•  
     

Otimizando seu site para melhores posições em buscadores como o Google.

A melhor matéria que eu encontrei na internet sobre otimizar sites em buscadores.
Neste primeiro artigo da série, vou abordar o tema da Optimização On-Page do Site.

Keywords ou Palavras-Chave


Embora este artigo não seja sobre como escolher keywords, é importante, pelo menos, abordar o tema.
Certifique-se que está a atingir o seu público-alvo com as keywords que está a utilizar no seu site, caso contrário, todo o processo de optimização pode-se traduzir numa grande perda de tempo.

SEO – Optimização do Site

Existem imensos factores “on-page” que podem contribuir para melhorar o seu ranking no Google, e aqui ficam alguns deles e o que pode fazer para aumentar as suas possibilidades de sucesso.

Title Tag

A tag Title é um dos aspectos mais importantes da optimização “on-page” do seu site, pois, além de outras coisas, normalmente, é a informação que o Google utiliza para apresentar nos seus resultados
A utilização da sua keyword nesta tag é muito importante. Com isto não quero dizer que deve encher a Title tag de keywords à toa. Até pelo contrário, se o fizer correr o risco de ser considerado SPAM pelo Google e acabar por sair prejudicado.
Faça uma utilização inteligente da sua keyword sem entrar em exageros.

É esta tag que o Google utiliza quando exibe o seu site nos resultados, pelo que, é conveniente ter um texto atractivo para os utilizadores.
Idealmente, cada página do seu site deve ter a sua Title tag única e distinta das restantes.

META Description Tag

A tag Meta Description ou Descrição META, ainda é frequentemente utilizada pelo Google na exibição do texto sobre o site nas páginas de resultados. Esta prática do Google já foi bem mais comum do que é agora. Normalmente, isto acontece em situações que o site tem pouco conteúdo ou conteúdo em flash.
Não quer dizer que não o faça em sites ricos em conteúdo, mas a tendência tem sido diminuir os casos em que isso acontece.
Tente ter uma descrição META interessante para os utilizadores, não muito longa, senão é “cortada a meio” quando aparece nos resultados das pesquisas, e com uma utilização inteligente da sua keyword. Igualmente sem excessos.

META Keyword Tag

No que respeita ao Google, esta tag é totalmente inútil, pois o Google não a utiliza para nada. No entanto, existe alguam especulação sobre se o Google poderá prejudicar o seu site pelo uso excessivo de uma keyword nesta tag. Por este motivo, mais vale jogar pelo seguro e aconselho alguma cautela.

Keyword Density ou Densidade da Keyword

A keyword Density ou densidade de keywords, corresponde ao peso que o uso da keyword representa sobre o texto total do seu site.
Há algum tempo atrás, havia uma percentagem de densidade de keyword, que podia significar quase automaticamente um bom ranking, agora já não é o caso, pois varia imenso de nicho para nicho e de termo para termo.
Para ter uma ideia da densidade que pode ser a melhor para o seu caso, sugiro que faça uma pesquisa no Goggle e analise a densidade da keyword nos primeiros 10 a 20 resultados. Uma média simples com base nestes resultados, pode eventualmente, ser o ideal para o caso específico.

Texto da tag “Body” e colocação da Keyword

A colocação estratégica da keyword em determinados locais do seu site, pode influenciar
a leitura que o Google faz da importância dessa keyword para o seu site.
Também aqui, aconselho muita cautela no uso da keyword, de forma a não parecer um site escrito para os Motores de Busca e não para pessoas. Além de que, se exagerar, pode ser considerado Keyword Spamming pelo Google, e isso, você não quer que aconteça.

Sinónimos

Usar sinónimos da sua keyword é uma atitude inteligente, pois o Google vai ler estes sinónimos e associá-los à sua keyword, quando estiver a analizar a relevância do seu site para o assunto em questão.
Uma boa fonte de sinónimos, senão a melhor, é o proprio Google.
Para isso, faça uma pesquisa pela keyword precedida de til, como neste exemplo: “~keyword”, e analise os resultados apresentados pelo Google, particularmente, os que aparecem a bold, pois esses são os termos
que o Google considera serem sinónimos da sua keyword.

Para não tornar estes artigos excessivamente extensos e aborrecidos, a análise da Optimização dos factores “on-page” continua no próximo artigo desta série:
SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 2 de 6


http://www.webmarketingpt.com/google/seo-como-optimizar-o-seu-site-ou-blog-para-o-google-parte-1-de-6/