•  
     

Narguilé

O narguilé se apresenta de forma atraente, em formatos sedutores e cores diversificadas, podendo ser abastecido com fumos aromatizados. Sua utilização tem se difundido cada vez mais. O que antes era realizado de forma restrita às residências dos consumidores, hoje já se tornou pública. Podemos observar o uso de narguilé até mesmo em mesas de bares nas calçadas.
O narguilé, um cachimbo de água, tem sua origem no Oriente, sendo considerado pela maioria de seus consumidores, praticamente inofensivo, porém segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a água contida no suporte filtra minimamente a nicotina.
De acordo com relatório da OMS, em uma sessão de narguilé, que dura em média de 20 a 60 minutos, os usuários ingerem até 50 litros de fumaça (equivalente a 100 cigarros) e transportam altas quantidades de nicotina, viciando seus usuários.A água retém ainda os metais pesados provocando efeitos altamente perigosos. Dessa forma, os usuários de narguilé ficam sujeitos a todas as doenças relacionadas ao cigarro. Além desses dados, há também o aspecto anti-higiênico na utilização do narguilé, já que os usuários muitas vezes compartilham com os amigos.
Resta então refletir sobre a relação custo/benefício no consumo de narguilé, optando dessa forma por um consumo consciente.

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-heal ... z1b7GWtUb5