•  
     

Nova pele artificial elétrica pode fazer robôs sentirem de verdade

untitled.png


Existem vários braços robóticos por aí, mas que tem uma pele de robótica para cobri-los? Um novo tipo de malha de transistores piezotrônicos pode fazer a pele robótica tão sensitiva quanto a sua, coberta com milhares de pequenos pelos mecânicos.

Desenvolvida pela Georgie Tech, esta pele especial robótica usa um tipo especial de transistores de nanofios piezoelétricos. Milhares destes pequenos componentes são espalhados ao redor da superfície da “pele”, e geram eletricidade sempre que são escovados ou expostos a pressão. A natureza piezoelétrica destes pelos artificiais significa que a pele tem uma resposta mais direta a toques do que qualquer outra. Onde tecnologias anteriores falavam para robôs como alguma coisa era, esta faz eles sentirem.

O material pode ser usado em robôs, dando a eles senso de toque que ao menos é parecido com o que temos, ou também pode ser usado para cobrir próteses e devolver em partes as sensações para aqueles que perderem membros. O próximo grande passo é projetar uma pele com respostas melhores e mais rápidas. Não vai demorar muito até robôs conseguirem sentir as coisas melhores do que você consegue – pelo menos de um jeito.

Fonte
 
O.o, que loco men, bem que eu queria um robo, pra fazer as coisas pra mim :D
 
Nossa muito interessante a tecnologia hoje em dia está evoluindo demais