•  
     

Peugeot apresenta o Onyx, conceito com lataria de cobre e muita tecnologia

A Peugeot exercitou muito a criatividade de seus projetistas para chegar ao conceito Onyx. O carro é uma proposta que abusa na tecnologia e no desenho esportivo. Com sistemas avançados em tudo, o modelo é feito com partes moldadas em cobre e até em jornal.

Imagem

Usando papel de jornal prensado, a Peugeot criou um material reciclável, rígido e de boa durabilidade para confeccionar o interior do Onyx. Batizado de Paper Wood, o composto substitui os plásticos, couros e apliques em madeira, comuns na indústria, que costumam encarecer os carros, além de serem questionáveis do ponto de vista ecológico.

O uso do cobre se dá no exterior, como é possível ver na lataria do automóvel. De acordo com a fabricante, o material barato, leve e rígido o suficiente para ser usado como matéria-prima principal de partes de um veículo. O resultado, além de interessante, é bonito, dada a coloração natural do metal. A montadora francesa adotou os dois materiais para sinalizar ao mercado suas pesquisas na área.


Imagem

A tecnologia vai além no Onyx, que conta com sistemas híbridos de propulsão. A Peugeot equipou o conceito com um motor diesel V8 de 3.7 litros e unidades elétricas, que combinados, entregam 680 cavalos de potência ao supercarro. Não há qualquer previsão de que o veículo, ou algum modelo próximo, seja lançado comercialmente. Contudo, as formas devem servir de inspiração para os próximos carros da marca.

fonte