•  
     

Tutorial

PASSO 1 - Selecionando e removendo o fundo da imagem.

Sempre falo em meus tutoriais que a alma do negócio (estou falando de Photoshop é claro) é a seleção. Assim como um bom trabalho de edição de imagem já começa com uma fotografia bem tirada, uma boa seleção influi muito positivamente no resultado final dos seus trabalhos. Portanto mesmo sendo um tanto quanto chato ficar selecionando elementos no Photoshop, capriche neste passo, ok?

Nesta imagem utilizarei a Pen Tool (tecla P) para fazer a seleção. A seleção com esta ferramenta é muito simples. Escolha um ponto para iniciar e dê um clique . Note que aparecerá um quadradinho preto no ponto clicado(Figura 1A). Escolha uma distância não muito próxima e também não tão distante o primeiro ponto e clique novamente mas dessa vez não solte o botão do mouse. Movimente o mouse para os lados e note que o Photoshop utilizará o primeiro ponto como eixo e moverá a seleção criando curvas de acordo com a distância e ângulo que você movimentar o mouse (Figura 1B). Repita o processo até ter contornado totalmente a figura.
Imagem

DICA 1: Perceba que quando você adiciona novos pontos a linha de seleção, aparece uma haste que indica a direção que a próxima curva será criada (Figura 1C). Muitas vezes esta haste não condiz com a direção que precisamos para criar a próxima curva. Quando isso acontece, você pode "zerar" o ângulo da próxima curva, clicando no último ponto criado com a tecla ALT pressionada.
Imagem

DICA 2: Caso coloque um ponto em local errado, o que pode facilmente ocorrer quando se clica sem querer durante uma seleção, você pode utilizar a tecla BACKSPACE para deletar os últimos pontos da seleção.

DICA 3: As vezes precisamos selecionar alguns detalhes na imagem. É uma boa idéia nestes casos utilizar o zoom durante uma seleção. Utilize as teclas de atalho: Zoom In > CTRL + ESPAÇO + CLIQUE ou Zoom Out > CTRL + ALT + ESPAÇO + CLIQUE.

DICA 4: Para você iniciante, algumas palavras de incentivo: "Relaxe!". Com tempo e treino você acaba aprendendo mais sobre a ferramenta e posicionando melhor os pontos de seleção conseguindo seleções melhores com menos pontos.

Em algumas imagens, como a que estamos utilizando neste tutorial, mesmo após a conclusão de todo o contorno, ainda há a necessidade de selecionarmos algumas partes extras como mostra a Figura 1D. Não se assuste o processo é o mesmo do que acabamos de fazer.

Imagem
Apenas quando toda a imagem estiver contornada (Figura 1E) é que faremos a seleção propriamente dita. Na verdade usamos a Pen Tool por que ela permite um controle melhor das curvas do que a Marquee Tool.
Imagem

Para criar a seleção,
selecione a Path Selection Tool ou tecle A (ferramenta representada por uma seta preta na janela de ferramentas), e com o mouse sobre a imagem clique com o botão direito e escolha a opção Make Selection…. (Figura 1F). Aparecerá a janela da Figura 1G. Nesta janela é interessante conhecer a opção Feather Radius, que é a quantidade em pixels que o software irá suavizar das bordas da imagem. Nestehttp://www.designinabox.nu/wp-cont ... _fig07.jpg caso utilize 1 como valor. Ao clicar OK você notará que ao redor da imagem aparecerá uma linha tracejada que se movimenta (Figura 1H) . Parabéns, sua seleção está completa.

Imagem
Imagem
Imagem


PASSO 2 - Criando uma máscara para remover o fundo.


Com a seleção criada vá a janela Layers. Por padrão sempre que você cria um novo documento a janela de fundo sempre fica travada (Figura 2A). Destrave-a dando dois cliques sobre o Layer da imagem selecionada. O Layer da imagem ficará como a imagem do lado direito da Figura 2A.

Imagem
Feito isso ainda na janela Layers, clique no botão Add Vector Mask na parte inferior da janela (Figura 2B). Pronto, sua imagem está pronta para começarmos s nos divertir a valer.

Imagem

PASSO 3 - Transformando a imagem colorida em preto e branco.
A maneira mais fácil de eliminar as cores de uma imagem no Photoshop, deixando apenas em tons de cinza é ir em Image > Adjustments > Desaturate. A imagem deve aparecer em tons de cinza. Se olhar bem a imagem do cartaz, verá que na verdade temos apenas um pouco de cinza no rosto, sendo que as demais partes são apenas preto e branco. A melhor maneira de trabalhar com Luz, Sombra e Meio Tom é através da opção Images > Adjustments > Levels. Na janela Levels (Figura 3A) note que vemos um gráfico e abaixo dele três setas, uma preta que controla as sombras, uma cinza que controla o que é meio tom e uma branca que controla a luz. Na imagem do tutorial utilizei as configurações da Figura 3A. Você deve configurar a sua imagem de maneira que elimine o maior número de cinzas valorizando os pretos e brancos.

Imagem

PASSO 4 - Criando o fundo da imagem.

A imagem que escolhi para este tutorial além de ser ruim por estar toda serrilhada (peço desculpas a quem estiver lendo), não está na disposição horizontal como o cartaz. Se sua imagem também está no sentido horizontal vamos ampliar o tamanho na área de trabalho (Canvas Size) indo na opção Image > Canvas Size… ou teclando ALT + CTRL + C (Figura 4A). Preencha com valores de modo que o Width fique maior do que Height. O resultado final deve ser parecido com a Figura 4B.
Imagem
Imagem

Crie um novo Layer abaixo do layer da imagem. Renomeie para FUNDO e utilizando a Rectangular Marquee Tool ou teclando M, faça uma seleção que vá da borda esquerda até a metade da imagem como mostra a Figura 4C. Certificando que a cor de Foreground é preto e a de Background é branco, preencha a seleção recém criada de preto, teclando ALT + BACKSPACE (Figura 4D) . Vá em Select > Inverse ou digite SHIFT + CTRL + I para inverter a seleção. Pressione CTRL + BACKSPACE para preencher de branco resultando na Figura 4E.

DICA: Você pode utilizar os atalhos ALT + BACKSPACE para preencher uma área selecionada com a cor de Foreground e CTRL + BACKSPACE para preencher uma área com a cor de Background. Foreground e Background Color são as cores que aparecem na parte inferior da janela de ferramentas. Figura T.
Imagem
Imagem

PASSO 5 - Finalizando a imagem.

As vezes é necessário modificar algumas partes da imagem para ter um trabalho mais bem elaborado. Para não interferir na imagem final e tornar fácil edições futuras, crie um novo Layer acima dos demais e com a Brush Tool (tecla B) pinte algumas sobras em branco de preto. Você também pode ampliar as áreas brancas que achar necessário (Figura 5A). Utilizei um pincel (Brush) com 15 pixels e Hardness igual a 0 (Figura 5B).
Imagem

Imagem

Entao esta promto escreva o que quiser na imagen


Grato pela atençao