•  

Tutorial Básico sobre FTP

Com esse guia do Tio Zuca, aprenda tudo sobre esse magnífico protocolo de transferência de arquivos.

I. O que é;
II. Baixando o Cliente;
III. Conectando-se;
IV. Transferir arquivos;
V. Trivia.

Vamos lá.

I. O que é:
FTP (File Transfer Protocol, protocolo de transferência de arquivos) nada mais é do que um protocolo de transferência de arquivios. Sim. Se você não entendeu, vou explicar:
Quando você entra numa página da internet, ex
http://www.nerdbb.com, o protocolo que faz com que você baixe a página em seu PC é o HTTP. Se você colocar ftp://IPDOSEUSERVER por exemplo, vai conectar ao IP na forma de FTP, apenas para transferir arquivos. Já o HTTP transfere as páginas web. Entenderam?
As vantagens do ftp em relação ao http é a rapidez na transferência, já que ele faz somente isso, e o HTTP transfere dados junto aos arquivos, diminuindo a eficiência para este tipo de ação.

II. Baixando o Cliente
Existem N formas de se conectar à um servidor FTP. Uma delas eu já disse acima, pelo navegador - ftp://IPDOSERVER.
Imagem

Outra, é pelo CMD do windows. Ao abrí-lo, digite "ftp", "open" e o IP do server. Em seguida, ele pedirá usuário e senha.
Imagem

Mas a melhor e mais eficiente, que 99% dos usuários usam, é usando um programa de Client. Eu gosto do LeechFTP, mas tem uns que gostam do FileZilla também.

* Download LeechFTP
* Download FileZilla

III. Conectando-se

Ao abrí-lo, aperte "CTRL+B", e coloque os dados do servidor ali. Você adcioná-lo-ar aos favoritos. Para conectar no servidor, basta digitar Ctrl+b novamente e clicar 2x no servidor desejado.

Imagem
Ande com a seta à direita para poder andar com a imagem.

IV. Transferir arquivos
Para fazer um download ou upload, basta navegar nas pastas à direita para o servidor, e no meio para o seu PC. À esquerda, é a barra temporária, onde os arquivos ficam na fila para serem upados/baixados.

Imagem

Para editar um arquivo do servidor, baixe-o para seu PC, edite-o e faça o upload novamente.

V. Trivia
Pois bem, eis o tutorial básico sobre FTP. Caso tenham alguma dúvida, pode comentar ou mandar por MP.

Até o próximo

Comentário:
Vocês gostam deste estilo de tutorial, ou preferem em vídeo, mais explicativo?
Comentem também ;]

Zuca.

Última edição por zuca em 22 fev 2013 11:26, editado 1 vez no total.

Bom tópico , só não sabia na parte dos sites sobre o ftp .

Nossa acho que zuca leu a minha mente kkkk eu ia fazer um topico perguntando isso aii agorinha !! rsrs

boa zuca mais eu so vou usar la pra frente . Bom topico

mafia yakuza Escreveu:Bom tópico , só não sabia na parte dos sites sobre o ftp .
Agora tá sabendo =p

BarbaraPicoli Escreveu:Nossa acho que zuca leu a minha mente kkkk eu ia fazer um topico perguntando isso aii agorinha !! rsrs
hehe

is Peruano Escreveu:hm , mto complicadinho show :$
complicado nada.

jao zika memo Escreveu:boa zuca mais eu so vou usar la pra frente . Bom topico
valeu.

Vou fazer um tutorial de como criar um servidor FTP também, é importante.

Eu sabia pra quê servia, só não sabia como fazia.. uasDUHASHUDuhas

é eu sabia quando eu era supremo 4fun3 da Tormentgames

ótimo tpc manolo, prefiro tutoriais desse jeito, escrito e com fotos, mais simples, ao menos pra mim :D

LOOL MUITA COISA VEI

Leech FTP é ruizão .-.
mas ótimo tópico
:3