•  
     

Prédio na Av. Paulista vira 'telão' para obras de arte inspiradas em games

Imagem

Uma mostra artística na cidade de São Paulo permitirá que os visitantes "joguem" videogame na fachada do prédio da Fiesp, na Avenida Paulista, região central da capital. Chamada de "PLAY!", a mostra traz seis obras de arte baseada em jogos eletrônicos, sendo três delas interativas, permitindo que os visitantes brinquem e interajam com as criações.

Para as obras que usam a fachada do prédio, a organização afirma que será montanda uma estrutura do outro lado da Av. Paulista, na Alameda das Flores, para permitir que os visitantes assistam às animações e possam interagir com a mostra.

Uma delas que usa a fachada do edifício como tela, chamada de "Paulista Invaders", de Suzete Venturelli e do MidiaLab|UnB, do Brasil, é inspirada no antigo game "Space Invaders". O jogador controla uma bicicleta que deve se defender dos carros jogando flores contra eles. Os carros, ao serem atingidos, se desfazem e purificam o ar, mudando a cor de fundo da obra. O objetivo da obra é conscientizar sobre qualidade de vida de despoluição do ar da capital.

Da Espanha, a obra "LUMMO" é baseada no jogo "Tetris". Nela, duas pessoas, uma controlando o eixo da peça e outra sua posição na tela para preencher todos os espaços, fazendo com que as linhas desapareçam - como no jogo. O projeto foi exibido originalmente no Medialab Prado, em Madri, na Espanha, e incentiva a interação entre os jogadores e as pessoas ao redor.


Imagem

Outra obra interativa baseada em games é a "Labirintos Invisíveis", do brasileiro Andrei Thomaz. Ela consiste em dois labirintos a serem jogados simultaneamente por
participantes usando um tablet, em que cada jogador deve mover o ponto da área de partida e percorrer os labirintos até sua saída dentro de dois minutos. Há labirintos que se dissolvem e outro que fica invisível quando o visitante toca em suas paredes.


Serviço
O que é: Mostra de arte baseada em games "PLAY!"
Quando: de 25 de março a 7 de abril. Obras interativas das 20h às 22h; obras visuais: na fachada do prédio, até 5h da manhã;
Onde: no prédio da Fiesp, na Av. Paulista 1.313, Bela Vista, São Paulo.


Imagem

Imagem

fonte
 
gostei da criatividade dos cara