•  

Tunando seu Sistema Operacional - Parte 1

Salve Galera da NerdBB.

Há muito tempo que trabalho na área de Tecnologia e ao longo desses anos achei muita coisa útil na internet e aprendi a modificar algumas características do Sistema Operacional para melhorar o seu desempenho. Todos os procedimentos que vou descrever abaixo foram testados e devem ser feitos com muito cuidado, pois mecher no Registro/Configurações do seu Sistema Operacional erroneamente, podem quebrá-lo, então aconselho muita atenção. Caso tenham dúvidas fiquem a vontade para questionar. Como já faz muito tempo, não me recordo das fontes, mas caso alguém veja, receba seus créditos pela descoberta.

1-) Habilitando o Cache L2 para utilização no Sistema Operacional.

Seu processador possui 3 tipos de memórias cache dentro dele, a memória L1, que armazena todos os dados de rotina (Inicialização do Sistema Operacional, barramento, etc) a memória L2, que é uma memória criada para auxiliar a L1 e possui um tamanho maior. Aumentar o cache da L1 causaria extrema lentidão ao invés de acelerar o processo guardando instruções das rotinas mais executadas pelo processador, pois quanto maior o cache, mais tempo o processador gasta procurando instruções, e para a solução deste problema, a memória L3, que é um cache compartilhado entre os núcleos, presente nos processadores mais recentes.

Bom, vamos ao que interessa ;)

Primeiro, baixe o programa CPU-Z. Este programa traz informações bem detalhadas sobre todas as características do seu processador (clock, velocidade, multiplicador, etc), placa-mãe (modelo, versão, chipset), memória (numero de serie, clock, tamanho)

http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html

No site você encontra versões 32bits ou 64bits e também a opção instalável ou portátil.

Após baixar, extraia os arquivos e execute o CPU-Z. Na aba CPU, você poderá visualizar todas as características do seu processador, inclusive o que nos interessa, a memória cache L2.