•  
     

Page Fault Found In A Non Paged Area

Quando o Windows avisa que há um erro de PÁGINA (PAGE) ou Dados (DATA) o problema certamente está relacionado a memória.

Causas

Há várias causas possíveis para as seguintes mensagens de erro:

Page Fault Found In A Non Paged Area BSOD's Memory Dump BSOD's IRC BSOD's

"Tela azul da morte" - (BSOD = "Blue Screen of Death")

Solucionando o problema

Área de transferência de dados (Cashing) da BIOS ativada

A primeira coisa a fazer é ter certeza de que o item EPROM CACHE esteja desabilitado na BIOS. Se estiver habilitado, algumas versões do Windows podem se confundir e mostrar a "tela azul da morte" (BSOD) alternadamente.

De fato, para o Windows XP (home ou Profissional) você pode desabilitar todas as configurações de Área de transferência de dados (Cashing) na BIOS, o Windows XP não utiliza totalmente essas características.

Se esta opção não estiver habilitada ou se ao desabilitá-la não ajusta o problema da "tela azul da morte" (BSOD), ou sua placa-mãe não tem essa opção, então a próxima causa mais provável é defeito em um dos pentes de memória.
Aquecimento excessivo

A próxima causa mais provável desta "tela azul da morte" (BSOD) é o aquecimento excessivo.

A maneira mais rápida de se verificar esse item é removendo a tampa lateral da CPU e utilizar um ventilador de quarto para jogar ar dentro da CPU. Se o problema desaparecer, então você tem um problema de aquecimento excessivo.

Também é possível haver poeira, sujeira ou outra contaminação na placa-mãe ou pente de memória causando aquecimento excessivo, principalmente se seu computador quente se tornou o abrigo de algum animal.

Verifique se não há poeira ou contaminação na placa-mãe ou pente de memória que poderiam estar interligando alguns pinos e assegure-se de que todos os pentes de memória estejam devidamente conectados em seus conectores da placa-mãe

Siga as recomendações do fabricante da placa-mãe para ordem correta de conexão dos conectores, principalmente para placas-mãe que tenham capacidade dupla de transferência.

Nesse ponto, você poderia executar testes de memória estendida em seu computador para localizar a memória defeituosa. Há vários programas gratuitos que você pode utilizar, abaixo uma lista com links.
Teste de memória

Sempre é bom executar um teste de memória ou dois se você tem erros de memória de qualquer tipo, apenas para se assegurar que seja fácil encontrar o erro.

Abaixo alguns que você pode obter gratuitamente:

* Windows Memory Diagnostic Download Page
* Memtest86
* Simmtester DocMeM Memory Test Program


Aumento intencional da capacidade de Processamento (Overclocking)

Com a moda atual de sistemas com aumento intencional da capacidade de Processamento (Overclocking), você tem mais duas causas para estes erros. O aumento intencional da capacidade de Processamento (Overclocking) causa calor que pode criar ou agravar um problema existente, e o Overclocking também aumenta as margens de tempo que podem deixar o sistema de seu computador instável.

Toda hora que tiver erros assim, você deve voltar às configurações de velocidade do processador (clock) e voltagem para o modo normal.

O Windows reporta caso ocorra algum erro de transferência de dados de ou para seu Disco Rígido (Hard Drive), Memória ou controladores SCSI ou IDE. Erros primários como estes podem ocorrer caso o Windows não consiga gravar informações no arquivo de transferência do Windows (swapfile).

Essa condição pode apresentar um erro típico de tempo esgotado para o Disco Rígido no Windows que pode enviar mensagem de erro ou a Tela Azul da Morte e encerrar todos os processos para evitar danos ao Hardware ou gravar informações em cima de arquivos pré-existentes no Disco Rígido. Essa é uma característica padrão de proteção de erro de memória no Windows XP.

Discos Rígidos defeituosos, placas de vídeo e de som também podem causar a Tela Azul da Morte, Placas de som da marca Creative são conhecidas por terem problemas caso estejam um pouco desconectadas do conector PCI.

Não é incomum algumas placas ficarem um pouco desconectadas de seus conectores, principalmente se o computador foi movimentado ou se os parafusos não estão bem apertados.

Fonte: http://www.steampowered.com