•  
     

Sal pode aumentar a capacidade de discos rígidos para mais de 18 TB

Às vezes, grandes descobertas da ciência acabam sendo muito mais simples do que parecem. É o caso do mais novo resultado obtido por pesquisadores do Institute of Materials Research and Engineering, em Cingapura. A partir de sal (sim, o tempero usado na cozinha!), eles esperam aumentar em até seis vezes a capacidade de armazenamento de um disco rígido.

Segundo o The News, o que eles conseguiram foi produzir um dispositivo de armazenamento magnético com uma densidade muito maior do que o convencional: 3,3 Tb/m². Para isso, o Dr. Joel Yang, responsável pela pesquisa, melhorou um processo de sua autoria que envolvia o uso de cloreto de sódio para aumentar consideravelmente o número de bits suportados em cada espaço de um disco rígido.

E isso não significa só um aumento na capacidade de armazenamento de dados de novos discos rígidos, mas também na tecnologia de fabricação. A ideia de Yang é que os HDs fabricados hoje que guardem até 1 TB, por exemplo, possam ser expandidos para 6 TB no futuro, apenas aplicando a nova tecnologia.

A ideia é que esse método diferenciado, que é bastante similar ao processo atual de fabricação desses produtos, possa ser implementado na indústria a partir de 2016. Melhor começar a economizar sal desde já.



Fonte: http://www.tecmundo.com.br/disco-rigido ... z1angUw1sZ
 
SAL ?