•  
     

Refrigerante: 7 mitos e verdades sobre a bebida

Imagem

Beber refrigerante durante a refeição atrapalha a digestão?

Não apenas o refrigerante, mas qualquer líquido consumido junto a grandes refeições como café da manhã, almoço e jantar não é recomendado, pois dificulta a digestão. 'O ideal é esperar pelo menos 15 minutos após as refeições para tomar o líquido e de preferência ingerir sempre água, suco de frutas natural ou chá', assegura a nutricionista Roseli Ueno.

A bebida estraga os dentes?

'Um dentista poderia responder melhor, mas com certeza. O ácido mais o açúcar presente na bebida desmineralizam os dentes e proporcionam maior chance de cárie. No caso dos refrigerentas light ou diet, eles podem não ter o açúcar, mas continuam sendo bebidas ácidas', observa a nutricionista Roseli Ueno.

É verdade que o refrigerante causa diabetes?

Não causa, mas o excesso pode contribuir com o aumento de açúcar circulante no sangue, o que dará maior trabalho ao pâncreas para produzir insulina e, consequentemente, há um maior acúmulo de gorduras nas células. O pâncreas, se trabalhar diariamente e em excesso, pode adoecer uma hora e aparecer sim o diabetes.

'Atualmente, até crianças aprendem, a partir de 1 ou 2 anos, a tomar refrigerante incentivada por algum adulto com a famosa frase 'é só para experimentar ou hoje é domingo'. O difícil é quando a criança acostuma com o sabor doce e esta bebida começa a fazer parte do dia a dia da família e, ao invés de se hidratar com a água (que não tem calorias, química ou açúcar), toma refrigerante comum. Imagine quantas calorias ela terá ingerido até o final do dia e, portanto, quanto terá engordado até a adolescência', pondera a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya.

Refrigerante diet e light são a mesma coisa?

No mercado hoje circulam refrigerantes light ou zero e menos o termo diet. Na versão light e diet pode haver uma redução calórica e contribuir para não elevar o peso. Embora, esclarece Roseli, a palavra diet não seja muita utilizada para refrigerantes e sim o termo 'zero por cento de açúcar'. Abaixo uma explicação sobre cada tipo.

Light - Usado quando há redução de 25% ou mais de um dos ingredientes na composição. Por exemplo, 25% menos sódio do que na fórmula original.

Diet - Quando há isenção de um ingrediente em relação à fórmula original. Os produtos diet foram formulados para atender pessoas com necessidades especiais. Por exemplo, isento de açúcar.

Zero - Quando há exclusão de um ingrediente da fórmula como zero por cento de açúcar. Este termo é mais utilizado porque não significa dizer que a pessoa tem que ser portadora de alguma enfermidade para ingerir e pode ser ingerido por qualquer pessoa.

É corrosivo e pode desentupir pia como dizem?

Não, garante a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya. Se fosse assim nem sobraria lata, pois seria altamente corrosivo. 'O que acontece é que bebidas gaseificadas parecem aliviar a sensação de estômago pesado depois de uma refeição rica em alimentos de difícil digestão', explica a especialista.

A bebida pode causar doenças cardíacas ou ser nociva ao organismo?

Como muitas pessoas preferem hoje se hidratar com o refrigerante e não com a água, isso resulta no aumento das calorias, açúcar circulante e, consequentemente, maior acúmulo de gordura. 'O excesso de sódio pode fazer subir a pressão, assim como com o aumento do açúcar gera um ganho de peso. A consequência é um maior risco de doenças cardíacas como colesterol, diabetes, triglicérides, dentre outras', explica a nutricionista Paula Castilho.

Refrigerante engorda ou causa celulite?

O refrigerante pode ser, sim, um fator que contribui para o aparecimento da celulite porque tem excesso de açúcar (mais açúcar leva ao maior acúmulo de gordura pelas células) e sódio (em excesso contribui para a retenção de líquidos e pode agravar a lesão) na composição. 'Mas não é porque tomou uma lata de refrigerante que a celulite aparecerá, existem causas primárias como predisposição, sobrepeso ou obesidade, problemas hormonais, alimentação pobre em nutrientes, falta de hidratação, entre outros fatores', explica a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya.

Fonte
 
up
 
:icon_eek: legal emo !
 
não gosto ..

so de água mesmo!
 
~|[G].uilty! Escreveu:não gosto ..

so de água mesmo!

duvido u.u
 
credo to nem ai vo continua tomando minha cokinha no meio dia hehe
 
alex piazza Escreveu:credo to nem ai vo continua tomando minha cokinha no meio dia hehe


pode fazer mal mais coca e muito bom nao tem iguall
 
alex piazza Escreveu:credo to nem ai vo continua tomando minha cokinha no meio dia hehe

EI TANBEM MAIS UM DIA DA UM POBLEMA EM MANO :icon_lol:
 
up , muito bom tópico pra orientar a galera sobre o refri ^^
 
Bom tópico , eu não sabia que o refrigerante dava care , bom saber disso !