
Calma! Estou falando de dormir!
Alguns fatos comprovados por pesquisas podem nos dar uma idéia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue – quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

Dica do Dudu: Quer saber como dormir melhor? O Dudu lhe diz:
* À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades, também evite estimulantes como a cafeína.
* Evite dormir com a TV ligada.
* Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
* Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã
* Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
* Tire da cabeceira da cama o telefone celular e relógios.
* Tome um banho quente, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir.
* Tente ir para cama todos os dias no mesmo horário, isto ajuda a induzir o sono.


fonte : http://blogideias.com/2010/06/massa-cin ... rebro.html
 
fisica ajuda mto a exertcita o cerebro mais é mto ____ aprende fisica