•  
     

O Que e Steam

Imagem

Há tempos que eu desejava escrever um tutorial sobreo Steam, pois costumo comentar a respeito do mesmo com muita frequência aqui no XboxPlus, quando escrevo a respeito de games para PC. O site/serviço, de propriedade da Valve, desenvolvedora de games tais como como Left 4 Dead, Counter Strike, Team Fortress e muitos outros, é muito conhecido, sendo o melhor em sua área de atuação.

No entanto, pode ser que alguns leitores fiquem perdidos em relação ao mesmo, seja por não conhecerem o site e suas funcionalidades, seja por não saberem ao certo como utilizar tudo que o Steam proporciona, ou até mesmo por não saberem como comprar games por lá.

Isto é totalmente normal, nos dias atuais, onde observamos diariamente diversas áreas da tecnologia evoluindo muito rapidamente. Pois bem, pensando nestes leitores, resolvi escrever este tutorial, focando na compra e na utilização do Steam, apresentando tudo de uma forma bem simples e também “diferente”.

Será um tutorial com algumas partes “online”, digamos. Um tutorial “ao vivo”, com alguns trechos escritos enquanto efetuo uma compra no site de distribuição digital da Valve, com direito a screenshots e tudo.


Imagem

O que é o Steam

O Steam é um site de distribuição digital de games. É um serviço através do qual você compra jogos e os recebe em formato digital, efetuando o download logo após a concretização da compra. Imagine uma loja virtual como o Submarino, talvez, porém totalmente voltada a games e com a diferença de que você não terá que aguardar a chegada do produto, nem tampouco lidar com pacotes, caixas, papéis, ou esperar o correio passar para entregar sua encomenda.

No Steam, tudo é digital. Você navega pelo site, busca pelos games que deseja, realiza a compra e baixa o jogo para seu computador. O tempo de entrega, ou seja, o tempo que levará para o game ser baixado, dependerá da sua conexão à internet e do tamanho do jogo que você comprou, dentre alguns outros fatores que não vem ao caso agora. A instalação de cada game comprado através do Steam é efetuada de maneira totalmente automática pelo próprio, logo após o término do download dos arquivos necessários

Na verdade, a palavra “Steam” também serve para designar o software (o cliente Steam) através do qual você baixa os games que compra, software este que também funciona como um centralizador, permitindo que você tenha seus games organizados em um único lugar, podendo também inicializá-los a partir daí.

Vantagens que nenhum outro site de distribuição digital oferece

Comprando seus games no Steam, você sempre os terá à disposição, bastando abrir seu cliente Steam. Poderá, também, baixar e jogar seus games em qualquer outro computador, bastando para isto efetuar o download do cliente Steam e solicitar a instalação de qualquer game que você tenha comprado no Steam, os quais constarão na lista “Not installed”, ou “Não instalados” do aplicativo. Quanto a isto, não existem limites.


Imagem

O único limite neste sentido é a impossibilidade de efetuar login com a sua conta simultâneamente em dois computadores diferentes. Neste caso, o novo login sempre anulará o outro, o que significa que seus games não podem ser jogados em dois computadores ao mesmo tempo. Isto é natural, e visa evitar a pirataria.

Além disso, existe a função de backup, no software. Suponhamos que você formate ou troque de computador. Não é necessário efetuar o download novamente de todos os seus jogos. Basta utilizar a função “Backup”, disponível através do menu “File” (Arquivo), e gerar um backup com todos os seus games em um HD externo, por exemplo.

Em seguida, no novo computador, basta instalar um novo cliente e executar a restauração do backup, através do arquivo gerado previamente. Isto evita que você tenha de fazer download novamente de seus games, o que demandaria muito mais tempo, principalmente se você possuir muitos games em sua lista.

Um lado social bem interessante

Além disso, o Steam também possui um lado meio social, uma comunidade muito legal chamada “Steam Community”, que possui alguns aspectos um pouco semelhantes à Xbox Live. Através da “Steam Community”, é possível adicionar amigos, saber quando eles estão online, criar sua própria página, criar e participar de grupos, visualizar estatísticas de jogo e até mesmo participar de chats em grupo, utilizando texto ou voz.


Imagem


Através dos grupos, também é possível agendar partidas multiplayer. É o que ocorre, por exemplo, com o grupo “NoHeroes“, que possui mais de 170 mil membros e é dedicado aos games “Team Fortress 2″, “Left 4 Dead” e “Left 4 Dead 2″. Fazendo parte do mesmo, você receberá diversos convites para jogatina online, enquanto estiver com seu cliente Steam aberto. É necessário possuir os games, também,né.

É possível também conversar com seus amigos enquanto você está jogando uma partida multiplayer, bastando utilizar o sistema Overlay, acessível através da combinação de teclas Shift + Tab enquanto “in-game”.


Imagem

Atualizações automáticas

Esta é uma das grandes sacadas do Steam. É natural que qualquer jogo, bem como qualquer software (aliás, um jogo é um software) contenha bugs. Sendo estes bugs detectados, o desenvolvedor pode disponibilizar updates para corrigí-los.

No Steam, tão logo um update seja liberado pelo desenvolvedor, este é disponibilizado na rede, e seus jogos serão atualizados automaticamente. Muito prático, não?

E este sistema não serve somente para a correção de problemas. Novas funcionalidades e “eventos inusitados” também são disponibilizados desta forma. Por exemplo, a comentadíssima guerra entre as classes Demomen e Soldier em “Team Fortress 2″, que também trouxe os respectivos upgrades de classes, foi disponibilizada no game através de updates.

O excelente RPG da “Runic Games” recebeu suporte ao “Steam Cloud” também através de um destes updates automáticos. É fácil perceber que, com o Steam, seus games estarão sempre atualizados, e novas funcionalidades sempre poderão ser introduzidas, sem nenhum esforço de sua parte.

Steam Cloud

Aliás, quanto ao “Steam Cloud“, vale ressaltar que é um recurso lançado em 2008, o qual permite que você mantenha seus perfis e saves nos servidores do serviço, o que significa que terá muito mais segurança. Mesmo que seu computador seja formatado, roubado, ou até mesmo no caso de você comprar um novo computador, basta instalar o cliente Steam e os games, e todos os dados dos mesmos estarão lá, intocados, e você poderá retomar seus games do ponto de onde parou.

Até mesmo no caso de você instalar o Steam e seus games em outro computador, seus dados estarão lá, intocados, o que significa que seus perfis e saves acompanham você, onde quer que você esteja, sendo possível iniciar um game em um computador/local e terminar em outro, por exemplo. A segurança proporcionada por este serviço é muito legal, e aparentemente todos os novos jogos já estão sendo lançados com suporte ao serviço, e o Steam pretende oferecer suporte a este recurso a todos os games de seu acervo (que é enorme), paulatinamente.

Até mesmo o recém lançado e sensacional game indie “Bob Came in Pieces” já possui suporte ao Steam Cloud, para você ter uma idéia. Possuo o game e já utilizei a facilidade que o recurso proporciona, aliás.



E IssO


Fonte: XboXplus
 
ainda não sei oque é steam. ueHAUEAheuaehAUEaeAH
 
nice :)
 
topico de 2010 e ainda posta sem conteudo vai acaba levando ADV!
 
pow ele ja ressucitou uns 5 topicos.
 
Bom topico mano!