•  
     

Peixe gigante aparece e intriga pescadores em Bertioga, SP....

Animal tem aparência estranha e é conhecido como peixe-lua.
Pescadores dizem que ele pesa cerca de 250 quilos e mede dois metros.

3_2_1.jpg

Peixe-lua foi encontrado em praia de Bertioga, no litoral de SP.


Um enorme e diferente peixe apareceu na rede de um pescador na noite desta quarta-feira (9) na praia de Boracéia, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Os pescadores do local ficaram intrigados com o tamanho da espécie e disseram que tem cerca de 250 quilos. Já um especialista em oceanografia biológica disse tratar-se de um ‘peixe-lua’.
O pescador Manoel Raimundo Valentim, 58 anos, conta que deixou uma rede no mar na quarta-feira e voltou para buscar a pesca apenas à noite. Ele notou ter pegado um peixe bem grande, já que não conseguia puxar a rede sozinho. Já na manhã desta quinta-feira (10), Raimundo voltou ao local com outras pessoas. Para retirar a rede do mar, foi necessário deslocar cinco homens. Eles colocaram o exemplar de quase dois metros no barco do pescador.

Raimundo diz que sempre trabalhou com pesca e nunca tinha visto algo parecido. “Nunca vi peixe assim, não sei nem o que fazer com ele. Por isso, a gente está pedindo ajuda, para ter informação sobre o que fazer com ele”, fala o pescador.
Michel Donato Gianeti, que atua na área de oceanografia biológica da Universidade de São Paulo (USP), recebeu as fotos do animal e disse se tratar de um ‘peixe-lua’, que tem o nome científico de Mola mola, da família Molidae. “É um peixe relativamente comum em águas oceânicas brasileiras, apesar de não abundante. Não tem valor comercial, ou seja, sua carne não é apreciada para consumo, felizmente, pensando na preservação da espécie”, analisa o especialista.
Segundo Gianeti, o consumo desse tipo de peixe é inapropriado e ele não tem valor comercial. Por isso, é interessante ter esse animal para a realização de estudos mais aprofundados sobre a espécie. "O exemplar das fotos é um belo espécime. Pena que foi capturado. A universidade teria interesse em manter preservado esse peixe, se o pescador for descartar", diz ele.

4.jpg
4.jpg (25.53 KiB) Visto 798 vezes

Animal não é próprio para o consumo.

fonte
 
Peixe com orelha? Pareçe um porco