•  
     

[POLEMICA] Redução Da Maior Idade !!

Redução da maioridade penal entra em discussão no Senado


Imagem


A questão da violência cometida por adolescentes está sendo amplamente discutida no Congresso Nacional. Vários casos com repercussão na mídia pressionaram o Senado a tomar uma posição. De um lado, defendese a redução da maioridade penal para 16 anos. Por outro, a emancipação legal, que é o aumento do período de internação desses jovens.

O senador Demóstenes Torres (PFL-GO) é o relator que analisa a Emenda Constitucional da redução da maioridade penal. Para ele, essa medida não seria uma solução e sim uma alternativa. “Outras ações têm que ser implementadas, como, por exemplo, a escola em tempo integral”, disse o senador. Ele também afirmou que medidas sócioeducativas, que existem há 17 anos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), mostraram-se ineficazes na recuperação desses adolescentes. “Muitos com idade abaixo de 18 anos são comandantes de organizações criminosas”, disse.

Para o advogado Flávio César de Toledo Pinheiro, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, deve-se estudar o prazo para liberar o menor depois que ele estiver em condições de voltar a conviver com a sociedade. Para ele, os jovens que ficam internados até atingirem 21 anos, idade-limite que as instituições podem ficar com o menor infrator, muitas vezes ainda não estão preparados para serem recolocados na sociedade. “Não se pode liberá-los antes. Deve-se oferecer ao adolescente esporte e educação”, afirmou. Ele não concorda com a redução da maioridade penal.

O País já enfrenta problemas com a superlotação das cadeias. O que fazer com os adolescentes em conflito com a lei, que já estão nas unidades de reeducação e que vão migrar para os presídios junto com os adultos? Para o senador Demóstenes, essa questão é um problema do Poder Executivo. “A superlotação de presídios não pode ser usada como desculpa para que criminosos de alta periculosidade fiquem nas ruas. A superlotação tem que ser resolvida, seja para os maiores de 18 anos, seja para os menores”, explicou o senador.


VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA


Todos os adolescentes que cometem infração têm um histórico de maus tratos. Essa violência sofrida por eles vem da família, de vizinhos e até mesmo da escola. “Se na primeira infância a criança recebe algum tipo de abuso, principalmente de alguém que faz parte do seu vínculo afetivo, ela levará isso para toda a vida”, explicou Suzanne Duppong, presidente da Organização Ministério Jesus Ama o Menor, que atua há mais de 25 anos no Estado de São Paulo na recuperação de crianças, adolescentes e jovens em conflito com a lei. O trabalho teve início em 1981, dando assistência às unidades Raposo Tavares da FEBEM (Fundação para o Bem-Estar do Menor).

Para Suzanne, que é teóloga e possui especialização em Psicologia, a redução não seria a melhor opção. “Os países que diminuíram a maioridade penal não tiveram um bom resultado de reabilitação”. Creio que os adolescentes que cometeram atos graves devam permanecer até os 21 anos em um programa semelhante aos 10% de unidades remodeladas com o trabalho de aperfeiçoamento contínuo nas unidades da antiga FEBEM, hoje Centro de Assistência Sócio-Educativa ao Adolescente (CASA)”, afirmou. Para ela, o sistema carcerário brasileiro tem sido apontado de forma geral como um programa não reabilitador na maioria das suas ações e unidades. “Está difícil reeducar neste sistema que está sendo remodelado. Imagine jogar um adolescente de 16 anos no sistema carcerário de adulto como o conhecemos. Violência não se enfrenta com mais violência.”, disse Suzanne.

Se aprovada a lei, serão mais 11 mil detentos no sistema carcerário brasileiro. Os presídios já sofrem com o número de detentos, que gera rebeliões e conflitos. Segundo dados do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), havia 15.426 jovens cumprindo medida de internação nas unidades de recuperação do País, em agosto de 2006.

Fonte: JusBrasil
 
muito bom, up para que todos vejam,
 
totalmente a favor , espero q aconteça e vem junto a pena de morte tb
 
Era pra ser uns 10 anos.
 
Acho que a maioridade e maturidade você só alcança aos 21 anos, pois já tem uma mente formada, um emprego, está cursando a faculdade e é quando, realmente, assumimos responsabilidades.
 
O que eu acho? De verdade?
Concordo com todos que dizem que devem incrementar a pena de morte no Brasil...não importa se é de menor, de maior...eu ouvi uma frase bem assim: "Se um adolescente de 14 anos tem juízo para começar a trabalhar porque um de 16 não pode se responsabilizar por seus atos?" ...eu concordo plenamente....
E na minha humilde opinião, esse papo de: "Violência só gera violência" , isso é o caralheo, é o caralheo...violência se combate é com a ____ da violência, sem mas. (VISH Me exaltei HU3HU3 BR .-.)

PS: Acho que uma ditadura hoje em dia não cairia mal pro Brasil, no entanto teria que ser um ditador ____, tipo um Hitler da vida :icon_evil: (FOD* pra K7)..até mesmo o Governador do The Walking Dead pode ser usado como exemplo :p
 
Furia Escreveu:totalmente a favor , espero q aconteça e vem junto a pena de morte tb


voce nao intendeu mano ? pena de morto so vai matar e prender gente pobre, "RICO NAO PASA NEM 30 MINUTOS EM DELEGACIA !!! "
 
RonaldRasta Escreveu:
Furia Escreveu:totalmente a favor , espero q aconteça e vem junto a pena de morte tb


voce nao intendeu mano ? pena de morto so vai matar e prender gente pobre, "RICO NAO PASA NEM 30 MINUTOS EM DELEGACIA !!! "

Isso só ocorre poque o governo brasileiro é fraudulento; sendo assim, abrindo portas à corrupção, e não é só corrupção de políticos, mas policiais, juízes etc...
 
i coragem sujo nao da mais pra vc realizar suas saidinha de banco + não
 
ViniciusLima Escreveu:uP !



vai nessa que os cara ti da ban fi fica fazendo essas merdh